Dicas para montar seu PC Gamer: como escolher equipamentos ideais

Com a grande quantidade de equipamentos, marcas e empresas que trabalham com peças para montar um PC Gamer, pode ser um pouco difícil escolher os dispositivos e configurações ideais, e com valores que sejam acessíveis aos entusiastas de games. Por isso, alguns sites especializados possuem ferramentas para organizar, escolher e adquirir as peças com melhor custo-benefício.

A busca crescente por um PC Gamer está totalmente vinculada ao crescimento de jogos avançados, que exigem muita capacidade das máquinas. De fato, a pergunta “Roda Crysis?” talvez seja uma das dúvidas mais comuns no lançamento de qualquer hardware para um computador. O jogo que se tornou famoso pelos altos requisitos necessários de sistema para rodar em qualidade máxima, continua desafiando os processadores mais recentes. O mesmo vale para outros games do mercado.

São impasses desse tipo que o público gamer passa ao determinar qual o melhor computador para suas necessidades. Isso porque os jogos mais avançados costumam pedir um nível processamento elevado. Por isso os computadores normais nem sempre satisfazem essas necessidades, sendo o PC Gamer específico para isso. 

Mas, antes de falar sobre como montar seu PC Gamer, vamos falar sobre o que são as peças que você irá comprar:

1. Conheça as peças de hardware:

É importante que você tenha uma pequena noção sobre o que é cada peça e o que ela faz dentro do seu computador para que possa medir quais são suas necessidades computacionais:

  • Placa-mãe

    A placa mãe é uma placa de circuito impresso responsável pela comunicação entre todas as demais peças do seu PC Gamer. É nela em que estarão as entradas USB, USB-C, HDMI e qualquer outra entrada que seu computador tenha.

  • Processador

    O processador é o cérebro do seu computador. É nele que serão realizadas as operações matemáticas e lógicas necessárias para tudo que você fizer em seu PC Gamer. A velocidade do processador pode ser vista na quantidade de núcleos (cores, em inglês) que ele tiver e na sua frequência.

  • Memória RAM

    O termo RAM vem do inglês, Random Access Memory, ou seja, Memória de Acesso Aleatório. Isso porque ela possibilita que você acesse um campo de memória que esteja no fim dela sem ter que passar por todos os demais. Essa é uma memória de leitura e escrita muito mais rápida que a usada para o armazenamento, sendo carregados nela os programas básicos operacionais.

  • Armazenamento

    Ao falarmos de armazenamento temos duas grandes opções que devem ser levadas em conta: o HDD e o SSD. O HDD (Hard Disk Drive) é, por enquanto, o mais comum em termos de armazenamento pelo fato de ser mais barato e por conseguir armazenar mais em menos espaço. O SSD (Solid State Drive), por sua vez, vem chegando ao mercado com cada vez mais força, uma vez que apresenta velocidades e resistência a queda muito melhores que o HDD.

  • Placa de vídeo

    Esse talvez seja o maior diferencial entre um PC Gamer e um computador pessoal padrão. A placa de vídeo auxilia o processador a fazer os cálculos necessários para exibir em seu monitor. Jogos como Battlefield usam muitas contas matemáticas para ficarem mais realistas, fazendo operações para calcular até sobre a luz que deve estar sobre um certo objeto de acordo com sua fonte. Por isso, para esses jogos uma placa de vídeo de qualidade é absolutamente essencial para o seu PC Gamer.

  • Monitor

    Não é necessário explicar o que é um monitor, mas é interessante notar que ele pode fazer uma grande diferença no seu gameplay. Isso porque existem monitores com características avançadas para o seu PC Gamer. Os mais interessantes variam entre o tamanho da tela, a qualidade das cores e a resolução que podem dar uma imersão a mais em seu jogo.

  • Cooler

    O cooler é o sistema de refrigeração das peças internas do seu PC Gamer. Quanto mais um game força os requisitos do seu computador, mais ele esquenta. Portanto, para garantir que não ocorra nenhum acidente e também para aumentar a vida útil do seu computador, um sistema de cooler é essencial.

    Existem diferentes tipos de refrigeração para seu computador, desde o clássico ventiladorzinho até os sistemas com água.

  • Outros

    Caixas de som, fontes de energia elétrica e o próprio gabinete que irá em torno de todas essas peças, deverão ser levados em conta ao montar de forma mais personalizada o seu PC Gamer. Portanto, não se esqueça deles.

    Concluindo, os periféricos de um computador também podem ser melhorados na hora de se montar um bom PC Gamer. Teclados e mouses para esse nicho já são abundantes e são encontrados com facilidade em qualquer loja de eletrônicos. Entre seus principais diferenciais temos a sensibilidade ao toque deles e a maior quantidade de botões nos mouses, que tornam certos movimentos em um jogo de muitas teclas mais fácil.

2. Como escolher qual peça comprar?

O primeiro passo para escolher o que comprar é definir quais são as configurações que você deseja no seu computador. Uma boa dica para isso é procurar quais são os requisitos mínimos dos jogos que você mais pensa em jogar e se basear neles.

Por exemplo, o jogo Skyrim tem como configurações mínimas: Windows 7, Processador Dual Core 3GHz, 2GB de RAM, 6GB de armazenamento, uma placa de vídeo com suporte a Direct X 9.0c, com 512MB de RAM e acesso à internet.

Vale lembrar que esses são os requisitos para se jogar na qualidade mínima do jogo. Portanto, para melhores qualidades gráficas e menores problemas de lentidão, é ideal ter mais capacidade técnica. 

Dicas para escolha de peças 


Bom, tendo agora uma base de quanto poder de processamento você irá precisar, é hora de iniciar a busca por peças que melhor se adaptam ao seu orçamento.

Placa-mãe

A placa-mãe é a peça mais importante dentre as citadas. Procure marcas confiáveis (Intel, Asus, Gigabyte), porque a qualidade da fabricação da placa conta muito em sua durabilidade e em seu funcionamento. Se precisar economizar, priorize a placa-mãe e corte gastos de outros equipamentos.

Processadores

Os processadores podem parecer confusos à primeira vista. Porém, há mecanismos para você conseguir buscar o que melhor se adequa às suas necessidades mesmo sem entender tudo sobre isso. Existem sites comparadores de performance de processadores, como o CPU Boss, com os quais você pode comparar dois ou mais processadores que esteja interessado e ver gráficos comparando os seus desempenhos.

As marcas de processadores mais famosas atualmente são a Intel e a AMD, tendo as duas diversas gerações de processadores diferentes, que variam em capacidade e preço.

Memória RAM

A quantidade de memória RAM e de armazenamento depende do quanto você está disposto a gastar. Desde que satisfaça o mínimo dos jogos mais pesados que você quer jogar.

O excedente a isso se transformará em mais facilidade de rodar esses jogos, e consequentemente menos estresse ao jogá-los. Atualmente, o melhor para o armazenamento é um misto dos dois tipos. Sendo que normalmente 120GB de SSD não tem um valor tão elevado. O modelo é suficiente para armazenar o sistema operacional e os jogos mais frequentes, complementando assim o HDD.

Pesquisar e comparar valores 

Os melhores lugares para você fazer a busca desses componentes é em sites comparativos, como o Zoom. Nesses sites, você consegue buscar as peças e encontrar os sites com os valores mais baratos. Existem, também, extensões para Google Chrome ou Mozilla Firefox que fazem algo similar abrindo qualquer item em uma loja.

O sistema Monte seu PC, do site Kabum, empresa especializada em equipamentos de computação, permite visualizar todos os tipos de peças necessárias para montar um computador com configurações avançadas para a instalação de jogos.

O CraftMyBox também possui uma ferramenta semelhante em seu site especializado em games. O sistema auxilia a escolher os equipamentos para montar um PC. A página Montar PC apresenta as peças que podem ser adquiridas para montar o seu PC Gamer.

Mas afinal, vale mais a pena comprar ou montar um PC Gamer?

Essa é, na realidade, uma questão que depende inteiramente do seu próprio gosto. Existem benefícios e malefícios em ambas.

Montar um computador pode se revelar uma tarefa divertida e com um aprendizado que poderá ser usado futuramente. Além disso, é mais garantido que as peças irão ter uma boa procedência. Outra vantagem é a facilidade para a troca futura das peças que tenham ficado ultrapassadas ou tenham algum problema. O valor também é um atrativo. Dessa forma, montar um computador pode ter o mesmo mesmo valor ou até abaixo de comprar um computador pronto para jogos.

Apesar que montar um computador dá mais trabalho e podem haver imprevistos. Como peças que pareciam se encaixar e no final não se encaixam. Por exemplo, a instalação de uma placa-mãe que irá requerer a leitura minuciosa do manual. Por isso, dependendo do seu perfil, pode ser mais vantajoso para você a compra de um computador Gamer pronto.

Sites de compra e venda como o Mercado Livre podem ser usados nesse segundo caso. Sendo possível comprar o PC Gamer que outra pessoa montou e tendo a mesma qualidade. Mas sem o todo trabalho e empenho necessário de se montar peça por peça.

Quer saber mais sobre games, equipamentos e novas tecnologias? Então, acompanhe nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *