O que é Direct? Entenda essa e outras funções do Instagram!

o que é direct

As funções básicas do Instagram são: seguir, curtir, comentar e compartilhar. Que na verdade dependem diretamente das ações do usuário dentro da rede social. Nesse sentido, uma função bastante utilizada agora é o Direct, que será o assunto principal desse post, entre outras ferramentas bacanas dessa rede social.

Na prática, quando um usuário segue outros perfis terá acesso às fotos e vídeos, além de poder interagir com o conteúdo daquela pessoa. 

Como função básica existe também o botão de compartilhamento que fica abaixo das publicações do feed, que possibilita enviar o conteúdo para seus amigos dentro da rede, via Direct! 

Quer saber todas as informações sobre o Direct e de outras funções clássicas do Insta? Siga a leitura desse post!

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Mas, afinal, o que é Direct? 

O Instagram Direct é uma ferramenta de envio e recebimento de mensagens instantâneas para diálogo entre pessoas, em que o usuário pode compartilhar:

  • Textos
  • Links
  • Fotos
  • Vídeos

Tudo isso de maneira privada com grupos ou amigos de forma individual na rede social.

Essa função já é antiga, chegou em 2013 no app, e a cada dia ganha mais recursos para ganhar espaço dos concorrentes (WhatsApp e Telegram). Atualmente é possível esconder o status de online no Instagram e enviar Stories como mensagem.

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O ícone de Direct fica posicionado no canto superior direito da tela do app e é a forma de interação mais privada de contato entre duas pessoas. Essa função permite que apenas o emissor e o receptor da mensagem tenham acesso às informações trocadas ali.

É possível criar grupos de conversa para que todos os integrantes possam visualizar as informações enviadas.

Conhecida também como “inbox”, é uma forma fácil de conversar com amigos e familiares. Permite grande praticidade aos usuários, já que está vinculado à própria rede na qual usuários consomem informação a todo momento, sem precisar sair do aplicativo para trocar mensagens.

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Usuários buscam resoluções pelo Direct

As ferramentas de comunicação que fornecem informações de forma específica e ágil aos usuários ganham força, já que a cada dia a busca por resoluções aumenta. O próprio direct serve como transmissor de informações personalizadas e pensadas em casa usuário, por exemplo.

No mesmo app em que visualizam as publicações, vídeos e conteúdos de suas marcas favoritas, tem a possibilidade de interagir com seus amigos e publicar as próprias imagens, além de terem a possibilidade de sanar as dúvidas sem precisar buscar em sites externos ou links fora dali.

Outras funções além do Direct

Além do Direct, há outras funções que você deve conhecer no Instagram. Confira:

Reels: vídeos criativos de até 15 segundos

O Reels é uma funcionalidade criada para facilitar a vida dos criadores de conteúdos, sejam leigos ou profissionais. O consumo de vídeos é um sucesso entre crianças, adolescentes e adultos, além de gerar um grande engajamento nas postagens.

Todas as principais redes sociais estão envolvidas nessa movimentação e o Instagram Reels está aí para possibilitar a criação e edição de vídeos criativos de até 15 segundos com diversos efeitos nessa rede.

O Reels foi uma criação importante dentro do Instagram, e surgiu para concorrer com o Tiktok, app que teve um boom de acessos e downloads durante a quarentena, ultrapassando Instagram e Facebook. Já era um fato sabido que os usuários interagiam mais com conteúdos em vídeo, mas a rede mostrou o real poder de conversão dos vídeos.

Para gravar é bem simples, o usuário só precisa de um smartphone com configurações razoáveis e uma câmera para gravar e publicar esse tipo de conteúdo.

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Stories: a interação mais rápida que você vai ver

O Instagram Stories é uma das funcionalidades mais famosas e comuns da rede social. Apesar de ter sido lançada em 2016, sempre recebe novas atualizações, o que torna o recurso sempre uma novidade.

Essa função tem o objetivo de manter o usuário preso no aplicativo, além de melhorar a interação entre os usuários. Basicamente, possibilita a publicação de fotos ou vídeos acessíveis por até 24 horas.

Depois desse tempo, o conteúdo some. Quem consumiu aquilo que foi publicado, tudo bem. Caso contrário, não verá mais a menos que o dono da publicação insira o conteúdo no item “Destaques” do perfil, em que a publicação fica disponível para ser visualizada posteriormente.

Imediatismo e velocidade de informações

Essa ideia de “velocidade” e imediatismo torna a funcionalidade ainda mais interessante e explorada, já que os usuários sentem uma “perda” por não consumir o que está ali para ser visto em tempo hábil. 

Diversos formatos, como fotos, vídeos, desenhos ou textos são publicados no Instagram Stories, são exibidos como vídeos curtos. É como uma “novela da vida real” para mostrar aos seus seguidores o que você fez durante o dia.

A história ali criada pode ficar ainda mais interessante visualmente, já que o recurso permite a edição e inclusão de efeitos especiais, que é mais uma maneira de prender a atenção de quem está ali consumindo o conteúdo.

Instagram Stories: recursos para transformar o conteúdo e o engajamento

Existem diversos recursos no Instagram Stories para que os usuários, marcas e empresas possam criar conteúdos mais interessantes. Aqui estão alguns deles:

  • Enquetes
  • Filtros
  • Gifs 
  • Stickers

Todo esse conjunto de ferramentas são poderosos aliados para aumentar as vendas e o engajamento com aquilo que está sendo mostrado. Essa ideia de mostrar a vida como ela é é útil para conectar, engajar ou causar identificação em quem está assistindo.

Para quem está ali, pode gerar sentimentos e reações de acordo com aquilo que está sendo mostrado, despertando empatia, compaixão ou até apatia.

Se uma marca quer clientes mais próximos, ou um influenciador precisa engajar mais o seu público, é preciso entender que as histórias criadas no Instagram Stories devem ser autênticas.

Dessa forma, poderá atrair as pessoas, e então conquistar a confiança e o interesse pelas soluções, produtos, serviços ou qualquer outra coisa que você tem para oferecer.

Insira uma trilha sonora nos seus Stories do Insta

Tão importantes quanto as histórias, as músicas também funcionam muito bem para conectar marcas a pessoas.

Para incluir música ao Instagram Stories, tem duas opções:

  1. Baixar um aplicativo de música em seu smartphone, em seguida, selecionar a trilha sonora que mais combina com o tema deixando tocar enquanto grava o Stories. – Essa opção pode funcionar bem com o Spotify ou Deezer, apps de música bastante utilizados em todo o mundo.
  2. Dentro da tela do próprio Storie, tem opção de incluir música na parte superior, depois de incluir o vídeo ou a foto.

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Instagram Shopping: compras personalizadas dentro do app

Ao avaliar o comportamento dos usuários, o app percebeu uma grande possibilidade dentro daquele ambiente repleto de informações: a venda direta pelo aplicativo, com produtos personalizados ou o mais próximo disso. Ao invés das pessoas precisarem sair para buscar o que viram ali e comprar, surgiu a chance de comprar ali mesmo.

O Instagram Shopping chegou às contas brasileiras em 2018 e é um recurso que permite fazer compras na rede social, com links diretos para produtos específicos. O usuário vê a foto do produto, o valor, e então pode decidir pela compra ali mesmo.

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Lojas e marcas ganharam a opção de inserir etiquetas nos produtos que aparecem em vídeos do Reels também. Dessa forma, é possível aproveitar o recurso de vídeos curtos para divulgar suas peças de forma descontraída.

Enquanto o usuário assiste ao vídeo, pode tocar em “Ver produtos” para ter acesso aos detalhes daquele item, além de poder salvar o artigo em sua Lista de Desejos ou concluir a compra. Importante lembrar que a rede social não permite a finalização do pedido direto pelo app do Instagram. Você adiciona os produtos no carrinho e pode fechar a compra direto no site da marca.

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