O que é Smart TV e como escolher o melhor modelo?

o que é smart tv

Muita gente se pergunta o que é uma Smart TV, e a resposta é bem simples: trata-se das televisões que são integradas à internet, permitindo a navegação online, a busca por conteúdo digital e a utilização dos recentes aplicativos. Nesse sentido, a TV smart oferece um leque muito maior de ferramentas ao usuário, assim como potencializa aquilo que pode ser desfrutado nesse aparelho.

O conceito de smart, do inglês, guardaria relação com um dispositivo inteligente. Nessa onda, já vimos outros aparelhos que ganham conexão à web, tais quais o indispensável smartphone, o smart watch (relógio inteligente), além da recente popularização da Internet das Coisas. Essa utopia que cada vez mais se concretiza como uma realidade já alcança lâmpadas, geladeiras, assistentes virtuais e até carros, agora autônomos.

Quando o assunto são as televisões, o conceito geral encontra diferenças entre as opções disponíveis ao mercado. É possível conectar uma TV à internet via cabo, de forma nativa via Wi-Fi, ou via aparelhos que atuam com receptores periféricos especializados para captar o sinal de rede, chamados de Wi-Fi Ready.

Há, inclusive, uma forma de converter televisores comuns em smart TVs. O Google Chromecast, nesse caso, pode ser tido como a melhor referência do gênero. Com ele é preciso usar outro aparelho, como um smartphone ou um tablet, para transmitir o sinal para a TV. Algumas opções, porém, contam com sistema operacional e memória de armazenamento para a instalação das aplicações no próprio conversor.

Se você quer entender um pouco mais sobre esse aparelho e, de quebra, saber como escolher a melhor opção para sua casa, vai descobrir tudo neste post.

Leia também: A Inteligência Artificial está mudando o mercado de trabalho

CONFIRA OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é Smart TV

Conforme já antecipamos, a resposta para o que é uma Smart TV é bem simples: a possibilidade de a sua televisão se conectar à internet. Isso pode ser feito de diversas maneiras, tanto por uma porta de conexão nativa, aquela que já vem disponibilizada no aparelho de fábrica, quanto por periféricos. Nesse caso, há receptores que acompanham os próprios televisores ou soluções de terceiros, que fornecem a navegação em um sistema operacional externo.

A grande vantagem das Smart TVs no mundo moderno é, sem dúvida, o acesso a plataformas de conteúdo audiovisual que se tornaram parte da nossa rotina. Netflix, Amazon Prime, Globoplay e YouTube são apenas alguns exemplos. Via de regra, a maior parte dos aplicativos disponíveis nas lojas de apps poderá ser utilizada no televisor.

Entre assistir a um filme na tela do celular, do computador, do tablet ou na TV da sua sala, qual seria a melhor opção? Ninguém titubearia nessa resposta, sim? Isso pois os televisores modernos mudaram de patamar na última década. Assim, o tamanho, que já passa das 50 polegadas com facilidade, somado à qualidade da imagem, que já alcançou o 8K, faz com que a resposta seja bastante objetiva.

Um plus dessa configuração ainda seria a qualidade do áudio. Em casa, é comum termos aparelhos tais qual o home theater. Nesse, o som de cinema é promessa em alguns casos, e os melhores aparelhos promovem experiências bem interessantes.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

As Smart TVs são diferentes

Ainda que o conceito geral seja o de TV com conexão à internet, nos seus pormenores as Smart TVs são diferentes. Primeiro porque existem diferenças na forma como o usuário pode acessar aplicações. Como o “inteligente” dos aparelhos é a possibilidade de, pelo menos atualmente, ter apps à disposição, é preciso notar que esse acesso pode ter oscilações.

Algumas fabricantes disponibilizam aplicativos instalados de fábrica, e nesse sentido os de streaming de vídeo são os principais. Outras, permitem o acesso a uma loja, tal qual a Apple Store ou a Play Store, porém de maneira limitada, uma vez que a própria loja determina compatibilidades.

Em casos mais gerais, existe uma loja de aplicativos a partir do sistema operacional Android, o que garante um leque maior de opções.

Quando o Android está em jogo, e essa deve ser a melhor opção em termos de software, é possível encontrar opções com as melhores marcas do mercado. Samsung, LG, Sony, Philips, TCL, todas elas têm excelentes modelos com esse sistema.

Como escolher uma Smart TV

Escolher uma Smart TV pode não ser uma tarefa simples, mas não deve impor muitas dificuldades para quem está pensando em adquirir uma nova. Via de regra, atualmente a forma de conexão já se consolidou com a opção de Wi-Fi nativo (Integrado), a melhor, de fato. Ou seja, as melhores opções do mercado se ligam à internet assim como seu smartphone ou notebook: encontrando o wireless e acessando-o por meio de credenciais, rede e senha.

Porém, pode ser que você esteja pensando em economizar adquirindo modelos mais antigos ou, inclusive, usados. Nesse caso, é bom você ponderar sobre suas especificações.

Formas de conexão

  1. Rede LAN
    Nesse caso, o televisor conta com uma porta para cabo de rede e precisa de uma ligação direta com o modem. É mais ou menos o mesmo funcionamento para computadores desktop se vincularem à internet.
  2. Wi-Fi Ready 
    Nesse caso, o usuário vai utilizar uma porta USB para um receptor de sinal wireless. Ou seja, é preciso ter em mente que é preciso ter um periférico plugado ao aparelho para essa recepção. Na maioria delas, ele vem junto, mas pode ser o caso de ele precisar ser adquirido ou trocado de vez em quando.
  3. Wi-Fi Integrado 
    No caso do Wi-Fi integrado é como se a televisão fosse um smartphone. Ela encontrará o sinal da rede e dependerá, exclusivamente, da seleção dessa rede e da inserção da sua senha. Não há antenas nem cabos de rede nesse caso, e por isso trata-se da opção mais recente e moderna.

Assumindo que você queira adquirir o que há de melhor no mercado, então a opção certeira é procurar por modelos com Wi-Fi integrado. Além de facilitar a vida do usuário, essas Smart TVs são minimalistas em aspectos físicos.

Qualidade da imagem

Além de entender o que seja uma Smart TV, é preciso considerar que a qualidade da imagem também é outro aspecto importante nesses aparelhos. Por isso, vamos fazer um compilado sobre quais as principais tecnologias disponíveis atualmente.

Porém, antes, vamos fazer uma ressalva: a tecnologia da tela é que diz respeito a LED, 3D, 4K ou 8K, enquanto o caráter de smart se relaciona com sua conectividade. Por isso, nada há de relação entre os termos.

As TVs LED são aquelas que contam com lâmpadas de LED na sua iluminação. Essa tecnologia é uma evolução em relação ao LCD, permitindo que os aparelhos sejam mais finos, além de ter maior brilho e mais contraste.

As TVs 4K são conhecidas por sua definição Ultra HD (UHD), com quatro vezes mais resolução do que o Full HD. Em resumo, são 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9. Há ainda as telas com 8K, mas elas são ainda uma realidade para poucos.

Atualmente, vêm chegando ao mercado aparelhos que contam com a iluminação dos pixels individualmente. Numa tradução literal, quando esses milhões de pontos iluminados atuam sem nenhuma correlação com seus pares, o resultado é impressionante, aumentando ainda mais a resolução e a definição da imagem projetada na tela.

Entre outras tecnologias que vêm surgindo no mercado, também chamam a atenção aquelas que tornam sua televisão em 3D, as que permitem que a tela da TV seja curva, e o adicional de haver controle do aparelho por gestos, o que é bem legal.

Ah, e claro, você pode até não ter uma TV Smart, mas pode transformar a sua em uma. Basta escolher o aparelho ideal.

Leia mais: Internet móvel ilimitada? Entenda e descubra como ter!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.