Melhor internet do Brasil em 2021: veja o ranking e saiba escolher

melhor internet do brasil

Você já se perguntou qual a melhor internet do Brasil? Não é uma pergunta que tenha uma resposta simples, mas de acordo com alguns critérios e análise da qualidade dos serviços é possível descobrir qual é a melhor opção de internet no Brasil para você.

No primeiro trimestre de 2020, a realidade da população brasileira mudou por conta da pandemia do novo coronavírus.  Se trabalhávamos em escritórios, em março de 2020 colocamos nossos computadores debaixo do braço e de repente nossos lares viraram nossos escritórios.

Nossas atividades de lazer passaram a acontecer dentro de nossas casas. E para aqueles que têm filhos, a sala de aula também chegou até as salas de jantar ou escritórios das residências.

E tudo isso demanda internet de qualidade. Por isso é essencial que ao escolher uma operadora como seu provedor de internet é preciso analisar as possibilidades com muita atenção. Mas fique tranquilo, que neste texto fizemos essa análise por você.

Saiba mais: Qual a melhor internet fibra? Veja o comparativo e comprove!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Melhor internet do Brasil: a avaliação da Anatel

A Anatel é a Agência Nacional de Telecomunicações brasileira. Seu papel é regulamentar e avaliar os serviços de telecomunicações como a telefonia e internet em todo o território brasileiro.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Em março de 2021, a agência divulgou os resultados obtidos em uma pesquisa sobre qualidade da internet no território brasileiro. A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e novembro de 2020. Foram entrevistados 92 mil consumidores de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. 

A agência relatou que os entrevistados foram mais participativos e rigorosos neste último ciclo de avaliações. Especialistas do órgão regulador afirmam que isso pode estar associado ao uso mais intenso dos serviços de internet nos últimos 15 meses com a pandemia de Covid-19.

Quais os critérios avaliados pela Anatel?

Para realizar a pesquisa com os mais de 90 mil consumidores de banda larga no território brasileiro, a Anatel elaborou critérios rigorosos de avaliação.

Os indicadores de qualidade de serviço analisados foram:

  • Satisfação geral dos consumidores: uma avaliação geral do serviço prestado pela operadora;
  • A oferta de canais de atendimento diversos, bem como a qualidade do atendimento prestado para resolução de problemas associados ao serviço contratado;
  • O funcionamento dos sistemas de atendimento telefônico para reclamações e pedidos de assistência técnica.

Com base nos critérios da Pesquisa de Satisfação e Qualidade foi possível perceber que os níveis de satisfação dos consumidores com relação aos serviços de telefonia móvel e fixa e serviços de TV por assinatura aumentaram. Entretanto não se pode dizer o mesmo sobre os serviços de internet fixa.

Os resultados obtidos na avaliação indicam que há pontos positivos no serviço de banda larga oferecido pelas operadoras. Porém é claro que melhorias são necessárias e devem ser realizadas.

Os resultados obtidos na avaliação da Anatel são uma média

As análises realizadas pela Anatel levam em consideração as opiniões emitidas pelos 92 mil participantes para chegar ao ranking das operadoras brasileiras que fornecem serviços de internet fixa.

Porém é  importante reforçar que os resultados podem divergir de opiniões pessoais e casos específicos.

Lembre-se que a qualidade de serviço pode variar entre cidades. Pode ser que determinada operadora funcione muito bem na sua cidade e não tenha a mesma qualidade em outras localidades.

Veja o ranking da pesquisa Anatel e descubra qual a melhor internet do Brasil

  • Unifique (no estado de Santa Catarina): 7,73
  • Algar (nos estados de Goiás e Minas Gerais): 7,13;
  • TIM (ampla distribuição no Brasil): 6,91;
  • Vivo (ampla distribuição no Brasil): 6,80;
  • Sercomtel: 6,65;
  • Claro/NET (ampla distribuição no Brasil): 6,52;
  • Sky (ampla distribuição no Brasil): 6,08;
  • Oi (ampla distribuição no Brasil): 5,78;
  • Hughes (distribuição nacional): 4,86.

A avaliação realizada com os entrevistados, além das notas gerais para as operadoras, permitiu observar critérios considerando todas as operadoras avaliadas. No contexto brasileiro a cobrança, a recarga e os serviços de reparo e instalação receberam notas maiores que 7. Os critérios de oferta e canais de atendimento ocuparam o terceiro lugar no ranking, com nota de 6,82. 

Entretanto, a capacidade de resolução de problemas e o atendimento telefônico foram os critérios com pior avaliação.  Com isso podemos afirmar que é necessário que as operadoras priorizem estes aspectos para melhorar os serviços prestados.

Saiba mais: Qual é a melhor internet para sítio? Veja como escolher

Como escolher a melhor internet do Brasil para a sua casa?

Escolher uma boa internet pode ser complexo, mas agora você já está por dentro da avaliação realizada pela Anatel. A fim de facilitar ainda mais o processo de escolha da melhor internet, vamos apresentar nove pontos que você deve avaliar no momento da escolha.

  1. Conheça a sua necessidade de internet: analise os seus hábitos de consumo de internet. Se você utiliza muitos serviços de streaming, usa jogos online para se distrair e realiza transmissões ao vivo procurando pacotes com maiores velocidades disponíveis. Há pacotes de 1 mega até 300 mega. 
  2. Pesquise as suas opções: ao definir suas necessidades e orçamento é o momento de pesquisar as opções disponíveis. O portal Compara Plano pode te ajudar nesta busca. 
  3. Avalie o custo-benefício: nem sempre o plano mais barato é o melhor para você, escolha o plano que atende às suas necessidades com mais vantagens e menor preço; 
  4. Confirme se não há franquia de dados: algumas operadoras limitam a quantidade de internet de banda larga disponível para ser usada mensalmente; 
  5. Fique atento as promoções: alguns pacotes podem estar com valor reduzido temporariamente por alguma ação promocional, leve isso em consideração ao realizar a sua escolha; 
  6. Considere a possibilidade de contratar combos: algumas operadoras de internet podem oferecer vantagens na contratação de pacotes que incluem internet, TV por assinatura e linha telefônica; 
  7. Suporte técnico: avalie se o suporte oferecido pela operadora escolhida tem diversos canais de atendimento, isso pode facilitar a resolução de problemas com a sua conexão de internet; 
  8. Perguntar não ofende: pergunte para seus amigos, conhecidos e familiares sobre as operadoras que eles contrataram para as suas casas; 
  9. Verifique se há taxas adicionais na hora de contratar uma internet de banda larga: podem ser adicionadas à sua cobrança taxas de adesão ao pacote de internet, o que pode fugir do seu orçamento.

Claro Internet

A Claro oferece pacotes de internet de 1O mega de conexão até 240 mega.  Para todos os planos disponíveis, ao realizar a sua assinatura você garante acesso aos conteúdos exclusivos o Now e também o serviço de Wi-Fi.

CONFIRA OS PLANOS DISPONÍVEIS DA CLARO

TIM Internet

A TIM oferece dois pacotes de internet fixa:  50 mega ou 80 mega.  Ao escolher a TIM para ser a sua operadora você garante modem gratuito e outras vantagens:

  • Backup de 150GB;
  • Protect Filhos;
  • Serviço exclusivo de segurança;
  • Protect Wi-Fi.

FIQUE POR DENTRO DAS VANTAGENS EXCLUSIVAS DA TIM

Vivo Internet

A operadora Vivo tem serviços de internet fixa disponíveis com velocidades variando de 5 mega até 100 mega.  Caso você queira garantir uma conexão de qualidade, além de serviços exclusivos, acesse o portal do Compara Plano e conheça  as vantagens dessa operadora.

Oi Internet

Já ouviu falar da Oi e quer conhecer mais sobre esta operadora? Afim de ajudar nesta missão o Compara Plano separou as informações mais importantes para você. Conheça os planos de 200 mega e 400 mega de internet clicando aqui

Ao escolher a Oi você não apenas garante a instalação gratuita como também acesso aos conteúdos exclusivos do Oi Play.

Sky Internet

Caso você queira ser cliente Sky esta operadora oferece planos de internet com velocidades variando de 2 mega a 25 mega. Ao escolher esta prestadora de serviço você garante um modem gratuito para configurar sua conexão Wi-Fi.

CONHEÇA AS OFERTAS DA SKY

E aí, já sabe qual a melhor internet do Brasil?

Se este conteúdo te ajudou e você quer ficar por dentro das novidades sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Queremos te ver mais vezes por aqui!

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *