Pular para o conteúdo

Conheça as novidades do MacOS Catalina

  • por
MacOS Catalina

A Apple é a empresa conceito do ramo de tecnologia na atualidade. Seus produtos são sempre aguardados com ansiedade pelos usuários mais ávidos da marca e, tradicionalmente, avançam em direção à quebra de paradigmas em relação a seus antecessores. Com o MacOS Catalina não foi diferente, porquanto seus recursos oferecem novas funcionalidades realmente interessantes aos usuários dos computadores Mac.

As novidades são diversas, porém destacam-se o fim do iTunes, o qual foi desmembrado e diluído pelo Finder e por outros três aplicativos, a evolução da assistente Siri, que apresenta cada vez mais sinais de inteligência adquirida, e a melhor formulação de um ecossistema entre dispositivos da marca, que integra o iPad.

Uma última novidade, dedicada aos gamers de plantão, é a estreia do Apple Arcade, a plataforma de jogos da Apple que passa a integrar os computadores da marca.

Leia mais: Mac Pro: veja as novidades do lançamento da Apple

O MacOS Catalina

O abismo existente entre os sistemas operacionais da Apple e os de seus principais concorrentes, Android e Windows, mobile e estável, respectivamente, é notório. Considerando também a qualidade dos componentes que integram seus produtos, é possível entender o porquê de a Apple ser considerada uma empresa conceito. Tais fatos justificam o iPhone ser tão caro ou mesmo o MacBook o ser.

Agregando valor aos produtos da marca, o MacOS Catalina chega ao mercado como a versão mais recente do sistema operacional da Apple. Ele acompanha a evolução significativa da empresa em termos de softwares, a exemplo do ocorrido com o iOS 13, dedicada aos celulares da maçã.

Para contar com ele, não é preciso pagar. Os usuários de MacBooks e iMacs simplementes precisam solicitar a atualização pelas próprias configurações do sistema, e isso não é diferente dos lançamentos anteriores.

Dito isso, vamos às principais novidades do MacOS Catalina.

1. Bye bye iTunes

O iTunes revolucionou a forma – com que muitos usuários – se relacionam com a música. Quando surgido, tratava-se literalmente de uma revolução, mas agora ele vai deixar de existir na sua próxima atualização.

Como ele tinha muitas funções, aparentemente a Apple decidiu fatiá-las em softwares menores e mais especializados, para afastar os ares de bagunça. A verdade é que aquela bagunça sempre pareceu agradável e funcional, no maior estilo ‘quem pode mais, pode menos’.

Agora, três programas vão ter a função de realizar aquilo que o iTunes realizava sozinho: Músicas, Podcasts e Apple TV.  Um detalhe é que, a partir do MacOS Catalina, a ferramenta de sincronização de dados ou backup local para iPhones e iPads está dentro do Finder.

Essa subdivisão deve servir de estímulo antecipado ao fortalecimento do Apple TV+, o serviço de streaming da marca que chegou ao mercado no fim do segundo semestre de 2019..

2. Programa dedicado aos podcasts

Podcast é febre mundial. A mídia tem se consolidado como um gênero consumível e agradável a públicos diversificados, o que a faz receber cada vez mais investimentos e angariar cada vez mais audiência.

Anteriormente, os podcasts estavam inseridos no iTunes, numa entrada de pouca visualização, diga-se de passagem. Com a mudança recente, ter um programa dedicado a eles no Mac irá oferecer uma grande visibilidade aos que andam circulando pelos ouvidos do público.

Com o MacOS Catalina, os podcasts têm tudo para dar cada vez mais certo..

3. Tempo de uso

O app de Tempo de Uso está presente no sistema operacional dos iPhones. Neles, é possível, semanalmente, dar um conferida em quanto tempo é dedicado não só ao aparelho diariamente ou semanalmente, mas a cada app, dentre aqueles que mais consomem tempo do usuário.

Com a chegada do MacOS Catalina, uma versão poderosa da ferramenta chega aos usuários de notebooks e desktops. Além de checar o tempo despendido (e perceber se você não anda se desvirtuando enquanto deveria estar trabalhando ou estudando), é possível instituir limites de tempo específicos que, quando violados, acionam um alerta ao usuário. Papais de plantão vão adorar!

O recurso tende a ajudar aqueles que são mais dispersivos a encontrar o caminho da luz..

4. Catalyst: aplicativos de iPad no Mac

Uma funcionalidade bem interessante que chega com o MacOS Catalina é a portabilidade de aplicativos entre aparelhos com as plataformas Apple. Com o Catalyst, é possível ter aplicativos do seu iPad em desktops ou notebooks.

Essa funcionalidade é bem interessante porque permite que aplicativos de redes sociais, como Twitter, ferramentas profissionais ou jogos pesados tenham um lugar à mesa (com o trocadilho do desktop). Então, aqueles apps do seu iPad poderão ser migrados pr’o seu PC sem complicações..

5. iPad como segunda tela

Essa funcionalidade representa um grande avanço no sentido de os produtos da Apple serem integrados em um ecossistema ativo.

A partir da chegada do MacOS Catalina, é possível, por meio do recurso Sidecar, usar o iPad como uma segunda tela do Mac. Dessa maneira, é possível ter um espelho dela, o que é bem bacana caso você queira mostrar o que está fazendo a alguém, ou uma própria extensão da primária.

Além disso, vale dizer que o iPad pode se transformar em uma mesa digitalizadora, o que permite que sejam feitas ilustrações, artes ou rabiscalhadas, simplesmente, com a ferramenta Apple Pencil.

O que há de destaque também nesse recurso é que, para usufruir dele, a conexão pode ser feita com ou sem fios. Nada mais justo!

.6. Encontrar um Mac perdido

Você sabia que a Apple mantém uma rede de interligação entre seus dispositivos ao redor do mundo todo? Nem nós! Contudo, fato é que, a partir do MacOS Catalina, bem como do iOS 13, é possível encontrar o seu Mac mesmo que ele esteja offline.

Isso se dá por meio de um sinal bluetooth enviado por um Mac, que chega até outro Mac, que chega até outro, e assim sucessivamente até que o seu responda à solicitação. E tudo isso pode acontecer offline!

A Apple jura que o sinal é criptografado e que ele não causa desperdício de bateria. Se for assim, tudo bem.

.7. Proteção contra roubo

Roubar um iPhone ou iPad é um esforço quase inútil. Isso, porque, mesmo que o aparelho seja restaurado às configurações originais de fábrica depois de levado, a senha do iCloud do dono vai ser necessária para usá-los.

Nesse sentido, o MacOS Catalina oferece o mesmo recurso aos usuários de Mac. Ou seja, eles se tornam antiuso pós-roubo, ressaltando que nada impede alguém de levá-lo.

Como os Macs têm constituição diferente da dos tradicionais computadores de plug and play, em que as peças são substituíveis, as componentes da Apple são, em sua maioria, soldadas ou coladas brutalmente. Desse modo, um dispositivo bloqueado é pouco ou nada aproveitável para um cidadão mão-leve.

8. Seus dados cada vez mais protegidos

E, já que estamos falando de segurança, cabe falar sobre as mudanças acontecidas nas permissões do MacOS Catalina.

A partir dele, elementos vitais do sistema operacional não compartilham o volume com o armazenamento geral, mas residem em um separado. O detalhe é que, para esse, há apenas permissão de leitura. Ou seja, não há modo – pelo menos até o momento – de programas mal-intencionados modificarem ou apagarem arquivos primários.

A segunda mudança é a de que aplicativos da máquina não podem acessar documentos sem autorização do usuário. Quaisquer que sejam.

São recursos que realmente incrementam o já blindado sistema disponível aos Macs, garantindo uma maior segurança ao usuário..

9. Apple Arcade

Esse é o novo serviço de assinatura de games que a Apple disponibiliza a seus usuários. Contudo, ele não está limitado ao MacOS Catalina, pois chega também para o iPhone e para o iPad.

Trata-se de uma plataforma com diversos games ao preço de R$9,90 mensais, um custo relativamente módico. Um detalhe legal é que ela permite o Compartilhamento Familiar, o que faz com que o recurso não esteja limitado ao usuário primário.

Como os adeptos da marca geralmente são exigentes, se você for um Apple gamer e quiser otimizar ainda mais os seus jogos, deveria conhecer o Claro Gaming. Pois ele conta com ultravelocidades e ping otimizado com redução de lag.

É contraditório falar sobre uma e outra plataformas juntamente? Sim! Mas nós queremos o melhor pra você!

.Como atualizar para o MacOS Catalina

Então, para atualizar a sua máquina, basta fazer o seguinte:

  1. Ir às Preferências de Sistema;
  2. Buscar por Atualização de Software;
  3. Aguardar o sistema operacional ser instalado;
  4. Desfrutar.

É preciso ressaltar que a atualização estará disponível, cumpridos alguns requisitos mínimos de hardware e software.

Primeiro, você precisa contar com o OS X 10.9 ou uma versão superior dele. Além disso, ter 4GB de memória RAM e 12,5GB de memória interna disponíveis, no mínimo.

Depois, é preciso contar com algum dos modelos que seguem:

  • 1. MacBook
    • MacBook 201) ou superior
  • 2. MacBook Air
    • MacBook Air 2012 ou superior
  • 3. MacBook Pro
    • MacBook Pro 2012 ou superior
  • 4. Mac mini
    • Mac mini 2012 ou superior
  • 5. iMac
    • iMac 2012 ou superior
  • 6. iMac Pro
    • iMac Pro 2017 ou superior
  • 7. Mac Pro
    • Mac Pro 2013 o superior

Se sua máquina se encaixa nas listas acima, então é só você desfrutar das novidades do MacOS Catalina.

Leia mais: Claro Up: o plano que garante smartphone novo sempre, inclusive iPhone

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *