Pular para o conteúdo

Modo escuro do WhatsApp deve chegar ao aplicativo em 2020

modo escuro do whatsapp

O WhatsApp é, com certeza, um dos aplicativos mais usados aqui no Brasil. Por isso, seus desenvolvedores lançam constantemente novas atualizações. Tanto que já temos várias funções, como o Business e o Status. Porém, o que vem sendo esperado é o modo escuro do WhatsApp, que chegará ao país agora em 2020.

Ainda não tinha ouvido falar nesse novo modo? Bom, não se preocupe. Continue lendo nosso artigo e você verá tudo sobre essa notícia, além de entender melhor o que significa a funcionalidade.

Leia mais: Aprenda como ganhar dinheiro com as redes sociais

Modo escuro do WhatsApp

Desde dezembro de 2019, o mundo da tecnologia está maravilhado com a notícia de que um dos aplicativos com maior sucesso no país irá receber o modo escuro. Porém, ainda não se tem uma data certa, e a mudança pode acontecer a qualquer momento de 2020.

Alguns usuários, que possuem a versão beta do aplicativo, já receberam a liberação do modo escuro do WhatsApp. Isso foi liberado para alguns apenas como teste, já que o lançamento oficial ainda não aconteceu.

Se você quiser saber se foi um dos felizardos a receber a liberação de teste, saiba que essa opção ficará dentro de “temas”, nas configurações do aplicativo. O modo escuro contará com três estilos diferentes: Light, Dark e o Economia de Bateria.

O Light é o modo padrão, que nós já conhecemos e a que todos os usuários têm acesso. O modo Dark é a grande novidade, e o tão aguardado modo escuro. Essa opção respeita o tema do próprio sistema e torna o WhatsApp todo preto, com o fundo das caixas de mensagens escura. Além disso, a tela em que aparece todas as suas conversas também estará na cor preta.

A terceira é a economia de bateria. Você poderá ativá-la manualmente, mas ela será acionada automaticamente sempre que a bateria estiver em “economia de energia”. Isso porque os pixels que iluminam a tela e as partes brancas dos aplicativos necessitam de mais energia do que as partes – ou o modo escuro, nesse caso – pretas.

Smartphones que têm a tela AMOLED já vivem isso há algum tempo, já que essa tecnologia faz com que os pixels pretos sejam desligados, dando mais vivacidade para os tons claros. E, seguindo essa lógica, o WhatsApp divulgou que o seu modo escuro será ainda mais negro, para ter o mesmo efeito com as cores claras.

Versão Beta para o Android

O modo escuro do WhatsApp está disponível para a versão beta  2.19.282, porém de alguns usuários apenas. Há relatos de que a parte dos emojis e stickers também está inclusa na versão Dark. Ou seja, teremos todas as partes mudadas para este modo – se assim escolhermos.

Também foi divulgado que quando essa nova atualização chegar para todos, assim que você abrir o aplicativo, aparecerá primeiro uma tela inicial com o logo do WhatsApp. Se estiver usando o modo Light, essa tela será branca. Mas, se for o Dark, seguirá a mesma paleta de cores escuras que é usada em todo o mensageiro.

Além disso, estão trabalhando para que o modo escuro do WhatsApp chegue também à tela de chamadas. Assim, você verá o fundo do avatar preto, mas tendo a cor verde característica do aplicativo como predominante.

Essa versão beta com a disponibilidade do modo escuro do WhatsApp está disponível apenas para aqueles aparelhos que já tem o Android 10 (veja como atualizar o seu sistema operacional aqui). Smartphones OnePlus 7 Pro, OnePlus 6 e aparelhos com a interface ColorOS 6 são beneficiados.

E, quando lançado para todos os usuários, o modo escuro do WhatsApp será sincronizado com a mesma função do Android. Sendo assim, o aplicativo seguirá o mesmo modelo de outros, como o Instagram, que têm a opção de se tornarem escuros também.

Porém, a função ainda está enfrentando algumas instabilidades. Há relatos de que a cor do texto, em alguns momentos, fica ilegível, não destoando do fundo preto. Por isso, os desenvolvedores estão aguardando seu lançamento para que todos esses problemas sejam resolvidos de uma vez por todas. Assim, quando estiver disponível para todos, estará a mais perfeita possível.

Como ativar o modo escuro do WhatsApp?

Mesmo que você não tenha sido um dos sortudos a receber a versão teste dessa função, há modo de conseguir já usá-la. Isso porque ele está escondido nas pastas do sistema, podendo ser acessado por meio de gerenciadores do disco do celular.

Dessa forma, algumas pessoas já conseguiram espiar como ficará a nova função. E podemos ver que os ícones de contatos individuais, grupos e até listas de transmissão terão mais contraste nas cores, para conseguirem ser visualizadas melhor com o fundo preto.

Mas, se você também não consegue esperar, vamos te mostrar um passo a passo de como ter o modo escuro do WhatsApp no seu celular também. Porém, saiba que, como é não oficial, é possível que ele deixe de funcionar de forma repentina.

Além disso, podem acontecer problemas na sua conta oficial do WhatsApp caso o aplicativo detecte que não é original a versão que você está usando. Por isso, para conseguirmos utilizar o modo escuro, é necessário simular e acessar partes do sistema do celular que não estão abertas para os usuários.

Será feito o login através de uma máquina virtual, por isso terá limitações ao acessar os arquivos no celular. E, sua conta no aplicativo será deslogada, pois o WhatsApp não permite que o mesmo número seja acessado em dois locais ao mesmo tempo. Então, se com tudo isso, você ainda deseja ter o modo escuro, vamos ao passo a passo. Descreveremos dois, confira.

Passo a passo para ter só o modo escuro do WhatsApp

Acesse o site WA Tweaker, baixe o aplicativo e faça a instalação em seu próprio sistema. Depois, acesse o site do VMOS, faça o download e a sua instalação. Prossiga com seu passo a passo e, por fim, toque em “enter VMOS”.

Quando surgir uma mensagem, clique em “off” e dê as permissões que o aplicativo pedirá, para que ele funcione de modo correto. Aguarde alguns segundos para que termine a instalação. Aqui é recomendado não deixar a instalação em segundo plano.

Com o VMOS, entre em “configurações” e depois “system setting”. Toque em “sobre o telefone” e clique 7 vezes rapidamente em “número da versão”. Depois volte em “configurações”, vá para “opções do desenvolvedor” e habilite o root.

Feche o aplicativo e abra-o novamente. Na parte de listas de aplicativos, abra o “file transportation” e clique em “import”. Selecione o WhatsApp e o WA Tweaker e os importe. Quando acabar a transição, abra o WA Tweaker e dê a permissão root para ele. Depois ative a chave “enable dark mode”.

Então, abra o WhatsApp e vá em “configurações”, “temas” e habilite o “escuro”

Passo a passo para ter o modo escuro no celular

É necessário que você entre no modo de desenvolvedor do Android 10. Para isso, vá em “configurações” e toque 7 vezes rapidamente em cima de “versão do Android”. Então, volte para “configurações” e entre em “sistema”. Procura pela opção “avançada” e selecione as opções do desenvolvedor.

Então, em  “override force-dark” ou “prevalecer modo escuro” você conseguirá ativar o modo. Dessa maneira, todos os aplicativos do seu smartphone terão as cores alteradas pelo escuro. Essa não é a versão oficial e final, mas já dá para ter uma noção de o que esperar.

Mesmo sabendo dos riscos que esses passos a passos podem trazer para seu celular – por precisarem utilizar o sistema do smartphone que não é disponibilizado para os usuários – você pode já começar a usar o modo escuro do WhatsApp. 

Para aqueles que não querem se arriscar, temos que esperar os desenvolvedores do aplicativo acabarem de corrigir alguns bugs e liberar a função para todos. Inclusive para os usuários do iOS, que já tem o modo escuro nas configurações e em alguns aplicativos.

Leia mais: Sabia que a Claro está oferecendo 240 megas por R$99,99/mês? E dá pra contratar pela internet!

Então, não deixe de continuar lendo o blog para saber de mais novidades e dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *