Pular para o conteúdo

Qual é o melhor mouse gamer? Conheça 10 opções do mercado

melhor mouse gamer

Ser um gamer profissional já está entre o sonho de carreira de muitas crianças, algo inimaginável há 10 anos. Mas, o que muita gente esquece é que, para ser um bom jogador, não basta apenas ter experiência e praticar bastante, os periféricos escolhidos também podem fazer a diferença no processo, pois ajudam a melhorar a performance do usuário. Por isso, você deve saber qual o melhor mouse gamer.

Se você chegou até este post, é muito provável que você esteja com várias dúvidas como: qual é o melhor mouse gamer vendido no Brasil? O modelo vai possibilitar um melhor desempenho? Oferece o melhor custo-benefício? Qual traz mais DPI? Devo escolher um mouse wireless ou com fio?

Para responder todas essas e outras dúvidas sobre esse periférico, fizemos uma lista com os dez melhores dispositivos da atualidade, apontando os seus diferenciais. Esperamos que ela possa te ajudar a escolher o mouse gamer que mais se enquadra no seu estilo de jogar. Vamos lá? 

Leia mais: Notebook gamer: vale a pena comprar um?

O que é um mouse gamer ?

O mouse para jogos, comumente chamado de mouse gamer, é um item indispensável para quem se dedica aos jogos no PC. Principalmente quando falamos em jogos de ação (mais especificamente os de tiro), o mouse é um elemento determinante para garantir uma boa jogabilidade. Mas, por quê? A resposta está na diferença entre o mouse comum e o mouse gamer.

 

Qual a diferença do mouse gamer para o convencional?

Diferente do mouse tradicional, usado nos computadores domésticos e em escritórios para executar as tarefas do dia a dia, o mouse gamer oferece desempenho específico para cada tipo de ação dentro dos jogos como sensibilidade de manuseio, peso e até botões extras.

Por isso, a escolha do melhor mouse gamer para você deve ser pautada no gênero de jogo que será mais executado.

Nos  jogos de tiro em primeira pessoa (os chamados FPS), nos quais a precisão no controle é muito importante, você pode ganhar vantagem sobre seus oponentes ao utilizar um mouse com grande sensibilidade e, portanto, mais fácil de clicar. 

Já em jogos do tipo MMORPG, a existência de múltiplos botões extras no dispositivo proporciona maior agilidade no momento de usar habilidades e magias.

 

Vantagens e desvantagens de um mouse gamer

Antes de mais nada, é importante você saber que pode sim jogar e se divertir com um mouse comum. Porém, ele não lhe permitirá explorar todo o seu potencial como jogador. Por isso, se você é uma pessoa competitiva ou pretende ser um jogador profissional, um mouse gamer adequado ao seus jogos e confortável para o manuseio torna-se um item obrigatório. 

As principais vantagens do mouse gamer sobre o tradicional são os recursos inovadores, como o DPI ajustável, os ajustes de peso, os botões extras programáveis e alguns outros diferenciais que você irá conferir abaixo.

 

O que é DPI e por que é tão importante?

Traduzida do inglês, a sigla DPI (dots per inch) vem do universo da tecnologia e significa, na tradução direta para o português, “pontos por polegada”.  Em termos mais simples, o DPI é a velocidade do mouse

Quanto maior o DPI, maior será a velocidade com que o ponteiro do mouse se deslocará em sua tela. Além disso, um DPI alto, acima de 3.000 de DPI, por exemplo, pode reduzir o cansaço após longas horas de jogo, pois você precisará mover menos a mão ao jogar.

Entretanto, um DPI abaixo de 1.000 de DPI possibilita maior precisão. Assim, modelos com essa característica são os mais escolhidos por jogadores profissionais. 

Levando tudo isso em consideração, ao escolher um mouse gamer,  prefira os que possuem a capacidade de alternar entre níveis de DPI de acordo com o jogo em execução. Quanto mais detalhada for essa configuração, melhor.

 

Os melhores mouses gamer de 2019

Agora que você já sabe os principais diferenciais do mouse gamer e o porquê de você precisar ter um, vamos te mostrar os principais modelos vendidos em 2019 que fizeram sucesso no mundo gamer. Confira! 

 

Thermaltake Ventus R

Começamos com um mouse que possui um visual diferenciado. O Thermaltake Ventus R é a opção certa para quem procura um mouse compacto e voltado para as pegadas “claw” e “fingertip”. O design simétrico desse modelo agrada tanto aos destros quanto aos canhotos.

Equipado com um sensor de primeira (Pixart PMW 3310), o Ventus R mostra um desempenho bem próximo ao dos melhores mouses gamers do mercado, como os Zowie e o Logitech G903.

 

Steelseries Rival 300

A fabricante dinamarquesa Steelseries é conhecida mundialmente por seus produtos gamer de qualidade acima da média. O Rival 300 é uma bom exemplo do alto desempenho que ela pode oferecer: com muita ergonomia e switches customizados, o mouse tem a durabilidade estimada em 30 milhões de cliques.

O produto é avançado e voltado para aqueles que não se importam em investir um alto valor. Porém, tal investimento é totalmente recompensado pelo desempenho, que detecta tranquilamente até os movimentos mais rápidos. Indicamos este modelo também para quem usa as pegadas “palm” ou “claw”.

 

Zowie FK2

Projetado para atender aos mais exigentes profissionais e entusiastas, o aparelho traz um design discreto, com acabamento preto fosco que esconde, além de um sensor de alta performance, uma velocidade de resposta surpreendente.

Outro modelo ambidestro, com botões nas duas laterais, o FK2 agrada a jogadores destros e canhotos, prometendo elevar o nível de qualquer competição, principalmente nas FPS, por ser leve e responsivo, também com as pegadas “claw” e “palm”. 

 

Logitech G903 Lightspeed 

Um dos mais avançados do mercado gamer atualmente, trazendo diversos recursos alinhados com uma boa dinâmica de uso, o G903 tem um corpo compacto. E fez tanto sucesso entre os jogadores que a Logitech lançou uma nova versão do modelo em 2019, aumentando a autonomia da sua bateria.

Segundo a fabricante, agora o hardware sustenta até 140 horas de uso, o que alonga a vida útil do aparelho. Outros pontos interessantes nesse mouse são: o modelo é sem fio e seu tempo de resposta é de 1ms, o que oferece mais precisão aos cliques.

 

Corsair Harpoon 

Equilibrado para a categoria em que se enquadra, esse modelo traz alguns recursos diferenciados para se adaptar ao setup de cada usuário. Um exemplo é a iluminação RGB na logo, que pode ser configurada em diferentes cores.

O destaque aqui vai para o fato de ele ser compacto, auxiliando na ergonomia. Já as ranhuras desenhadas nas laterais colaboram com uma pegada a ser mais firme, favorecendo a precisão dos cliques, juntamente com o sensor óptico de 6000 DPI.

Leia também: Dicas para montar seu PC Gamer: como escolher equipamentos ideais.

 

Razer Mamba Chroma

Quando falamos em produtos gamer, a gigante Razer é uma das mais conhecidas no mercado. Isso porque, além de oferecer produtos de boa qualidade, é a patrocinadora oficial de muitos eventos de e-sports, além de ofertar ao mundo gamer celulares de alta performance para o segmento.

Pela excelente performance apresentada, o Mamba Chroma é bastante utilizado pelos jogadores profissionais. O dispositivo tem um corpo bem desenhado, que se encaixa em diversos tamanhos e formatos de mãos. Suas cores RGB realizam até 16.8 milhões de combinações, oferecendo diferentes personalizações para cada tipo de jogo. 

Outra vantagem competitiva para o aparelho é o sensor de 16000 DPI, que deixa o mouse como o mais preciso do mundo.

 

Cougar Revenger

Outro que não poderia ficar de fora da nossa lista de melhores mouses gamer é o Revenger, o modelo mais poderoso da Cougar.

Equipado com sensor PMW top de linha e switches OMRON, esse modelo traz muita qualidade para os jogadores que buscam um mouse grande e confortável, porém com um visual descolado.

As gigantes pás de teflon na parte de inferior fazem-no deslizar com tranquilidade sobre qualquer mousepad, oferecendo mais velocidade e precisão em todos os movimentos. Adaptável a todos os tipos de pegadas, esse mouse tem ótimo custo-benefício para quem não pretende gastar tanto dinheiro, porém procura qualidade e agilidade.

 

Logitech G502 Hero

Um dos mais adaptáveis dessa lista, o G502 traz diversos recursos que o transformam em uma opção com fio agradável aos jogadores.

Isso, porque ele possui 11 botões programáveis, que podem ser usados em diversos tipos de games, contribuindo para que o usuário fique concentrado em dominar apenas um dispositivo.

Outro diferencial é o peso extra: 5 ferros de 3.6 gramas que servem para auxiliar no equilíbrio. Dessa maneira, o conforto e o desempenho são constantemente otimizados. Sendo removíveis, também é possível distribuir os pesos em diversos compartimentos disponíveis, tanto nas laterais como na parte de baixo.

Spider Tarantula Om-702 

Esse é o mouse gamer mais barato da lista, porém isso não quer dizer que sua qualidade seja inferior. Mas, sim, uma oportunidade acessível a ser testada em diferentes tipos de jogos.

Seu sensor óptico é de 2000 DPI, garantindo tranquilidade em diferentes situações. Além disso, a fabricante garante a vida útil de 12 milhões de cliques, sendo essa uma boa média para a categoria.

Fortrek Pro M7

Outra opção bem em conta para quem busca um mouse gamer barato e com boa performance é o Fortrek Pro M7.

Com o DPI ajustável em uma pequena faixa e 7 botões, esse modelo é adequado aos usuários que precisam de performance profissional, mas não querem gastar muito.

Esperamos que nossa lista possa ajudar no momento de fazer sua escolha na compra do melhor mouse gamer. Você já utilizou algum dos modelos citados aqui para jogar? Conte a sua experiência nos comentários!

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Quer saber mais sobre games, periféricos e os lançamentos do mercado nesse segmento? Então, acompanhe nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *