Limitar sua internet: saiba por que fazê-lo?

Sabia que é possível limitar sua internet para que outros dispositivos conectados à rede não consigam usá-la? É possível fazer isso para todos os aparelhos, sejam eles móveis ou PCs de mesa.

Limitar a internet pode ser uma solução para a lentidão da internet, que pode ser decorrente de uma série de fatores, inclusive do uso indevido dela.

É comum ouvir relatos de usuários que, mesmo com uma boa conexão de internet e um pacote vantajoso de GBs, obtiveram um dia ruim com a conexão durante seu uso. Esse problema também pode ocorrer com dados móveis, quando o roteador do aparelho está ligado.

Se você gostaria de evitar esse tipo de situação, é possível limitar sua internet para tentar resolver o problema. Por isso, montamos um passo a passo para te ajudar no processo. Confira! 

Leia mais: Conheça os planos da Claro, a melhor internet do Brasil!

O que é limitar a internet nos dispositivos?

Bem, limitar sua internet consiste em diminuir os dados que os outros dispositivo recebem. Por exemplo, é possível limitar a internet em um certo horário, para certos sites e até mesmo separar uma porção de dados para controlar a quantidade de internet que cada dispositivo conectado a rede pode receber. Dessa forma, é possível enviar a quantidade certa de dados para cada tipo de propósito com que a rede é usada.

Por que limitar sua internet?

Existem muitos motivos para limitar sua internet para outros dispositivos. Um deles é para as pessoas que amam uma boa jogatina online. Nesses momentos é essencial que se tenha uma boa conexão para não ser desconectado, nem sofrer com lag e interrupções na partida. 

Outro motivo é para aqueles que utilizam muito a internet para baixar conteúdos. Uma boa estabilidade na rede bem como uma boa quantidade de dados são essenciais para que o download seja completo com êxito. Afinal de contas, quem nunca colocou um arquivo ou conteúdo para baixar e a internet caiu bem no finalzinho? 

Outras situações como tentar anexar um arquivo pesado ou fazer uma reunião via chamada de vídeo ou áudio também necessitam de uma boa conexão de internet. Assim, definir um horário exclusivo para usar tais recursos é importante e indicado. 

Diversas esferas cotidianas requerem uma internet rápida e confiável, seja navegar nas redes sociais ou lidar com assuntos de trabalho. Por isso, é interessante saber como limitar a internet para outros dispositivo para os momentos em que você mais precisa. 

Antes de começar o processo de limitar sua internet existem algumas dicas que você pode seguir.

Por exemplo, faça um levantamento de quantas pessoas estão utilizando a internet na sua casa. Leve em consideração quantas pessoas possuem acesso à sua Wi-Fi e quem são elas. 

Faça uma análise do consumo de internet, e descubra se o pacote que você possui abrange a todas as pessoas que utilizam a rede. 

Com isso em mente, você já pode começar a limitar sua internet!

Como limitar a internet no roteador Wi-Fi

Para começar o processo de limitar sua internet, não é necessário nada além do seu roteador e alguns dados sobre a rede. Para começar, siga os seguintes passos:

  1. Descubra o IP de identificação do seu roteador. Geralmente esse número está informado no próprio aparelho, porém é possível vê-lo da seguinte forma:
    1. Clique no menu ‘iniciar’ no seu PC ou notebook. 
    2. Digite ‘CMD’ na barra de pesquisa
    3. A opção de ‘Prompt de comando’ deve aparecer. Clique nela. 
    4. Ao abrir a tela preta, digite o comando ‘ipconfig’
    5. Procure pelo campo chamado ‘gateway padrão’. Ao achá-lo, o número do IP referente ao roteador estará disponível 
  2. Para conseguir configurar e limitar sua internet, copie e cole o recém adquirido IP na barra de endereço do seu navegador;
  3. A página que se abrirá será a de configurações do seu roteador. É necessário informar usuário e senha, que são pré-definidos pelo próprio aparelho. Procure no manual dele para conseguir achar essas informações. 
  4. Agora, é necessário saber o tipo de roteador que você possui. Eles podem ser TP Link ou D-link. 

Limitando a internet para roteadores TP Link

Caso você possua um roteador TP Link faça as seguintes ações:

  1. Ao se deparar com a tela de login e senha, o TP Link tem como padrão a palavra ‘admin’ para ambos os campos. 
  2. Após o login, vá até o menu lateral esquerdo e selecione “Controle de banda” e “Parâmetros”.
  3. Ao acessar esses menus, é necessário informar seu tipo de conexão para poder definir as velocidades de download e upload de dados.
  4. Por fim, ainda no menu de “Controle de banda”, vá até a opção de “Regras”.
  5. Clique em “Adicionar” e preencha os dados de IP solicitados. Salve os ajustes e pronto.

Agora sua rede será dividida de acordo com as informações que você inseriu. 

Limitando a internet com roteadores D-link 

Para configurar seu roteador D-Link faça o seguinte:

  1. Ao acessar o navegador com o seu IP, a tela de login estará presente. Para os roteadores D-link, o usuário padrão é ‘admin’ enquanto a senha pode ser deixada em branco. 
  2. No menu, procure pela guia ‘avançado’ e então a opção ‘controle de tráfego’. 
  3. Agora você deve ajustar as configurações de tráfego e velocidade da forma que julgar melhor. Quando pronto, clique em ‘Aplicar”.
  4. Aperte a opção de “regras de QoS’ e então em ‘salvar’ para consolidar as alterações. 
  5. Nos campos “IP de destino” e “IP de origem” você deve definir quais dispositivos e afins receberão a nova divisão dos dados. 
  6. Para ter certeza que as configurações serão aplicadas, reiniciei o roteador. 

Se você fez a divisão dos dados e mesmo assim está tendo dificuldades com a sua internet, é importante procurar a provedora do serviço para descobrir o que está acontecendo. Caso o pacote não esteja atendendo a suas necessidades, talvez esteja na hora de conhecer outras soluções

Como limitar sua internet no Android

Caso você utilize muito o recurso de roteador móvel no seu Android, mas não quer disponibilizar toda a sua internet para as pessoas, é possível limitar a quantidade de dados que serão destinados a essa função.

Para fazê-lo basta acessar as configurações do seu celular e ir até Rede e internet e ir até uso de dados. Aqui você pode ver todo o seu consumo de dados móveis e definir um aviso e restrição de gastos.

Por exemplo, se você definir que dos 16GB só se podem usar 2GB, o seu aparelho avisará quando esse limite for alcançado. 

Dicas para manter um bom funcionamento da sua internet

Se você já limitou sua internet mas mesmo assim ela continua apresentando problemas, lentidão e afins, separamos algumas dicas que podem resolver o problema.

Redefina as configurações do roteador

Caso você já tenha conferido seu tipo de pacote e se certificado de que ele tem capacidade de suportar todas atividades do seu dia a dia, já fez todo o processo de limitação de internet e, mesmo assim, ela continua apresentando problemas no desempenho, é possível redefinir as configurações do roteador para melhorar a conexão. 

Para fazê-lo:

  1. Desligue e desconecte todas os fios e cabos conectados ao roteador e espere 5 minutos.
  2. Religue e faça todos os testes para descobrir se o procedimento funcionou. 

Desative aplicativos que consomem a largura da banda

Se todas as partes do seu hardware estão funcionando corretamente, certifique-se que outros programas não estão consumindo a largura da banda.

Por exemplo, aplicativos de torrent podem consumir dados e causar lentidão no seu PC. Ter extensões que bloqueiam anúncios e bloqueiam pop-ups também ajudam bastante a estabilizar a conexão de internet, já que anúncios pesam e consomem uma parcela significativa dos seus dados. 

Ao limitar sua internet você pode resolver uma série de pequenos problemas causados pela má-conexão e pela instabilidade de rede. Porém, caso você ainda esteja tendo problemas com isso, que tal dar uma olhada em novos planos de internet?

Leia mais: Quer ganhar dinheiro com suas redes sociais? Leia o Manual!

Aqui no Compara Plano você sempre encontra as melhores ofertas e combos quando o assunto é internet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat