Pular para o conteúdo

O que é Paypal? Saiba tudo sobre a plataforma aqui!

  • por
o que é paypal

Para entender o que é PayPal, basta imaginar o cenário atual de compra e venda online. Em outras palavras, fazer compras pela internet é uma grande facilidade para os consumidores por trazer conforto e comodidade. E essa plataforma foi feita justamente para ajudar nessa hora e trazer mais segurança.

Realizar pesquisas e poder optar pelo melhor preço é uma das grandes vantagens das compras online. Em contrapartida, a insegurança na hora de efetivar o pagamento é muito comum, já que muitos usuários têm medo de fornecer dados ou até de não receber o produto comprado.

Assim surgiu o serviço de pagamento online conhecido como PayPal, que facilitou e trouxe diversos benefícios na hora de garantir uma compra digital mais segura. 

O PayPal trouxe uma forma prática para estabelecer uma relação segura entre pessoas e empresas na hora de movimentar dinheiro em suas compras e vendas na rede. 

Por funcionar como uma carteira digital, a plataforma de pagamentos armazena os dados dos cartões de crédito dos usuários, além de poder ser integrada à conta bancária para pagamentos via débito automático (quanto a instituição financeira é conveniada ao sistema).

Leia também: Como fazer recarga com cartão de débito? Entenda aqui!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Praticidade ao utilizar o PayPal

Criado nos Estados Unidos, o Paypal é utilizado por mais de 123 milhões de pessoas em mais de 190 países. No Brasil, o meio de pagamento já é aceito em mais de 60 mil lojas espalhadas. É um sistema pioneiro em pagamentos online e permite que esses sejam efetivados pelos usuários utilizando computadores e aplicativos em celulares e tablets. 

Aos usuários que decidem pagar pela opção débito direto da conta bancária na hora do pagamento é só informar e-mail e senha do sistema do PayPal. A efetivação da compra é feita com poucos cliques e toques. Não é preciso a utilização de cartões, códigos de token ou digitação de senha.

Além de facilitar o pagamento, o sistema mantém os dados do comprador em sigilo, sem fornecer dados bancários ou número do cartão para os vendedores. 

Em resumo, para entender o que é PayPal reunimos aqui as funcionalidades, vantagens e passo a passo para utilizar o serviço. 

Como funciona o PayPal

Para utilizar o PayPal, o usuário criará uma conta como pessoa física para comprar, ou se quiser é possível cadastrar-se como pessoa jurídica para fazer vendas utilizando o mesmo sistema para cobrança dos seus produtos.

A criação da conta é gratuita e pode ser feita pelo site ou aplicativo. O usuário precisa completar os dados de e-mail, endereço, nome completo, país de origem, número de celular, dados de uma conta bancária e cartões com bandeira Master ou Visa. Para fazer compras em sites brasileiros é possível cadastrar uma conta bancária do HSBC, Itaú, Santander e Citibank e realizar pagamento em débito em conta.

Uma informação relevante é que em qualquer transação realizada por meio do sistema os dados preenchidos não são compartilhados com a empresa ou vendedor, blindando assim a segurança do comprador.

Dessa forma, somente o usuário pode acessar as próprias informações como os números do cartão de crédito e a conta bancária.

Lembrando que para compras realizadas em sites brasileiros, a utilização do sistema é sempre gratuita. Já para compras efetivadas em sites do exterior, pode haver cobrança de taxas sobre conversão de moeda ou impostos.

O PayPal oferece opções de parcelamento de duas até 12 vezes e o percentual de juros para estas compras parceladas varia de 5.5% a 13,5% para o comprador.

Leia também: Crédito especial: entenda como funciona

Acesse o PayPal em diferentes devices

O usuário pode acessar o serviço pelo PayPal Mobile. Dessa forma, envia e recebe pagamentos utilizando o celular ou tablet em lojas físicas.

Caso seja sua preferência, o sistema está disponível também como aplicativo para Android e iOS. Assim, o usuário realiza a consulta de lojas e restaurantes que aceitam pagamentos realizados através do sistema.

Ao baixar o aplicativo, é possível cadastrar e editar dados de vários cartões de crédito e contas bancárias para fazer as transferências.

Principais funcionalidades

O sistema de pagamento tem como principais funcionalidades:

  • Comprar usando o cartão de crédito: O aplicativo aceita cartões de bandeira Master ou Visa, nacionais ou internacionais, e os dados do usuário são guardados de maneira segura, sem que o número do cartão de crédito seja mostrado para os sites, vendedores e lojas.  Dessa forma, poderá realizar compras sem medo nos meios digitais.
  • Efetuar pagamentos com débito em conta bancária: O usuário que quer efetuar compras no débito e tiver saldo na conta do PayPal deverá primeiro optar por utilizar este saldo. Depois que fizer essa utilização ou se o valor não for suficiente para efetivar o pagamento poderá  cobrir o restante dos pagamentos selecionando uma outra opção de débito. Não há cobrança de nenhuma taxa para sites brasileiros. Para transações no exterior, porém, podem ser cobradas tarifas e impostos
  • Pagamentos em lojas físicas através do aplicativo PayPal Mobile: O usuário pode enviar e receber pagamentos utilizando o celular ou tablet em lojas físicas.
  • Possibilidade de descontos em lojas parceiras: existe um sistema de cupons e descontos para beneficiar usuários. É só acompanhar para aproveitar!

Onde está o PayPal no Brasil?

O serviço de pagamento já está disponível em mais de mil restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. São mais de 60 mil lojas que trabalham com o sistema de vendas do PayPal. 

Existem também os pequenos empreendedores que fazem uso do sistema para levar maior segurança ao usuário na hora de fechar a compra e garantir uma experiência mais positiva.

Benefícios ao utilizar o PayPal

Os compradores e vendedores que decidem utilizar o sistema de pagamento contam com diversos benefícios:

  • Segurança na hora de pagar as compras online, evitando que o usuário precise informar o número do cartão de crédito aos vendedores;
  • A possibilidade de fazer pagamentos diretamente da conta bancária sem utilização de senha, sem precisar  informar os dados bancários;
  • A disponibilidade de serviço de proteção antifraude gratuito, acesso os descontos e promoções para quem usa o aplicativo PayPal Mobile no celular e tablet;
  • Ter a comodidade de fazer suas compras sem sair de casa.
  • Além de tudo isso, o sistema ainda garante reembolso em caso de imprevistos!

Leia também: Chave PIX: saiba como cadastrar e aproveitar a novidade

Fugir de filas e agilizar o pagamento

Ao acessar o sistema e ir até a seção “Shop”, o usuário tem acesso à lista de lojas mais próximas. É possível saber a distância entre o consumidor e a loja, além do endereço completo.

Esse serviço ajuda o comprador a fugir de filas em restaurantes, já que dá a possibilidade de fazer check-in, escolher o pedido e pagar, o que otimiza bastante a rotina.

Cupons e promoções

O usuário pode acessar cupons e promoções direto no aplicativo. Eles ficam aparentes na conta, e assim, podem ser aplicadas em compras realizadas em lojas físicas. 

Segurança e reembolso 

Como deixado bem claro, o sistema do PayPal não fornece os dados bancários de seus usuários, essas informações não tem permissão para serem compartilhadas com ninguém, nem na plataforma, nem com os vendedores. Ou seja, fique tranquilo pois o número de cartão de crédito cadastrado permanece seguro.

O PayPal conta com o Programa de Proteção ao Comprador, que surgiu para encontrar soluções em caso de alguma compra não autorizada feita na conta do usuário, ou produtos comprados que não foram entregues no endereço do comprador. Dessa forma, o PayPal garante a devolução do dinheiro, e o cliente tem o prazo de 180 dias após a transação para acessá-lo.

O sistema faz o monitoramento de todos os pedidos de compras afim de evitar compras não autorizadas. A resposta costuma ser rápida, em até três segundos. Acima de tudo, esse serviço foi criado para avaliar as possibilidades de risco, e é gratuito para o comprador online. 

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

Entendeu o que é Paypal?

Se você tinha dúvida sobre o que é PayPal, esse post foi um grande compilado para detalhar e fornecer informações preciosas sobre o serviço.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *