Pular para o conteúdo

Melhores editores de vídeo para computador e celular

melhores editores de vídeo

O YouTube é uma das plataformas de conteúdo que mais cresceu nos últimos anos. O Instagram, rede social que começou totalmente focada em fotos, decidiu lançar sua própria plataforma de vídeos, a IGTV. O algoritmo do Facebook prioriza na linha do tempo as postagens em vídeo. Será que resta alguma dúvida de que esse é o formato de conteúdo mais popular da internet? Para ajudar você a surfar nessa onda e melhorar as suas postagens, listamos neste artigo os melhores editores de vídeo para computador e celular. Confira!

Leia mais: Dicas para deixar seu Instagram stories mais interessante

Editores de vídeo são cada vez mais necessários

De acordo com a pesquisa Video Viewers, realizada pelo Instituto Provokers em parceria com a empresa Box 1824, o consumo de vídeos na internet pelos brasileiros cresceu aproximadamente 135% nos últimos quatro anos.

Além disso, 75% dos entrevistados afirmaram assistir vídeos por aplicativos móveis, como tablets e celulares. Esses e outros diversos estudos sobre o tema explicam o investimento das plataformas para oferecer suporte a esse tipo de conteúdo.

 

Melhores editores de vídeo para o celular

Enquanto as redes sociais oferecem cada vez mais espaço para os vídeos, os usuários também podem fazer gravações facilmente com a câmera do celular.

Depois, com a ajuda de ferramentas específicas, é possível ainda fazer edições simples e deixar o conteúdo ainda mais atrativo.

 

Inshot Vídeo Editor

Esse é um aplicativo gratuito para dispositivos com sistema operacional Android. Com recursos práticos, de excelente usabilidade e interface intuitiva, ele é uma boa opção para quem não quer perder muito tempo com edições mais avançadas.

O Inshot Video Editor permite fazer cortes, inserir legendas, emojis, músicas, filtros e efeitos. Tudo com apenas alguns toques.

Um dos grandes atrativos desse app são as ferramentas específicas para Instagram. Com elas é possível adaptar o formato para o feed stories ou IGTV e ainda otimizar o tamanho do vídeo para adequá-lo à postagem.

 

iMovie Vídeo Editor

Editor exclusivo do sistema iOS e preferido da maioria dos usuários de iPhone, o iMovie é muito prático e oferece ótimos resultados de edição.

Entre os principiais recursos do app está a possibilidade de adicionar música ao vídeo diretamente da biblioteca do iTunes. Além disso, a ferramenta oferece uma série de modelos de edição pré-estabelecidos que resultam em produções quase profissionais.

Com o aplicativo você ainda pode personalizar logos, usar trilhas sonoras conhecidas e incluir diversos efeitos exclusivos. Depois de concluir o trabalho, é possível compartilhar o vídeo automaticamente nas redes sociais que você preferir.

 

KineMaster Vídeo Editor

Depois de falar em uma ferramenta específica para Android e outra para iOS, o KineMaster é um desses apps que agrada a usuários de qualquer sistema operacional. Ele está disponível para download gratuito tanto na Apple Store quanto na Play Store.

A versatilidade do aplicativo atende a demandas de edição simples e mais exigentes. Com ele você pode trabalhar em camadas de edição, aplicar filtros de cores, transições em 3D, legendas, textos interativos, diversos tipos de áudio e tudo mais que a sua criatividade permitir.

Um dos recursos que mais chama a atenção dos usuários do KineMaster é a possibilidade de adicionar desenhos livres ou textos com letra cursiva. Para isso, basta adicionar a camada chamada handrwriting layer, que em português significa justamente camada com letra cursiva.

 

Adobe Premiere Rush entre os melhores editores de vídeo

Quando se trata de edição de imagens, a marca Adobe não pode estar de fora. Com os programas mais usados pelos profissionais que trabalham com edição de imagens, a empresa soube se adaptar ao mercado e oferece uma série de aplicativos acessíveis a usuários amadores.

Esse é o caso do aplicativo Rush Video Editor, que aparece como um dos melhores editores de vídeo gratuito para dispositivos móveis. Obviamente seus recursos são super limitados se comparados às ferramentas profissionais, porém é feito para quem quer fazer edições automáticas sem perder tempo.

O app é compatível com sistema operacional iOS e Android e também oferece uma versão paga com recursos avançados e ferramentas exclusivas.

 

Vizmato editor com efeitos

Efeitos e filtros são o ponto forte desse aplicativo, que pretende oferecer ao usuário a possibilidade de enfeitar bastante as suas produções. Para quem gosta de explorar a criatividade, ele tem uma galeria com inúmeros temas que podem fazer você ficar horas testando possibilidades.

O app tem suporte para postar automaticamente nas redes sociais e ainda possui uma página própria para que seus usuários compartilhem os vídeos criados no editor. O Vizmato está disponível gratuitamente na Play Store e na Apple Store.

 

Melhores editores de vídeo para o PC

Se você prefere baixar seus vídeos para o computador e passar um tempo fazendo edições mais elaboradas, também existem opções de programas gratuitos específicos para o PC. Veja alguns deles.

 

Lightworks

Embora tenha recursos simples, o Lightworks é um dos primeiros nomes na lista de melhores editores de vídeo gratuito para computador. Sua interface moderna, prática e intuitiva torna a usabilidade excelente para qualquer usuário.

O programa open source oferece uma série de ferramentas para cortar ou unir vídeos e turbinar o áudio com resultados profissionais. Além disso, permite adicionar transições e efeitos, ainda que nada muito extravagante.

 

Free Vídeo Editor

Se você procura um programa básico apenas para fazer recortes nos seus vídeos, o Free Vídeo é a melhor opção.

Um programa honesto que não oferece efeitos, transições ou filtros, mas que cumpre muito bem o papel a que se propõe sem carregar o seu computador nem complicar o trabalho.

 

VSDC Free Video Editor

Ao contrário do programa anterior, o VSDC é um dos mais completos entre os melhores editores de vídeo gratuitos. Com ele você terá acesso a uma infinidade de efeitos de transição e filtro. Também poderá editar o som com controles de áudio e mexer em níveis de cor, brilho e saturação.

Por oferecer tantos recursos, a interface do programa não é das mais simples. No entanto, basta dar uma boa analisada em todos os menus antes de começar a editar para entender que os recursos estão facilmente acessíveis e seguem uma lógica básica.

 

Windows Movie Maker

Isso mesmo, o programa nativo de edição de vídeos do Windows está na lista de editores gratuitos e pode ser muito útil para trabalhos básicos.

Apesar de não oferecer ferramentas profissionais, o Movie Maker melhorou muito nos últimos anos e agregou funções que agradaram aos usuários menos exigentes. Isso fez dele uma das melhores opções gratuitas para editar vídeos de maneira rápida, prática e descomplicada.

 

WeVideo

O WeVideo não é exatamente um programa, mas um editor online para quem não quer ou não pode baixar programas no PC.

A plataforma oferece recursos para corte, transição e filtros de imagem que resultam em um bom material, sobretudo se você precisa apenas de uma edição básica. Com ele é possível adicionar músicas, trilhas sonoras, fotos e efeitos.

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Porque estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *