Pular para o conteúdo

Limpador de celular: 4 apps para liberar espaço no seu aparelho

  • por
limpador de celular

Os smartphones estão cada vez mais potentes. São conjuntos fotográficos mais elaborados, recursos audiovisuais melhores, e, obviamente, uma navegação mais acentuada. O que passa desapercebido por muita gente, porém, é que ele sempre acumula arquivos (mesmo que de registro) sobre o que fazemos. E, ao final, somente o limpador de celular para realizar uma limpeza desses espaços na memória de armazenamento.

É bem verdade que os aparelhos mais modernos contam com capacidades cada vez maiores. Contudo, ainda há muita gente que alcança a fronteira limite dos Gigas de memória com facilidade. A principal consequência desse fato é a lentidão que acomete o processamento do smartphone. Geralmente, eles se tornam lentos e, em casos extremos, estão sujeitos ao travamento, o que impede seu uso.

Nesse momento, o limpador de celular surge como a melhor opção. Direcionando seus esforços para aquilo que passa desapercebido pelos olhos do usuário, ele é capaz de extrair Gigas de arquivos em cache em poucos segundos. Além disso, também lima a memória RAM, limpando processos que operam em segundo plano consumindo seu “motor” de atuação.

Em algumas opções, o aplicativo ainda sugere a deleção de imagens repetidas, de aplicativos não utilizados há muito tempo, ou de arquivos que nunca foram abertos.

São muitas opções e todas aqui descritas funcionam com uma acurácia notável. Basta escolher a sua!

Leia também: Como ocultar um app do seu celular: veja aqui o passo a passo!

CONFIRA OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Como funciona o limpador de celular

Existem diversas frentes nas quais o limpador de celular pode atuar. Como há muitos aspectos envolvidos na lentidão do aparelho, tais ferramentas são capazes de mapear e identificar aquilo que é prejudicial para saúde de processamento do seu aparelho.

Alguns são mais completos do que outros, mas, via de regra, os problemas principais são sempre atacados.

O que ele limpa do seu celular

Cache: Sempre que você utiliza o seu celular, existe uma memória chamada de cache que fica armazenada nele. São registros daquilo que é feito e que acabam sobrecarregando sua memória quando muito numerosos. Você até pode limpar esse tipo de arquivo em seus aplicativos um por um, mas o limpador de celular é uma mão na roda porque realiza essa operação em todos de uma única vez.

Aplicativos em segundo plano: Há muitos aplicativos que ficam rodando em segundo plano sem que o usuário perceba. A consequência disso é que eles ficam consumindo memória RAM, que é justamente a memória a qual provê o processamento do celular, sua rodagem fluida. Fechando-os, você libera parte do motor do seu celular para as atividades que realmente merecem esforço da sua máquina.

Aplicativos que consomem mais bateria: Muitas vezes, os aplicativos não precisam estar em segundo plano para consumir outras especificações do seu aparelho. A bateria é uma delas, pois aplicativos que passam o tempo inteiro ativos e demandam muitos recursos acabam impactando na vida útil da sua vida energética. Um exemplo são os aplicativos de namoro, os quais demandam, além da navegação neles, o GPS ligado e ativo o tempo inteiro, para saber quem cruzou com você.

Arquivos em desuso: O limpador de celular consegue mapear os aplicativos que estão em desuso ou que nunca foram abertos. Então, ele é capaz de sugerir que você desinstale aqueles que somente consomem sua memória de armazenamento.

Arquivos duplicados ou inúteis: Em alguns limpadores, o usuário tem acesso a sugestões de deleção de arquivos que sejam duplicados ou inúteis. Sabe quando você bate várias fotos e somente uma fica boa? Há limpadores que fazem esse mapeamento e sugerem que você se livre de algumas delas.

Limpador de celular: confira nossa seleção

Speed Booster

O Speed Booster é uma das melhores ferramentas de segmento e trabalha com destreza na limpeza da sua memória RAM. Ela é a responsável por armazenar temporariamente dados daquilo que está sendo realizado no momento. Por isso, ela deve estar sempre o mais limpa possível para que não comece a comprometer a sua velocidade de processamento (a rapidez do seu celular).

Outra função interessante do aplicativo é que ele mapeia problemas da sua bateria e reduz o consumo de energia do aparelho. Além disso, pode otimizar o tempo de carregamento do celular, o que é bem legal.

O aplicativo é gratuito, sem anúncios e está disponível na Play Store.

CCleaner

O CCleaner  é uma das referências do gênero no segmento de telefonia móvel. Com ele, o usuário alcança rapidez, segurança e otimização do seu aparelho em poucos cliques. O app remove arquivos indesejados, limpar histórico do navegador, elimina cache de aplicativos e conteúdo de área de transferências.

O hibernador de aplicativos em segundo plano é outra funcionalidade bastante interessante. Ele encerra esses aplicativos e os deixar dormidos até que eles sejam abertos novamente pelo próprio usuário, de maneira manual. Nesse mapeamento de apps, ele ainda indica quais aplicativos consomem mais bateria e dados e quais não são mais utilizados há tempo.

A solução está disponível para aparelhos Android na Play Store.

Clean My Phone (iPhone Cleaner)

O sistema operacional iOS não necessita de tantas limpezas quanto o Android. Isso, pois o próprio software promove limpezas mais otimizadas nesse sentido, e um dos grandes ditados de quem é proprietário de iPhone é que eles nunca travam. Porém, aparelhos mais antigos podem ter lá suas questões de lentidão, e, para esses, o Clean My Phone (Iphone Cleaner) é a melhor opção.

Assim como nos casos de aparelhos Android, esse aplicativo ajuda a liberar a memória do iPhone. Para isso, elimina aplicativos não utilizados há muito tempo, arquivos corrompidos, cookies, scripts, além de outros arquivos desnecessários.

Clean Master: limpador de celular com antivírus

O Clean Master é uma das referências mais sólidas quando o assunto é limpador de celular. O app já foi baixado por mais de 1 bilhão de usuários, e ele promove limpezas dignas de ser um dos tops em qualquer lista.

Uma funcionalidade adicional é que ele também atua como antivírus. Assim, ataca malwares e arquivos mal-intencionados, promovendo uma camada extra de segurança para o usuário.

Ele está disponível na Play Store em duas versões. A Lite, por exemplo, é ainda mais leve do que o tradicional, ocupando menos memória e agindo no sentido de liberar espaço.

Leia mais: Internet móvel ilimitada? Entenda e descubra como ter!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *