Pular para o conteúdo

Monitor QLED: Saiba mais sobre a tecnologia

monitor QLED

A tecnologia está cada vez mais avançada. Principalmente na parte de dispositivos móveis e TVs, vemos todos os dias uma novidade. E, sempre, para nos ajudar a termos uma experiência melhor com os produtos. Um exemplo disso é o monitor QLED.

Eles são ótimos para termos imagens nítidas e conforto para nossos olhos. Ainda não conhecia?! Não se preocupe, vamos contar tudo sobre o QLED. Confira!

Leia mais: Conhece o Claro Flex? A adesão ao plano pode ser feita por aplicativo!

O que é QLED?

Trata-se de uma tecnologia anunciada em janeiro de 2017 pela Samsung, que lançou uma TV com a tecnologia QLED. Todos ficaram surpresos com essa nova forma de levar mais nitidez às imagens. Isso, porque até então as melhores telas em alta definição tinham OLED. 

Porém, esse display é muito caro, se comparado ao LCD, o que torna difícil sua aquisição por grande parte da população. Então, com o QLED, vem a mistura do OLED com os LCDs. 

Utilizam-se os pontos quânticos – semicondutores com poucos nanômetros de tamanho – do OLED e os diodos emissores de luz da LCD por LED. Sendo assim, esses pontos feitos de seleneto de cádmio absorvem a luz e a reemitem numa onda diferente.

A diferença para o OLED tradicional é que o QLED não utiliza semicondutores de hidrocarbonetos. Dessa maneira, seu custo de produção fica mais barato.

Com a tecnologia Quantum Dot (QD) nas telas QLED, a imagem fica muito mais nítida, com maior brilho e cores mais ricas. Assim, ao assistir a filmes e séries ou mesmo jogar games, você verá um resultado bem diferente. 

qled samsung

Além disso, a cor que o ponto quântico produz depende do tamanho dos semicondutores, e não da composição química. Por isso, ela não varia. Sempre se exibem as melhores e mesmas cores.

Leia também: TV por assinatura Claro: conheça os planos

Outras tecnologias

A tecnologia LCD usa três componentes: luz de fundo, pixels com as cores básicas e uma cortina do LCD. Assim, ela abre a fecha em cima de cada micro partícula do pixel, reproduzindo apenas a tonalidade desejada.

Porém, esse processo exige muita energia, pois a luz de fundo sempre ficará acesa. E, além, precisa de uma estrutura atrás para segurar essa luz, aumentando o peso e tamanho das telas. Além de, claro, aumentar o custo de fabricação.

Já para as OLED essa luz de fundo não existe, o que diminui o tamanho e o peso da tela. Contudo, ela precisa de diodo azul revestido com fósforo amarelo para produzir uma fonte de luz. E esse composto, quando esquenta, interfere na tonalidade das cores que são exibidas.

Aqui está a diferença com as QLED, uma vez que ela utiliza pontos quânticos, os quais não variam de acordo com a temperatura a que são submetidos. Sendo assim, ela nunca terá variações de cores.

A luz que os pontos quânticos produzem não fica ligada o tempo todo como acontece com as LCD. Isso gera uma economia de até 50% na energia elétrica, comparando a QLED com o modelo antecessor. Tudo isso, sem perda de brilho ou gama de cores.

Ainda, a QLED atinge de 1.500 a 2.000 nits nos picos de luminosidades. Os outros modelos chegam em média aos 1.000 nits. Assim, temos uma tela mais barata, mais potente em termos de cores e que consome menos energia.

 

Samsung QLED

Essa tecnologia chegou com a Samsung inovando na maneira de vermos as cores nos monitores para computadores. Por isso, vamos te mostrar a ficha técnica dessa tela. 

Até porque, com a tecnologia QLED, os monitores terão uma alta performance, seja para trabalho, vídeos ou games, transmitindo imagens com uma excelente qualidade. Confira!

 

Monitor QLED: Imagens mais nítidas

A QLED possui pontos quânticos, os quais tornam as imagens mais nítidas, com brilho e contrastes que superam as outras tecnologias. Além disso, possuem um elevado nível de detalhe nas reproduções que ela consegue transmitir. 

qled modo noturno

O monitor QLED ainda vem com a tecnologia HDR (High Dynamic Range), que auxilia na iluminação da tela. Isso torna as áreas escuras das imagens mais intensas e as claras mais iluminadas.

 

Monitor QLED: Controle de luz azul

A tela QLED vem com o modo Eye Saver. Com isso, ela consegue reduzir a emissão de luz azul automaticamente. Mas, você deve estar se perguntando por que iria querer isso!? Bom, é essa luz a responsável por aumentar a tensão ocular. 

Assim, o monitor consegue fazer o balanço dessa cor caso ela esteja sendo emitida demais, para que, assim, seus olhos não sejam afetados, evitando fadiga e futuros problemas oculares. Além de deixar a leitura ou a transmissão de filmes e séries mais confortáveis, claro! 

Isso ajuda especialmente aqueles que passam longas horas na frente da tela, seja por trabalho ou diversão.

 

Monitor QLED: Mais conforto

Além do balanço de cor azul, o monitor QLED tem o recurso Flicker Free, que diminui imagens e luzes instáveis. Dessa forma, ele protege seus olhos sem comprometer a qualidade da transmissão.

E, também, conta com a eliminação das trepidações e oscilações de imagens. Deixando as figuras mais nítidas, numa melhor qualidade, e dando mais comodidade para você assistir ao que quer por horas.

 

Monitor Samsung QLED é utilizado pelo Flamengo e-Sports

e-Sports são os jogos e campeonatos de games eletrônicos. Atualmente, o Flamengo e-Sports é o campeão do CBLoL. E, nos treinamentos da equipe, eles utilizaram o monitor da Samsung QLED LC24FG73, que aqui no Brasil custa em torno de R$2.149.

Esse é um modelo curvo, que tem resolução Full HD, além de proporção de tela de 16:9, com 1920×1080 de resolução e uma taxa de atualização de 144 Hz. Não vem com alto-falantes ou conexão DVI, porém tem DisplayPort, HDMI e entrada para fones de ouvido. Tem uma velocidade de resposta de 1ms, o que garante mais agilidade para os jogos.

Possui uma base ajustável, que se projeta à frente de tela, lembrando as TVs da Samsung. Sendo assim, o suporte se mantém a uma distância boa da tela, dando mais ergonomia e conforto para o usuário.

Nas configurações, podemos ajustar a taxa de quadros em 60, 120 ou 144Hz, dependendo das especificações de CPU que está sendo usada. E, com a tecnologia Painel VA usada no monitor, ajustam-se os constantes e impede-se o vazamento de luz por toda a tela.

Esse ponto, somado à tecnologia QLED, melhora-se significativamente  qualidade das cores, brilho e contraste das imagens. Com isso, para os jogos, tudo ficará numa definição excelente, além de os controles de luminosidade não cansarem os olhos do usuário.

Além desse modelo, a Samsung já comercializa aqui no país mais três modelos: 24FG73F (24 polegadas gamer), C27FG73F (27 polegadas gamer) e LC49HG90 (49 polegadas super ultrawide gamer). 

 

Samsung QLED Gaming Monitor: feito para gamers exigentes!

Como mostramos nas especificações, os monitores da Samsung que vêm com a tecnologia QLED são excelentes para gamers. Claro que você pode obtê-lo para ter uma experiência ótima assistindo a filmes e séries ou trabalhando com imagens e edição.

A curvatura da tela, ajuda a aumentar o brilho e o contraste das imagens. Isso melhora a visibilidade que temos do que é transmitido na tela. Sendo assim, para jogos, conseguimos experimentar uma grande nitidez.

O monitor da Samsung consegue diminuir o atraso das imagens em jogos além de reduzir o desfoque dos movimentos. Assim, as animações ficam mais fluídas, e com uma altíssima qualidade.

Ele ainda possui o recurso de FreeSync. Com ele, se a taxa de frames por segundo (fps) cair e ficar abaixo de 70 fps, a tecnologia do monitor faz com que a taxa de atualização da tela duplique ou triplique a taxa de quadros. Sendo assim, ela compensa os fps baixos sem perder a fluidez das imagens durantes as partidas. E, então, você continua jogando com a mesma qualidade de antes, já que esse modo é ativado automaticamente.

Com movimentos mais precisos, respostas de ação mais rápidas e uma qualidade de imagem inacreditável com o QLED, esse monitor se faz indispensável para quem é exigente. Principalmente em relação aos jogos.

Leia mais: Claro Gaming: internet com ultravelocidade e ping otimizado!

Continue acompanhando nosso blog para mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *