Pular para o conteúdo

Notebook fazendo barulho: entenda o que pode ser a causa

notebook fazendo barulho

Presentes em nosso dia a dia desde o trabalho até momentos de lazer, os notebooks ou desktops podem nos indicar de algumas formas quando não estão funcionando no seu melhor estado. Um notebook fazendo barulho, por exemplo, pode incomodar não só o usuário, como todos em sua volta.

Um computador saudável praticamente não emite sons estranhos. Mas características técnicas, acúmulo de poeira nas partes internas, temperatura ambiente alta e outros fatores podem deixar o computador barulhento.

Para manter seu computador – e a sua mente, em harmonia, preparamos essas dicas para deixá-lo mais silencioso e o melhor, gastando pouco ou nenhum dinheiro.

Leia mais: Qual é o melhor notebook para estudar? Conheça 7 modelos!

Como identificar se o barulho não está normal?

O barulho do notebook está mais alto do que o som de uma pessoa falando baixo e, com isso, gerando um incômodo, pode ser que algo não esteja certo. Coolers, fontes, disco rígido e desencaixes no gabinete são as causas mais comuns de ruídos. Fique atento!

Quais são as maiores causas do notebook estar fazendo barulho?

Cooler

A maior fonte de ruídos em computadores e notebooks estão associadas à refrigeração. Todo equipamento produz calor ao ser utilizado, o que é normal, por isso dissipadores e ventoinhas (conhecidos como coolers) são usados para resfriamento.

Em situações adversas como dias muito quentes, local com pouca ventilação ou excesso de poeira nas ventoinhas, o cooler funcionará em uma velocidade maior, produzindo mais barulho.

É fundamental deixar o computador em um local arejado e manter uma certa distância de paredes e armários. Usar o equipamento sobre o colo, mantas, ou almofadas, por exemplo, também causa superaquecimento.

Nos projetos dos gabinetes são previstas entradas e saídas de ar. Elas ajudam no funcionamento do cooler, mas também permitem a entrada de poeira, que podem se acumular e fazer o esforço do cooler aumentar.

Como limpar o cooler?

Limpar o acúmulo de poeira é essencial e também relativamente fácil. Você vai precisar de uma chave Philips, um cotonete ou algodão e um jato de ar (pode ser um secador de cabelo).

1 – Procure pelos parafusos na parte de trás do seu notebook ou no gabinete do seu PC e abra;

2 – Limpe o cooler com o cotonete ou com um algodão, com cuidado;

3 – Para tirar a poeira das placas e de outros componentes, utilize o jato de ar do secador.

Atenção! Faça esse procedimento em um ambiente arejado e de preferência em uma área externa, pois a quantidade de poeira será grande.

Leia também: Estabilizador PC: conheça essa peça fundamental do computador

Peças soltas dentro do gabinete

Aproveite que você abriu seu notebook que estava fazendo barulho e observe se:

  • Tem algum objeto impedindo o giro das hélices do cooler;
  • O cooler está íntegro, com todas as peças intactas;
  • Os cabos do cooler estão bem conectados;

Com o tempo, devido à quedas ou até mesmo à variação de temperatura, os parafusos podem ficar frouxos, tornando-se uma fonte de ruído. Com a chave de fenda, aperte todos eles. Isso pode diminuir consideravelmente o barulho.

Quais componentes devem ser trocados se o notebook continuar fazendo barulho?

Caso você já tenha feito a limpeza do cooler e o aperto dos parafusos e mesmo assim o notebook continuar fazendo barulho, talvez seja necessário (e também econômico) realizar a troca do cooler. Caso tenha experiência e segurança, você pode fazer na sua casa.

O que também podem causar ruídos são a fonte de energia e o disco rígido do seu notebook, mas nesse caso, a única opção é a substituição.

As fontes de energia também possuem ventoinhas, e talvez você precise de uma com maior potência que aguente uma maior demanda de energia sem aquecer demais, como no caso dos PC Gamers.

Os discos rígidos apresentam um barulho quando estão no final da sua vida útil. Quando fizer a troca, não se esqueça de fazer um backup dos seus arquivos.

Vale lembrar que placas de vídeo e discos rígidos dos computadores de alto desempenho também possuem sistema de ventilação, por isso, podem apresentar os mesmo barulhos e soluções mencionados acima.

Leia também: Notebook ou tablet: qual a melhor opção para trabalhar?

E se o barulho for um apito?

Isso é sinal de problema! Cada marca e modelo tem uma configuração de apito diferente, mas ele é ativado quando o sistema encontrar falhas no hardware.

Um apito continuo, dois curtos, três, enfim, cada código de “bipe” muda de acordo com o fabricante da placa-mãe, por isso você precisa entrar no site da empresa e localizar a tabela com os códigos e sua explicação. Algumas marcas ainda oferecem a solução para o problema, te ajudando a resolver.

Por outro lado, procure auxílio especializado sempre que a localização e solução do problema estiver muito difícil.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *