Pular para o conteúdo

Melhores programas de culinária da TV

melhores programas de culinária

Se tem um assunto que nunca deixa de render audiência para os canais de televisão, esse assunto é comida. Os programas de receitas e reality shows de cozinha viraram uma febre entre o público, e os canais abertos e fechados não param de investir nesse tipo de programação. Se você é amante da cozinha e também não resiste a uma boa série com comida, confira neste artigo uma lista com os melhores programas de culinária para assistir na TV.

Leia maisOs 8 melhores canais de gastronomia no YouTube

Melhores programas de culinária em canais por assinatura

Se você der uma olhada rápida na grade de programação dos principais canais de TV brasileiros, verá um tema recorrente: a culinária. São séries com os mais variados tipos de temas ligados a comida, além de diversas abordagens e ideias que vão desde competições grandiosas até receitas de comidinhas simples para você copiar em casa.

Na TV fechada, os canais que mais investem nesse tipo de programa são o GNT, o Fox Life, o Discovery Travel & Living e o Discovery Home & Health. Confira alguns dos melhores programas de culinária para assistir na TV.

Baixe Grátis o nosso Guia com as melhores séries da TV por assinatura. Não perca!

 

Tempero de Família, de Rodrigo Hilbert

Além do charme e do carisma do apresentador Rodrigo Hilbert, o Tempero de Família é um dos melhores programas de culinária da atualidade pelo estilo simples da cozinha.

As receitas apresentadas resgatam as origens familiares dos pratos e priorizam ingredientes frescos, adquiridos direto com produtores sem intermediários.

Com o conceito de abrir o livro de receitas da família, Hilbert comanda o programa viajando para diversos lugares e utilizando diferentes cenários em cada temporada. Os episódios de 2019, por exemplo, receberam convidados especiais que tiveram o desafio de viajar no tempo e falar dos pratos de família de que sentem saudade.

Com uma mescla de culinária, histórias familiares e muito afeto, o Tempero de Família encontrou uma fórmula que conquistou o público. Tanto que ganhou espaço fixo, e há anos está na grade de programação do canal GNT como um dos grandes sucessos de audiência.

Os episódios do programa podem ser vistos na televisão por assinatura e está disponível a qualquer momento para os clientes Globo Play. Algumas das receitas também podem ser conferidas no canal Nhac GNT, no Youtube.

 

Homens Gourmet na Estrada

Em uma viagem com paradas por diferentes lugares do Brasil, três chefs renomados mostram o melhor da culinária nacional no programa Homens Gourmet na Estrada, do canal Fox Life.

Na temporada 2019, Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel e Guga Rocha gravaram em sete paradas pelos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em oito episódios eles apresentam receitas e conversas com produtores, especialistas e cozinheiros locais.

As cidades escolhidas para esse roteiro foram Paraty e Angra dos Reis, no estado do Rio, e Bananal, Areias, Campos do Jordão e a capital, no estado de São Paulo. Em todas as paradas os chefs mostram, além da culinária local, as principais atrações desses lugares.

Os episódios seguem passando na programação do Fox Life e também podem ser assistidos pelo aplicativo Fox Play.

 

Cozinha prática com Rita Lobo

Ingredientes simples e acessíveis em receitas que qualquer pessoa pode executar são a chave do programa da GNT apresentado por Rita Lobo. A cada episódio a chef escolhe temas e desenvolve pratos que podem ser preparados em pouco tempo e de forma prática para serem encaixados no dia a dia.

Além de explicar todos os detalhes das receitas que agradam a cozinheiros experientes e iniciantes, Rita Lobo dá dicas práticas para facilitar a rotina na cozinha. Segredinhos para deixar os pratos ainda mais saborosos de forma simples também são compartilhados ao longo do programa.

A atração está na grade de programação do canal GNT, no aplicativo Globo Play. Algumas receitas ainda podem ser vistas no Youtube, por meio do canal canal oficial Nhac GNT.

 

Papinhas e Comidinhas para crianças mais saudáveis

Outro programa de culinária do canal GNT que vem ganhando espaço entre o público, principalmente o feminino, é o Papinha e Comidinhas. Nele a chef de cozinha Anna Elisa de Castro mostra receitas com foco na boa nutrição das crianças para pais que buscam o bem estar e a saúde dos filhos através da alimentação.

A chef é referência por defender uma alimentação saudável e sustentável para crianças e adultos. No programa ela ensina a preparar receitas simples de doces e salgados feitos com ingredientes realmente nutritivos e que agradam ao paladar dos pequenos.

Papinha e Comidinhas está disponível na programação do GNT e no aplicativo Globo Play.

 

Guerra dos Cupcakes

Este é um programa de culinária no clássico formato reality show. Guerra dos Cupcakes reúne quatro pessoas que competem pelo prêmio de US$10 mil com suas receitas exclusivas, as quais devem agradar aos jurados. O vencedor também ganha a oportunidade de mostrar seus bolinhos em um importante evento que dá visibilidade na área.

Os episódios são exibidos pelos canais por assinatura Discovery Travel & Living e Discovery Home & Health em horários diversos. No site do Discovery Brasil é possível acessar algumas das receitas exibidas no programa.

 

Programa da Palmirinha: um clássico entre os melhores programas de culinária da TV

A Palmirinha é um ícone da culinária brasileira. Ela está no ar há décadas com suas receitas práticas e saborosas, compartilhadas com o público e o seu neto da ficção, o boneco Guido. Por isso, não poderia ficar de fora da lista de melhores programas de culinária da TV.

O Programa da Palmirinha tem temporadas inéditas todos os anos, exibidas pelo canal Fox Life. Nos episódios, a carismática vovó recebe convidados especiais e ensina receitas clássicas em versões únicas, com toques especiais do seu talento.

Clientes assinantes Fox podem assisti-lo na programação regular do canal ou no aplicativo Fox Play.

 

Cake Boss e Bakery Boss

Duas das principais atrações culinárias do canal Discovery Travel & Living são as séries americanas Cake Boss e Bakery Boss. Os dois programas, em formato de reality show acompanham o cotidiano do chef Buddy Valastro e sua família.

Eles são donos de uma das principais padarias de New Jersey, nos Estados Unidos, a Carlo’s Bakery, que ficou famosa pelos bolos esculturais personalizados conforme o pedido do cliente.

Nos episódios de Bakery Boss, Valastro tem a missão de salvar padarias que estão à beira de falir propondo mudanças e reestruturações.

 

Melhores programas de culinária da TV aberta

Para quem não tem TV por assinatura, também é possível encontrar bons programas de culinária em canais abertos. Nesse quesito, a Band é uma das emissoras favoritas do público.

Isso se dá graças ao sucesso do reality competitivo show Master Chef Brasil, que ganhou as variações Master Chef Júnior e Master Chefe Profissionais.

No canal SBT, quatro programas de culinária costumam integrar a grade de programação. São eles Bake off Brasil, Hell’s Kitchen, Cozinha sob Pressão e BBQ Brasil: Churrasco na Brasa.

A Globo segue com o programa da Ana Maria Braga, Mais Você, como o carro chefe da categoria. Já a Record transmite a competição Batalha dos Cozinheiros.

Quer pedir comida em casa e não sabe quais os aplicativos de entrega que oferecem mais vantagens? Confira neste outro artigo!

Quer saber tudo o que rola no mundo da tecnologia? Não perca os conteúdos exclusivos do nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *