Pular para o conteúdo

Qual é o melhor navegador? Veja 7 opções para você escolher

melhor navegador

Para você, qual o melhor navegador? Qual o programa que você usa para ler seus e-mails, fazer pesquisas na internet ou abrir um site? O navegador é o famoso browser, ou seja, a janela onde você tem acessos aos milhares de sites da internet.

Se você nunca pensou nisso antes, saiba que existem diversos navegadores de internet disponíveis para você baixar e escolher o que mais o atende, e não apenas aquele que já vem instalado no seu dispositivo.

E nós vamos te apresentar uma lista com 7 ótimas opções para facilitar sua vida. Ficou curioso? Acompanhe!

Saiba maisExtensões Google Chrome: como instalar e gerenciar

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que um navegador?

O navegador é, principalmente, um programa que você instala no seu computador. Através desse programa você tem acesso aos conteúdos da internet.

Também chamado de browser ou web browser, o navegador funciona em notebooks, computadores, celulares, videogames e até em Smart TVs.

O primeiro navegador a funcionar no sistema Windows foi o Mosaic, em 1993. Já em 1994, foi lançado o Netscape, que já apresentava diversas características semelhantes aos navegadores atuais. No ano seguinte, surgiu o famoso Internet Explorer.

Como funciona um navegador?

Para um navegador funcionar, ele se comunica com servidores hospedados na internet. Para isso, ele utiliza diversos tipos de protocolos de rede, sendo que um dos mais conhecidos é o HTTP. Este transfere dados binários na comunicação entre máquina, navegador e servidores.

Além disso, ele interpreta a linguagem HTML, ou seja, Hyper Text Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto), que é aquela utilizada no desenvolvimento de sites, transformando-a em uma linguagem que possamos entender.

O navegador também pode assimilar outras informações, como arquivos em PDF ou imagens.

Para acessar o conteúdo que você deseja, basta você digitar a URL, ou seja, a Uniform Resource Locator, que é um termo técnico que significa “localizador uniforme de recursos”. Ela é o endereço eletrônico, na parte superior do navegador.

Como definir qual o melhor navegador?

Para saber qual o melhor navegador, você precisa avaliar alguns parâmetros:

  • Interface amigável: primeiramente, o navegador deve ser fácil de utilizar para que você consiga de maneira rápida e acessível entrar nos sites que você deseja;
  • Segurança: deve garantir sua privacidade durante a navegação;
  • Deve ter botões para: voltar, avançar, ir para a página principal e de atualizar, que serve para recarregar a página;
  • Gerenciamento de downloads para que o usuário possa visualizar e acessar os arquivos que baixou;
  • Plugins, que são também chamados de módulo de extensão: programa de computador usado para adicionar funções ao navegador, como relógios ou mapas, por exemplo;
  • Capacidade de ter várias janelas abertas sem alterar a velocidade da internet;

Também existem alguns sites que permitem testar a velocidade de cada navegador no seu dispositivo para ver qual funciona melhor para sua configuração.

Qual é o melhor navegador hoje em dia? 7 opções para você escolher

1. Safari

O Safari é o navegador oficial do sistema operacional da Apple e funciona muito melhor em dispositivos Mac. Ele até está disponível para o Windows, mas a última atualização foi o 5.1.7.

Ele tem um bom desempenho, além de ter bloqueador de pop-ups e divisão de abas. Também é possível escolher com mais facilidade os sites favoritos.

É leve e conecta sites de forma rápida, mais que outros navegadores e possui suporte em tempo real. Também sincroniza dados e informações em qualquer dispositivo do sistema iOS.

No entanto, segundo o Project Zero do Google, ele é um dos navegadores que mais apresenta falhas. Além disso, não interrompe automaticamente downloads maliciosos, precisando de um antivírus do MacOS.

2. Chrome

Já o Chrome é o navegador do Google e é o mais usado do mundo. Ele trabalha muito bem com o JavaScript, que também é uma linguagem de programação. É estável, ocupa o mínimo de espaço na tela e tem navegação agradável.

Tem o melhor suporte a extensões, compatibilidade com dispositivos e desempenho veloz.

No entanto, pode consumir muita memória RAM, já que divide seu funcionamento de guias e plugins de maneira isolada, para que nenhum elemento faça o navegador travar. Isso pode fazer ele não funcionar tão bem em máquinas mais antigas.

3. Firefox

O Firefox também é um dos navegadores mais utilizados, além de ser bem versátil.

Ele é mantido pela fundação Mozilla, que é uma comunidade de software livre criada em 1998 por membros da Netscape. Tem um código aberto e é um dos preferidos de quem trabalha com programação.

Possui diversos plugins e é facilmente personalizado. Além disso, não exige um hardware muito poderoso para poder rodar.

No entanto, tem um tempo de carregamento lento e ainda falta compatibilidade com alguns sites.

4. Edge

O Edge é o navegador do Windows e veio para substituir o Internet Explorer. Ele é rápido e está disponível nas versões mais recentes do sistema operacional.

Ele foi recentemente reformulado após uma parceria com o Google para uma nova versão baseada no Chromium, que é um projeto de navegador de código aberto, no qual o Chrome baseia o seu código-fonte.

Possui compatibilidade com o OneNote, usado para anotações rápidas. Pode ser usado no computador, nos sistemas Android, iOS e MacOS.

Possui uma loja própria para extensões, com bloqueadores de pop-ups e anúncios e segurança para senhas, por exemplo.

No entanto, não é compatível com sistemas antigos e tem como buscador automático padrão o Bing.

5. Opera

O Opera é um dos primeiros navegadores lançados. Ele tem boa compatibilidade, usando poucos recursos do computador. Tem bloqueador de anúncios, impedindo que os pop-ups e banners apareçam.

Possui um Modo Turbo, que reduz o conteúdo recebido para uma fração do tamanho original, consumindo menos dados e aumentando a velocidade.

Ele tem uma VPN, ou Virtual Private Network, que é uma rede de comunicações privada, gratuita. Dessa forma, reduz o rastreamento online e protege sua navegação.

No entanto, não permite que vários usuários façam login em diferentes contas.

6. Brave

O Brave é o melhor navegador quando o assunto é páginas livres de anúncios. Nele, você não assiste aos famosos anúncios do YouTube, indo diretamente para o vídeo.

Porém, essa funcionalidade acabou sendo um problema para os criadores de conteúdo que não conseguiam monetizar seus trabalhos para usuários do Brave.

Dessa forma, você pode ver os anúncios voluntariamente e ganhar BATS, ou seja, os Basic Attention Token, que é a criptomoeda do software.

Assim, é possível contribuir com os criadores de conteúdo, escolhendo quais anúncios você deseja assistir enquanto você também ganha dinheiro com isso.

Ele também tem a possibilidade de abrir abas anônimas e diversas configurações. Além disso, consome pouca memória RAM.

7. Torch Browser

O Torch Browser é um navegador indicado para quem gosta de fazer downloads e para aqueles que querem estar sempre conectados nas redes sociais.

Ele tem diversas extensões e botões que são oferecidos assim que as páginas são abertas, facilitando para o usuário.

Alguns desses botões:

  • Share: para compartilhamento nas redes sociais;
  • Media: para dowload de música e vídeo;
  • Music: funciona como player online;
  • Hola: para acessar sites proibidos, alterando o país o navegador.

Além disso, possui velocidade e estabilidade e integra com contas do Google, sincronizando favoritos e senhas.

Quem usa bastante o Torrent também ganha ao usar esse navegador, já que ele permite o download e upload de grandes arquivos com apenas um clique.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: O que é ping e como interfere na velocidade da sua internet?

Conclusão: qual o melhor navegador?

Todos eles têm suas vantagens, dependendo de qual a sua intenção de uso do navegador. Além disso, muitos tem diversas funcionalidades, porém, muitos usuários só querem navegar na internet e preferem um programa que seja mais leve e rápido.

Dessa forma, quem vai dizer qual o melhor navegador, é você! Conta pra gente qual deles você usa!

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *