Méliuz: saiba o que é e como funciona o Cashback

Inicialmente pode parecer golpe ou furada, mas, sim, é possível receber de volta parte do dinheiro gasto em compras feitas pela internet, tudo de forma honesta e confiável. Prova disso é o sucesso do aplicativo Méliuz, a maior plataforma de cashback do Brasil que já possui aproximadamente 1,6 mil lojas virtuais afiliadas e mais de 7 milhões de usuários cadastrados.

Nesse artigo vamos te mostrar como é a dinâmica desse tipo de reembolso parcial e como funciona o app que caiu no gosto do brasileiro. Confira!

Leia mais: Saiba qual o melhor plano de celular com redes sociais ilimitadas

Afinal, o que é cashback?

Antes de mais nada, é preciso entender o conceito dessa prática que é comum em outros países como Estados Unidos, mas recém está se popularizando no Brasil.

O crescimento desse serviço no país vem acontecendo devido ao trabalho de empresas startups focadas nesse nicho.

A palavra, em inglês cashback, significa literalmente dinheiro de volta. Ou seja, essa prática não oferece descontos em compras, mas de fato a devolução de parte do montante gasto. Geralmente esse valor é concedido em forma de bônus, crédito em carteiras digitais ou diretamente na sua conta bancária.

 

Com funciona esse modelo de negócio

Para compras online o usuário deve acessar primeiro o site da plataforma de cashback. A partir de lá será direcionado para a página da loja virtual que deseja fazer compras.

No comércio tradicional a prática geralmente acontece por meio de pagamento com uma máquina de cartão específica. O Méliuz, no entanto, utiliza um sistema no qual basta informar no momento da compra o número do celular cadastrado na plataforma.

 

De onde sai o dinheiro que é devolvido ao cliente

Você deve estar se perguntando como é possível que as empresas devolvam parte do seu dinheiro, não é mesmo? A dinâmica é bastante simples de entender.

As plataformas de cashback funcionam como uma página de anúncios das lojas afiliadas. Dessa forma, recebem uma comissão por cada cliente direcionado para o comércio e repassam ao consumidor parte desta comissão – o seu dinheiro de volta.

 

Benefício para todos

A Méliuz explica em sua página que o sistema beneficia a todos. O cliente, porque recebe de volta um dinheiro que normalmente não receberia, a loja, que impulsiona as suas vendas com um baixo investimento, e a plataforma, que ganha com a comissão recebida por cada transação realizada entre seus usuários e afiliados.

Quer saber exatamente como funciona o cashback e todos os detalhes sobre esse sistema de pagamentos com recompensa? Leia neste artigo especial que escrevemos sobre o tema no blog do Compara Plano.

 

Como comprar com o Méliuz

De maneira bem simples e resumida, o Méliuz – que em latim significa Melhor – pode ser classificado como um programa de fidelidade. A plataforma também oferece ofertas exclusivas e cupons de descontos das lojas filiadas.

Para começar a fazer compras com os benefícios do serviço e receber de volta parte do dinheiro investido, primeiro é necessário realizar um cadastro gratuito no site ou no aplicativo da plataforma. O app está disponível para sistemas operacionais Android e iOS.

Após finalizar o cadastro, fazer login e ativar o cashback, dentro da própria plataforma você deve buscar pela loja em que deseja comprar. A página abrirá automaticamente e, então, é só seguir os passos normais de compra que você está habituado a executar.

Para fazer compras pelo computador, há também a opção de instalar uma extensão para navegadores como o Google Chrome. O serviço ajudará você a encontrar as lojas parceiras e ativar o cashback, quando aplicável, com apenas um clique.

 

Também é possível ter cashback de compras em lojas físicas

Além das 1,6 mil lojas virtuais filiadas ao Méliuz, a plataforma também tem parceria com estabelecimentos físicos como farmácias e supermercados.

No aplicativo é possível verificar a lista de comércios em que o serviço está disponível. Para isso, você deve ativar o recurso de localização do seu dispositivo móvel e acessar o menu Perto de Você dentro do app.

 

Usar Méliuz em qualquer tipo de compra

Para quem quer aproveitar os benefícios do cashback em qualquer tipo de compra, a empresa oferece também a opção de pedir o cartão de crédito Méliuz, com a bandeira da Mastercard.

Com ele o usuário recebe de volta 0,8% do valor gasto no crédito, ainda que a loja na qual tenham sido realizadas as compras não esteja entre as filiados ao serviço.

Em compras online, o usuário do cartão de crédito recebe de volta mais 1% extra.

 

Prazo das lojas para pagamento do cashback

As lojas afiliadas ao Méliuz têm alguns dias para comunicar a plataforma sobre a conclusão da sua compra. Depois que o pagamento é concluído, o estabelecimento tem até três meses para devolver o percentual devido.

O limite de tempo para efetivação do cashback varia conforme cada loja e pode ser de 45, 60 ou 90 dias. Essa informação pode ser consultada pelo cliente no regulamento mostrado no momento da transação.

 

Quanto é pago de volta ao cliente

O percentual de dinheiro devolvido ao cliente Méliuz nas compras realizadas depende de cada estabelecimento. O valor pode variar conforme a categoria dos produtos comercializados e o tamanho da loja parceira. Você pode consultar os percentuais praticados no site e app da plataforma .

Outro detalhe importante é que o valor a ser devolvido pode variar em datas especiais como o Black Friday. O mesmo acontece com promoções realizadas pelas lojas virtuais. Por isso, sempre que for utilizar o serviço, fique atento às regras e ao regulamento vigente.

 

O que fazer para resgatar o dinheiro das compras com Méliuz

O primeiro passo para começar a receber de volta o seu dinheiro com o Méliuz é atingir R$20 de saldo acumulado. Após chegar a esse valor, o seu perfil na plataforma dará a opção de solicitar o resgate.

O próprio sistema pedirá os dados bancários e o valor será depositado diretamente em sua conta corrente ou poupança.

 

Quanto tempo leva para o dinheiro entrar na conta

Não importa em qual dia da semana você solicite o seu resgate de saldo acumulado, o dinheiro sempre será transferido para a sua conta na segunda-feira seguinte à solicitação.

Em caso de dúvidas sobre resgates, o site oferece atendimento por meio de uma central especializada com perguntas frequentes.

Nessa plataforma é possível abrir uma solicitação de atendimento para questões personalizadas.

 

Outros aplicativos de cashback

Apesar de o Méliuz ser a maior e mais famosa plataforma de cashback do Brasil, há outros opções que vêm crescendo e ganhando espaço no mercado. Alguns exemplos são o PicPay, o Mooba, o Beblue e o Ame Digital.

Leia mais: Como ganhar dinheiro com as redes sociais. 

Quer ler mais conteúdos sobre tecnologia? Então, fique ligado no blog do Compara Plano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *