Pular para o conteúdo

Os 8 melhores canais de gastronomia no YouTube

  • por

A gastronomia online está em alta, e não só entre chefes ou profissionais do setor. O interesse por truques culinários, receitas simples, pratos para datas especiais e até mesmo receitas mais avançadas cresce aceleradamente com os melhores canais de gastronomia no YouTube.

Na verdade, o fascínio por vídeos de culinária não é algo novo. Basta observar o sucesso dos canais, programas e até mesmo, competições de gastronomia que são exibidos pela TV a cabo e a programação aberta na TV, há anos.

A diferença é que com o YouTube, há maior facilidade para escolher e buscar receitas específicas, com ou sem leite, fitness ou com poucos ingredientes, do país X, igual ao filme ou da série, para vender ou lembrar da infância, e por aí vai.

Em 2017, um estudo do The Think With Google indicou que 68% dos brasileiros com acesso à internet assistem conteúdos de gastronomia no YouTube. Hoje o número deve ser ainda maior.

De fato, muitos cozinheiros do YouTube acabaram virando verdadeiros influencers digitais nos últimos anos. Não por acaso, cada vez mais pessoas abrem seus próprios canais e divulgam suas receitas preferidas, dicas de alimentação e outros conteúdos relacionados, como recomendações de utensílios, restaurantes, viagens e lifestyle. 

Confira a seguir, os 8 melhores canais brasileiros de gastronomia!

Leia também: Aplicativos de comida: quais oferecem mais vantagens?

Melhores canais de gastronomia no YouTube

Com a infinidade de vídeos de gastronomia no YouTube, é um pouco difícil escolher quais são os melhores canais da plataforma. Além dos tipos de receita (doce, salgada, vegetariana ou qualquer outra linha), cada canal apresenta os pratos de uma forma diferente: alguns possuem vídeos curtos e rápidos, outros são mais longos e seguem o passo-a-passo de cada receita.

Há canais que falam mais sobre a história dos pratos e que ensinam dicas de cortes, equipamentos ou substituições. E ainda, canais que trabalham com receitas sofisticadas ou então, um pouco mais “rústicas” e com poucos recursos.

Enfim, é realmente impossível dizer quais os melhores canais de gastronomia do YouTube, pois depende muito do objetivo e dos conhecimentos de quem está buscando.

Pois além de aprender receitas específicas, ao acompanhar um canal de culinária você também pode aprender (inclusive, alguns trabalham com cursos) sobre mais informações sobre determinado tipo de cozinha.

E por isso, muitas pessoas acabam se tornando seguidores dos canais, assistindo as novas receitas postadas todas as semanas e demais conteúdos produzidos.

Selecionamos a seguir, 8 canais brasileiros de culinária. Mas ressaltamos que existem outras inúmeras páginas e produtores de conteúdo nas mais diferentes linhas de gastronomia para entusiastas da culinária e experts na cozinha. Confira!

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

1. Ana Maria Brogui

Em uma referência a apresentadora Ana Maria Braga, o canal Ana Maria Brogui tem 10 anos no YouTube e foi o pioneiro do segmento no Brasil. Apresentado pelo publicitário Caio Novaes, o canal tem mais de 3,4 milhões de inscritos.

Além das receitas inspiradas em marcas famosas usando poucos recursos em casa, o canal também possui vídeos do Caio Novaes provando comidas de restaurantes, delivery e outros serviços.

Entre os vídeos mais populares, estão receitas de Como fazer Doritos, Como fazer cebola do Outback (acima), Como fazer Yakult, Como fazer batata frita do MCDonalds e Como fazer sonho de padaria.

2. Mohamad Hindi

Com mais de 1 milhão de inscritos, o canal do cozinheiro Mohamad Hindi apresenta receitas “sem frescura”. O ex-participante do MasterChef Brasil aposta em receitas práticas, e que por vezes não dão tão certo – mostrando o outro lado da arte de cozinhar.

Entre improvisos na cozinha, viagens e provas de comida, o canal apresenta inúmeros tipos de pratos e receitas.

Os vídeos mais famosos são dos diferentes tipos de comida como 3 tipos de hot dog, 3 tipos de maionese caseira, 3 tipos de coxinha, entre outros.

Outro diferencial do canal do Mohamad Hindi é que como ele é descendente de família árabe, muitas das suas viagens e receitas apresentam pratos típicos de outros países.

3. BBQ em Casa

Canal focado em churrasco e receitas com carne. O BBQ em Casa possui vídeos com mais de 2 milhões de visualizações. Ao todo são 689 mil inscritos, que acompanham as receitas e dicas de como preparar diferentes tipos carnes, afiar facas, preparar molhos, acompanhamentos e drinks para churrasco e refeições do dia a dia.

Entre os envios mais famosos estão os vídeos de como amaciar a carne para o churrasco (vídeo acima), como fazer carne seca tipo charque em casa, como afiar facas em casa e ainda receitas de pasta de alho e caipirinha.

4. Presunto Vegetariano

Para aqueles que não comem carne, uma boa opção para aprender receitas simples e sem produtos animais é o canal Presunto Vegetariano. Apresentado pela designer de produto Paula Lumi, o canal tem 449 mil inscritos.

Os vídeos são curtos e bem práticos, com ideias de lanches, caldos, sobremesas e até “carnes” veganas. Por não utilizar nenhum produto com base animal, as receitas também são indicadas para pessoas intolerantes à lactose.

Os vídeos mais famosos são o de 5 receitas veganas para o dia a dia (acima), como fazer “carne” de jaca verde (e fricassê vegano), como fazer de leite de coco caseiro, receita de hambúrguer vegano e como fazer tofu caseiro.

5. Receitas de Minuto

Com mais de 62 milhões de visualizações e 842 mil inscritos, o canal Receitas de Minuto é apresentado por Gisele Souza e traz dicas e receitas simples, rápidas e objetivas.

Além de sobremesas, bolos, lanches e pratos especiais, o canal tem alguns vídeos sobre como economizar com marmitas e escolher alimentos.

Alguns vídeos são curtíssimos, com menos de 2 minutos. Entre os envios com maior número de acessos, estão os vídeo de como fazer panquecas, como fazer tacos mexicanos, como fazer palha italiana, como fazer arroz de forno, e o brownie de chocolate mais fácil do mundo.

6. Dulce Delight Brasil

O primeiro canal de confeitaria francesa do YouTube, apresentado pela diretora de arte e chef de confeitaria Raíza Costa. Ao todo os vídeos já somam mais de 75 milhões de visualizações, com 833 mil inscritos no canal.

As receitas são apenas de doces e sobremesas feitas sem o uso de corantes artificiais e com o uso de ingredientes frescos e orgânicos. O canal já foi premiado pelo Taste Awards San Francisco como a série mais criativa do YouTube.

Entre os destaques do canal estão os recursos de edição utilizados e as explicações elaboradas sobre as receitas e ingredientes utilizados.

Os vídeos de receitas mais famosos são do bolo de chocolate molhadão, cookie de chocolate quentinho e bolo naked red velvet (vídeo acima).

7. Nhac GNT

O canal Nhac GNT do YouTube reúne vários apresentadores e cozinheiros como Rita Lobo, Rodrigo Hilbert, Mohamad Hindi, Felipe Bronze, Raíza Costa, Gabi Rossi, Dani Noce, André Dias, entre outros chefs e convidados.

Todas as semanas são postados novos vídeos com receitas de diferentes especialidades, desde doces, salgados, vegetarianas e de outros países.

Ao todo são mais de 88 milhões de visualizações nos vídeos, com 925 mil inscritos. Os vídeos mais famosos são das receitas de iogurte caseiro (acima), bolo de cenoura, guacamole e feijão tropeiro.

8. Panelinha por Rita Lobo

O canal oficial da apresentadora Rita Lobo, o Panelinha apresenta dicas práticas para cozinha e receitas para diferentes níveis de habilidade. Entre as playlists do canal estão séries de vídeos sobre alimentação para bebês, como preparar jantares em grupo ou sozinho, além de informações sobre alimentos, economia doméstica, cortes de alimentos, e receitas clássicas. O canal também possui um curso sobre alimentação saudável.

O canal tem 477 mil inscritos e mais de 24 milhões de visualizações ao todo nos vídeos. Entre os destaques estão receitas básicas de como fazer omelete (acima) e risoto, e ainda aproveitar alimentos como abobrinha, batata e batata-doce na série “O que tem na geladeira”.

Agora que você já conhece os melhores canais de gastronomia no YouTube é só colocar a mão na massa! Gostou do artigo? Tem mais alguma sugestão de canal? Compartilhe conosco as suas páginas preferidas de gastronomia no YouTube aqui nos comentários.

Acompanhe também as publicações do Blog Compara Plano e fique por dentro de todas as novidades da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *