Pular para o conteúdo

NET internet popular: entenda os planos e veja como funciona!

net internet popular

Para muitas pessoas, não ter acesso à internet parece ser uma situação muito distante. No entanto são milhões de pessoas que não tem condições de ter acesso à rede, seja pela situação financeira ou por conta da região remota em que vivem. Para isso foram criadas alternativas como a NET internet popular.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC), de 2018, divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. Em outras palavras, cerca de 46 milhões de brasileiros não acessam à rede mundial de computadores.

E para resolver essa questão de acesso, o governo federal viabilizou um projeto para disponibilizar internet a um custo mais acessível pensado principalmente nas pessoas de baixa renda. É uma iniciativa em parceria com operadoras que oferecem o serviço no país, como a NET/Claro.

Quer saber mais sobre a NET internet popular? Acompanhe!

Leia também: NET fibra: saiba como funciona a internet nessa tecnologia

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que são os planos de internet popular

A internet popular ou banda larga popular é um plano de internet alternativo mais barato que os planos convencionais.

Como mencionamos, foi viabilizado pelo governo federal, mas não é uma conexão pública e nem gratuita. Ela deve ser contratada por operadoras que aderiram ao PNBL – Plano Nacional de Banda Larga. Esse plano foi proposto no ano de 2010 e implementado em 2011.

Essa iniciativa tinha como objetivo oferecer a banda larga à população. Sendo assim, foi feito um acordo com as operadoras para que elas desenvolvessem um plano básico que atendesse a essa população que não tinha acesso à rede. Em troca elas receberiam benefícios no pagamento de impostos.

Dessa forma, os planos de internet popular oferecem velocidade teoricamente suficiente para suprir as necessidades básicas de navegação. Essas podem ser traduzidas como olhar os e-mails e redes sociais, por exemplo.

Como funciona?

Para contratar um plano de internet popular, é necessário entrar em contato diretamente com a operadora que comercializa esse tipo de plano. Não são todas que oferecem esse serviço.

Além disso, você também vai precisar adquirir um roteador para poder ter acesso ao serviço de WiFi no seu notebook ou smartphone.

Normalmente são planos de internet com velocidade de 2 MB. Dessa forma, você consegue ter acesso em apenas um dispositivo e somente serviços básicos, como checar um e-mail, redes sociais ou sites de notícias, como mencionamos.

Ainda assim, os planos também contam com franquia de consumo, reduzindo ainda mais a velocidade quando o usuário atinge o limite do plano. Dessa forma, quando a franquia termina, o usuário precisa pagar um valor a mais para continuar utilizando os serviços.

Leia também: Como está a situação da internet rural no Brasil em 2020

Para quem servem os planos de internet popular

Por mais que os planos sejam teoricamente destinados às pessoas de baixa renda, você não precisa comprovar quanto ganha para contratar um plano de internet popular. Isso porque a ideia é somente oferecer oportunidade de acesso para quem não tem condições de arcar com um valor mensal alto para seu orçamento.

Dessa forma, não há pré-requisitos para a contratação de um plano de internet popular. Só é importante saber que são serviços realmente básicos. Então se você procura internet de alta velocidade pois precisa de desempenho para ver vídeos online ou serviços de streaming precisará contratar um plano comum da operadora.

No entanto, não são todas as regiões do Brasil que contam com esse tipo de serviço. Isso porque que existem dificuldades técnicas, geográficas e de distribuição de sinal. Dessa forma, é preciso consultar a área de cobertura da operadora.

Apenas por conta dessa questão que os contratos estão sujeitos à disponibilidade. Sendo assim, se na sua região não tem esse tipo de serviço, o ideal é entrar em contato com as operadoras para verificar os planos mais baratos, já que pode ser que algum outro plano que não seja o da internet popular, caiba no seu orçamento.

NET Internet Popular: conheça agora

Assim como nas demais operadoras que oferecem o serviços, a NET internet popular faz parte do PNBL. Dessa forma, a NET oferece essa opção de internet mais barata para que se torne acessível para pessoas e regiões mais carentes.

Para fechar essa parceria com o governo, a NET, assim como as demais, contou com incentivos fiscais.

O plano NET internet popular tem as seguintes características:

  • 1, 1,5 ou 2 Mega de internet para usar como quiser;
  • A partir de R$ 39,90 por mês, com contrato de fidelidade de 12 meses.

Não existem muitas informações adicionais sobre esse tipo de plano, dessa forma, se você tem interesse sobre esse pacote, o ideal é conversar diretamente com um atendente da operadora.

Se você deseja entrar em contato com NET, você pode ligar para o 1052, se for para falar de internet móvel, 10621, se quiser falar sobre internet residencial ou 0800 723 6626 se quiser falar sobre combos.

Ou ainda você pode ir até um ponto de venda mais próximo para falar diretamente com um vendedor. No site da NET você encontra o endereço de alguma loja perto de você.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Veja como consultar a 2ª via da sua conta Net/Claro no Compara Plano

O Plano Nacional de Banda Larga ainda existe?

Não. O PNBL foi encerrado no final de 2016, já que nessa data foi finalizada a vigência dos termos de compromissos assinados com as operadoras. Eram 53.900 mil municípios atendidos no varejo e 4.161 no atacado.

No entanto, assim como a NET internet popular, as operadores ainda oferecem ofertas, muitas restritas ao eixo Rio de Janeiro e São Paulo. 

Porém, esses estados são os que tem maior acesso e infraestrutura fixa, fazendo com que a real necessidade de internet popular brasileira não seja atendida. 

Inclusive, quando havia atendimento, os estados que mais eram beneficiados eram Minas Gerais, com 853 cidades atendidas, São Paulo, com 645 cidades e Rio Grande do Sul com 497 cidades que tinham acesso ao serviço.

Enquanto que na região norte, por exemplo, o estado do Pará era o que mais tinha cidades sendo atendidas pelo PNBL, com 100. Já Roraima contava com apenas 15 cidades com acesso ao plano.

Além disso, não há nenhuma previsão oficial de outro plano que venha substituir o PNBL, por mais que vários já tenham sido criados em diversos governos no passado.

Leia também: Comparador de planos de internet: ganhe tempo e dinheiro

PNBL Escolas

O que ainda existe é um PNBL nas Escolas. Ele foi lançado no ano de 2008 pelo governo federal e decretava que as operadoras de telefonia fixa eram obrigadas a fornecer acesso à internet nas instituições de escola pública. Esse plano tinha previsão de ir até o ano de 2025.

Agora, o plano passou a se chamar Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) e em julho de 2020, das 69.836 escolas urbanas do Brasil, 65.281 estavam sendo atendidas, sendo que 72,12% delas tinham velocidade entre 2 e 5 Mbps.

Em relação às escolas rurais, também há um programa do governo chamado Conectividade às Escolas Rurais. Ele prevê atendimento em escolas que estejam até 30km de distância da sede do município. Esse programa te previsão de durar até 2027.

Em junho de 2020, das 25.010 instituições atendidas, 10.346 estavam com conexão via satélite com velocidade máxima de 1 Mbps.

A NET internet popular serve para você?

Se você achou a NET internet popular interessante pois cabe no seu bolso, é importante analisar bem as suas necessidades. Isso porque os planos disponibilizam um serviço de internet bem básico, sendo que a própria operadora NET/Claro oferece diversos outros planos que podem caber no seu orçamento. Confira aqui as opções.

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *