Pular para o conteúdo

Veja quais são as melhores séries sobre medicina de todos os tempos

  • por
melhores séries sobre medicina

Que atire a primeira pedra quem nunca maratonou uma das melhores séries sobre medicina. As séries médicas são um verdadeiro fenômeno de crítica e audiência. As melhores séries sobre medicina reúnem uma enorme e incrível legião de admiradores ao redor do mundo. E nós super entendemos!

É realmente difícil resistir às tramas que envolvem aspectos físicos e psicológicos dos personagens e que misturam casos complexos de pacientes com a vida pessoal dos médicos dentro e fora do hospital. As histórias geralmente são ambientadas na emergência de um hospital e nos fazem querer entender melhor como funciona o corpo humano, as doenças e as diversas opções de tratamentos. E, é claro, descobrir quem vai ficar com quem.

Mas, é importante que você saiba que as melhores séries sobre medicina fazem sucesso desde antes de o termo “maratonar” ter sido inventado pelos serviços de streaming. Séries clássicas, como E.R., ou Plantão Médico, foram ao ar pela primeira vez nos anos 1990 em canais de TV aberta nos Estados Unidos. Depois, fizeram sucesso no Brasil nos canais de TV paga, quando os fãs precisavam esperar uma semana inteira para ver o próximo episódio, que chegava sempre no mesmo dia e horário. Por fim, chegaram ao grande público via TV aberta.

Hoje em dia, tudo está mais fácil graças às diversas opções de serviços de streaming. Entretanto, a oferta é tão grande que está mais difícil escolher ao que assistir.

Por isso, preparamos uma lista com algumas das melhores séries de medicina de todos os tempos. Depois de assistir a uma série dessas, você nunca mais vai deixar de questionar seu médico e tentar ficar por dentro dos diagnósticos. Vem com gente!

Saiba mais: Saiba quais as séries renovadas e canceladas da Netflix em 2019

Pure Genius

https://www.youtube.com/watch?v=o9wwXEig1sk

Um jovem titã da tecnologia do Vale do Silício tem um plano ambicioso em mente: abrir um hospital com uma nova abordagem para renovar a medicina e buscar a cura para as doenças mais raras e misteriosas. Para tanto, ele forma uma equipe de revolucionários.

Zoe Brockett (Odette Annable) é uma médica incrivelmente competente e extremamente sincera. Já a Dra. Talaikha Channarayapatra (Reshma Shetty) é uma neurocirurgiã idealista que acredita no hospital como uma esperança para a humanidade.

O Dr. Malik Verlaine (Aaron Jennings) era um assaltante que se recuperou e passou a se dedicar a monitorar a saúde dos moradores de vizinhanças de classe baixa. Por fim, o Dr. Scott Strauss (Ward Horton) é um neurologista equipado com a melhor educação que se pode conseguir, e Angie Cheng (Brenda Song) é uma programadora especializada em impressões 3D.

Para liderá-los, o Dr. Walter Wallace (Dermot Mulroney), um cirurgião experiente com um passado sombrio. Ele permanece cético quanto ao envolvimento da tecnologia na medicina, até que uma epifania nos seus primeiros dias no Bunker Hill Hospital o faz mudar de ideia.

Pure Genius é uma daquelas séries que teve apenas uma temporada de duração, mas deixou uma legião de fãs órfãos após ser cancelada. Criada pela rede CBS em 2016, seus 13 episódios foram exibidos no Brasil pelo canal pago Universal.

 

Chicago Hope

Num hospital de Chicago, a equipe médica luta todos os dias para superar interesses, problemas pessoais e desvios de ética para fazer o que é mais importante: salvar vidas.

O Dr. Jeffrey Geiger (Mandy Patinkin) é um cirurgião promissor com problemas emocionais derivados da morte de seu filho pelas mãos da mãe, sua esposa (Kim Greist). Já o seu melhor amigo é o dr. Aaron Shutt (Adam Arkins), um cirurgião renovado mundialmente.

O episódio piloto de Chicago Hope foi exibido nos Estados Unidos pela CBS um dia antes da estreia de E.R., em 1994. Entretanto, a partir da semana seguinte, os dois programas começaram a competir diretamente pela audiência das noites de quinta-feira – notoriamente, o dia mais competitivo da televisão americana.

Apesar de Chicago Hope ter sido muito bem recebido pela crítica, E.R. mostrou-se, logo em sua primeira temporada, um campeão de audiência. Chicago Hope teve 6 temporadas e foi produzida pela CBS de 1994 a 2000.

 

Diagnóstico

Lançada em 2019, essa série documental da Netflix tem uma temporada de 11 episódios que trazem histórias de pessoas que tiveram diagnósticos esclarecidos com a ajuda das redes sociais.

Coproduzida pelo The New York Times, é liderada pela médica da Universidade de Yale Lisa Sanders, especialista em casos raros e complexos. Os textos dela, publicados na coluna no NYT Magazine, inspiraram a criação de ‘House’ – ela foi consultora da série por anos.

 

The Resident

O que acontece quando tudo o que você sabe sobre medicina está errado? The Resident tenta mostrar o lado “não tão bonito” dessa área, tendo a “negligência médica” como protagonista de suas histórias. A série pode ser considerada uma afronta pela categoria médica, já tendo sido criticada por muitas autoridades.

O drama médico apresenta as expectativas frustradas de um jovem médico residente, Conrad Hawkins (Matt Czuchry). Mostra os erros médicos, as prioridades financeiras do sistema médico e ainda retrata o dia a dia difícil que ele enfrenta no hospital.

A série da Fox já tem duas temporadas completas e vai ganhar a terceira agora. Rob Corn, de Grey’s Anatomy, é um dos produtores executivos da série norte-americana.

 

E.R.

É impossível fazer uma lista das melhores séries sobre medicina de todos os tempos e não incluir E.R., ou Plantão Médico, como a série é conhecida por muitos no Brasil. Antes mesmo de muitos fãs de Grey’s Anatomy nascerem, E.R. já fazia escola nas noites de quinta-feira na NBC.

Seu primeiro episódio foi ao ar no dia 19 de setembro de 1994. No Brasil, foi transmitida pelo canal pago Sony e depois chegou aos canais abertos Rede Globo e SBT. E.R. recebeu indicações 124 vezes ao Emmy e venceu 23 delas.

As 15 temporadas foram ao ar de 1994 a 2009 e mostravam o corre-corre da emergência do County General Hospital, em Chicago, e o treinamento dos médicos residentes. A série foi criada por Michael Chricton e inovou ao mostrar as cenas médicas na TV. Até George Clooney passou por lá!

A trama era considerada o mais longo drama médico americano, até que Grey’s Anatomy lançou a 16ª temporada e bateu o recorde.

 

Grey’s Anatomy

Assim como E.R., Grey’s Anatomy é outra série que não pode faltar nas listas de melhores séries sobre medicina de todos os tempos.

No ar desde 2005, a série conta a história de Meredith Grey, a interna que se apaixona pelo seu chefe atendente Derek Shepherd, se unindo aos amigos Cristina Yang, George O’Malley, Izzie Stevens e Alex Karev na luta por tentar ser uma grande cirurgiã do Seattle Grace Hospital.

Destaque pelos textos incríveis, trilha sonora impecável e personagens cativantes, Grey’s Anatomy caiu no gosto do público.

Ao longo de tantos anos, muita coisa mudou, mas a trama continua acompanhando a cirurgiã, suas conquistas profissionais, lutas diárias, assim como a vida afetiva e os conflitos amorosos.

A série já está em sua 16ª temporada e continua sendo uma das maiores audiências de TV dos EUA. Shonda Rhimes, a criadora de Grey’s Anatomy, foi a showrunner por 13 anos, mas deixou o roteiro a cargo de Krista Vernoff no ano passado.

 

Segredos Médicos

Uma série brasileira mostrando a rotina de um grande hospital e a relação entre os médicos e os pacientes por meio de histórias fictícias, mas baseadas em casos reais. A série foi produzida pela Floresta Produções, que define Segredos Médicos como um “scripted reality show”. Além disso, o programa mostra a rotina frenética da vida de médicos e pacientes.

Cada episódio contém três histórias cheias de drama, mistério e suspense. Já os médicos são desafiados a diagnosticar e tratar doenças complexas e casos controversos.

Segredos Médicos teve 2 temporadas com 20 episódios cada e foi ao ar pela Multishow em 2014 e 2015. Hoje está disponível na GloboPlay.

 

Miami Medical

Uma equipe de médicos cirurgiões amplamente experientes que trabalham em uma das primeiras unidades de traumatologia dos Estados Unidos, em um hospital de elite. Lá, apenas pacientes em situações extremamente críticas são tratados.

Apesar de ter conquistado uma audiência fiel, Miami Medical teve apenas uma temporada com 13 episódios. A série foi produzida pela CBS em 2010 e foi exibida no Brasil pelo SBT em 2011.

 

The Good Doctor

The Good Doctor é uma das melhores séries sobre medicina porque aborda o tema de uma perspectiva bem diferente das demais. Isso, porque o seu protagonista é um médico autista. Logo, ele sofre preconceitos, é excluído e a todo momento precisa se provar.

Entretanto, ele é brilhante no que faz e muitas vezes cala a boca de todos os que trabalham ao seu redor.

Com um ar inocente, o personagem interpretado por Freddie Highmore já é um dos favoritos do público, e a trama criada pela mente por trás de The Good Doctor é um charme a parte. A série se tornou fenômeno de audiência e já é um dos programas mais assistidos da TV.

Estreou em 2017 e está na terceira temporada (que chega ao Brasil pelo GloboPlay em 2020).

 

House, M.D.

Em nenhuma lista que abordasse as melhores séries de medicina poderia faltar House. Produzida de 2004 a 2012, a série angaria fãs pelo mundo e se mantém em exibição desde seu lançamento, inclusive na programação de maratona, com episódios exibidos em sequência.

Apresentando uma mescla da vida pessoal com a brilhante genialidade profissional de Gregory House, interpretado por Hugh Laurie, a série mostra os conflitos de um médico antissocial, viciado em opioides e dono de um mau-humor impecável.

Com atuações adicionais que contribuem para seu sucesso, a equipe do médico é relativamente rotativa, o que garante uma dinâmica de renovação das personalidades principais da série. Claro, todas circundando House.

Por fim, é claro, nessa série é possível ver epifanias médicas do gênio-doutor que salvam os casos mais complicados do hospital  Princeton-Plainsboro Teaching Hospital (fictício) combinadas com os flertes e romances que ele acumula ao longo das temporadas. Um clássico!

 

Saiba mais: Conheça planos de celular que dão direito a um aparelho grátis

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *