Pular para o conteúdo

Melhores documentários para assistir na Netflix

  • por
melhores documentários

Há pouco tempo, documentários eram estereotipados como gênero de pessoas cult, intelectualizadas com óculos fundo de garrafa que não curtem as ficções, destoantes da realidade. Hoje em dia, a situação mudou de figura. Isso, porque a sociedade tem tantas questões a serem debatidas – muitas vezes de maneira polarizada em demasia – que os documentários andam em alta. Então, resolvemos por fazer esse post com os melhores documentários para serem assistidos na Netflix.

Apesar de serem muitas as opções que a plataforma oferece, alguns, como em tudo na vida, se destacam por conta de suas produções atraentes ou instigantes.

Entre obras visualmente atraentes, como Nosso Planeta, e obras questionadoras, como Laerte-se, você sairá daqui com algumas referências bem interessantes agendadas. Sobretudo se você tiver tempo disponível para maratonar.

Então, esperamos que, de alguma maneira, essa lista contribua com o seu repertório documentarial. 😀

Leia mais: Guia mostra as melhores séries da TV por assinatura

Melhores documentários

 

  1. 13ª Emenda

13ª Emenda constará em praticamente qualquer lista de melhores documentários em que você pesquisar, porque ele é realmente muito bom.

https://www.youtube.com/watch?v=h4uGff8OScM

Trata-se de um exame histórico da construção do preconceito racial tão impregnado na sociedade americana desde a escravidão. O título da obra usa de uma espécie de sarcasmo ao referenciar a 13ª Emenda, justamente a que aboliu a escravatura ou o trabalho forçado naquele país.

Com senso crítico voraz, aborda o modo como o documento transformou negros escravos em trabalhadores vis. Um adendo é a análise do sistema prisional americano, o qual, por reflexo da criminalização latente da população negra, escurece cada vez mais. 

Com tom ácido, se prepare para viajar entre idas ao passado e voltas ao presente, em ambos com jogos de imagens nos quais negros são hostilizados. Inclusive em comícios Trumpianos. Nada mal, não?

 

  1. Malala

Com certeza você já ouviu falar dela: Malala Youfazai. Trata-se da pessoa mais jovem agraciada com o prêmio Nobel da Paz. E, simplesmente, porque ela, menina, queria estudar.

Então com 15 anos, já era defensora pública do direito à educação para mulheres no Paquistão. Um belo dia, voltando da escola, teve seu ônibus emboscado e resultou baleada na cabeça.

Apesar do atentado, ela se recuperou, terminou a escola, ingressou na faculdade e segue como um símbolo da luta por direitos em regiões conservadoras de seu país e no mundo, onde esse direito for negado às mulheres.

Se você for dos que adoram se intimizar com as injustiças da sociedade contemporânea, essa é uma excelente pedida entre os melhores documentários da Netflix.

 

  1. Está Tudo nos Números

Está tudo nos números aborda a crescente notoriedade da “ciência das previsões” no mundo moderno.

Confiabilidade, estatísticas, números, tudo é alvo de algum tipo de observação crítica pra que você tenha subsídios para (des)crença maior.

É difícil falar dele sem spoilers, então, caso chame sua atenção, você terá que assisti-lo!

 

  1. The Wolfpack

The Wolfpack merece estar entre os melhores documentários Netflix por conta da sua sinopse antropofilosófica gritante.

Imagine sete irmãos que viveram por 14 anos reclusos em casa, pois seus pais não lhes permitia o mundo exterior. Assim, têm educação pela mãe, informações pelos pais e estímulo pelos filmes. Muitos filmes: 5.000, aproximadamente. E que os fizeram cinéfilos!

Em dado momento, algumas fugas começaram, até que um dia saíram todos juntos à la Reservoir Dogs na vestimenta caminhando pela cidade e encontraram uma diretora de cinema. Você já sabe o desfecho, pois estamos falando dele.

É legal, porém, perceber os impactos que a alienação ao mundo exterior pode causar nos indivíduos, além do poder que a sétima arte opera sobre o ser humano de maneira geral (acentuada aqui, claro!).

Se você se anima com uma espécie de Mito da Caverna Moderno, esse é um must watch!

 

  1. Humano: Uma Viagem Pela Vida

Humano retrata a visão de diferentes pessoas, de diferentes lugares do planeta, sobre aspectos mundanos como guerra, pobreza, preconceito, desigualdade e consumismo.

Trata-se de uma abordagem em 63 países distintos sobre como paradigmas já estabelecidos são vislumbrados por diferentes culturas e personalidades. Ou seja, um prato cheio para quem busca os melhores documentários da plataforma Netflix.

O legal da obra é que existe um retrato imagético de como a realidade é formulada pelos humanos a partir de uma compreensão sustentada por irrealidades. Como se aquilo que proporcionou cada uma das problemáticas postas em questão fosse completamente alheio à realidade do assunto.

Se você gosta da crença de que o mundo transcende aquilo a que nossa vã percepção nos limita, você vai adorar o título.

 

  1. Nosso Planeta

Nosso Planeta provavelmente dispense comentários, porque com certeza você já viu ou ouviu pelo menos um trechinho dele. Trata-se, pois, de um dos melhores documentários lançados pela Netflix em 2019.

Apesar de ser uma série documental com 8 episódios, a fotografia da obra é impressionante.

Com cenários indo desde florestas tropicais a gélidos ambientes polares, cada episódio analisa um deles minuciosamente, mostrando além de suas belezas.

A ideia, então, é, de quebra, evidenciar como as atitudes do ser humano para com o nosso lar estão intimamente ligadas à destruição das nossas paisagens naturais.

Além de tudo, você vai ouvir a voz de Salma Hayek e Penélope Cruz. Demais, né?!

Uma excelente pedida para os amantes de temas correlatos a global warming.

 

  1. She’s Beautiful When She’s Angry

Na onda do movimento feminista, nossa referência vai pra She’s Beautiful When She’s Angry, que aborda as personagens impulsionadoras do agrupamento nos Estados Unidos.

Coragem, empoderamento e luta não faltaram às mulheres que batalharam por seus direitos no seio de uma das sociedades ocidentais mais marcadas pelo patriarcado machista herdado de movimentos religiosos.

Se você é a fim da temática, essa obra não pode faltar na sua lista.

 

  1. Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão

Ayrton Senna é um nome inesquecível para todos que, nas décadas de 80 e 90, estavam acordados no domingo pela manhã. Então, esse documentário é mais do que indicado para quem era fã do piloto mais famoso de todos os tempos, pelo menos em terras brasileiras.

Desde a sede pela vitória aos bastidores da Fórmula 1, tudo o que é relacionado ao tri-campeão aparece ao longo do filme.

 

  1. Feminists: What Were They Thinking?

Dando voz à luta por direitos feministas, a Netflix tem, entre seus melhores documentários, outro dedicado ao tema, e que merece referência.

Feminists: What Were They Thinking? trata de esclarecer alguns temas aos pouco informados, entre eles identidade, maternidade, aborto.

Retratados por nomes importantes da luta feminista, esses temas são interpelados pela forma de lidar com o preconceito que a sociedade impõe sobre o gênero feminino, além de mostrar como mulheres como Laurie Anderson, Lily Tomlin, Judy Chicago tiveram que assaltar seus direitos de mãos machistas.

Um obra impactante, merece um lugar à mesa entre os melhores documentários Netflix.

 

 

  1. Laerte-se

Primeiro documentário original Netflix, Laerte-se não poderia estar fora dessa lista.

A história e a obra do cartunista Laerte são retratadas com ares de poesia e sensibilidade, e tudo de maneira quase confidente. Suas transformações são acompanhadas pelas transformações pelas quais passa sua casa, quase de maneira independente ou refletiva de um novo Laerte que surge de uma reclusa intimidade sufocada.

Aos 60 anos, começa a identificar-se como mulher, depois de 3 casamentos. Porém, não se intimida de demonstrá-la ao mundo cada vez mais conservador em que vivemos.

Uma história de força e coragem interiores que resultaram em um dos melhores documentários que você poderia encontrar na Netflix ou em qualquer outra plataforma de streaming. Vale a pena! E muito!

 

  1. Na Rota do Dinheiro Sujo

Entre os melhores documentários Netflix, não poderia faltar um que expusesse as tramoias das grandes corporações, certo? Então, aqui vai!

Você sabia que a Volkswagen andou fraudando testes para verificar quanto poluente era expelido de seus carros legais com o planeta? Na verdade eles poluíam, inclusive, mais do que os comuns, mas os softwares do carro não deixavam os testes verem!

Ou, ainda, que os bancos como HSBC se importam menos com as pessoas do que com os lucros, e que, na medida do possível, não dão a menor chance de as pessoas viverem uma vida digna com transações um tanto quanto suspeitas?

E indústrias farmacêuticas com atividades questionáveis ou Trump envolto em conflitos financeiros?

Se você se interessou, são 6 episódios de pura materialização de teorias da conspiração dignas de fake news! Só que não são!

 

Se você ainda quiser mais referências, então quem sabe não dá uma olhada em obras que tematizem o nosso carro-chefe: tecnologia? Aqui vai uma lista com as melhores séries e filmes de tecnologia para serem vistos na Netflix. Não dá pra perder!

Leia mais: Você sabe como ganhar dinheiro com redes sociais?

Se você gostou do artigo, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *