Pular para o conteúdo

Saiba como fazer ligação online gratuita

Havia um tempo em que fazer ligações de celular era muito caro. Depois, as operadoras começaram a oferecer pacotes que deixavam a ligação mais em conta. Mesmo assim, o valor ainda é alto. Além disso, a chegada de WhatsApp e semelhantes fez com as mensagens escritas e de áudio tomassem o lugar da chamada. Porém, nós ainda precisamos realizar ligações e não queremos mais pagar um preço elevado. Para isso, a ligação online gratuita é excelente.

Volta e meia necessitamos falar com uma pessoa para pegar uma informação exata e tirar dúvidas. E, para isso, nada melhor do que ligar e falar. Só que isso tem um custo. Caso você não tenha nenhum pacote, os valores podem ser bem caros por ligação. Como solução, nada mais prático do que a ligação online gratuita.

E essa ação baseada na comunicação através da internet já tem um nome: VoIP.

Além de reduzir custos, fazer ligações pela internet traz muitas vantagens para os negócios e pode se tornar um aliado primordial para o sucesso da sua empresa. Pois, por exemplo, muitas reuniões e ligações para clientes podem ser feitas por chamadas de vídeo.

Se você se interessou pelo serviço e quer utilizá-lo no dia a dia, confira as dicas de aplicativos e conheça melhor o serviço. Depois disso, você poderá até implementar uma nova mecânica na sua empresa e reduzir seus gastos.

Leia mais: Planos de celular para empresas: descubra os melhores

Saiba o que é VoIP

O VoIP é uma ótima solução para quem quer cortas gastos com ligação telefônica. Mas, atenção, pois é necessário estar conectado à internet para ter sucesso.

O termo VoIP pode ser traduzido para Voz sobre Protocolo de Internet. Significa que a sua voz é digitalizada e transferida por meio dos protocolos da rede mundial de computadores.

As várias conexões disponíveis influenciam na qualidade das chamadas. Uma velocidade maior pode trazer mais qualidade e mais estabilidade às ligações.

Para uso doméstico, as redes 3G e 4G funcionam muito bem, pois as chamadas realizadas pelo VoIP têm uma variação de 30 até 90 Kbps, o que representa menos de 1 megabyte de Internet. As conexões dedicadas são melhores para empresas, pois o fluxo de ligações simultâneas é maior, portanto precisando de uma velocidade melhor.

Faça sua ligação online gratuita com VoIP

Você tem algumas maneiras de utilizar o VoIP. Conheça as possibilidades:

  • Aplicativos: nesse caso, os programas são utilizados em dispositivos móveis com acesso à Internet. Geralmente, possuem versões para os sistemas operacionais Android e iOS, além de versões para uso em computadores;
  • ATA: significa Adaptador de Telefone Analógico e serve para conectar o telefone comum à rede VoIP, transformando a voz do usuário em sinais digitais;
  • Softphones: são softwares que simulam telefones e realizam a chamada no dispositivo em que está instalado — computador, notebook, tablet ou smartphone;
  • Telefones IP: é um aparelho moderno e específico para VoIP. São conectados à rede de Internet e possuem opções vantajosas para empresas, como o uso de headsets, gravação de ligações, transferência e identificador de chamadas;
  • PABX IP: se assemelha ao PABX analógico. Mas, possui mais vantagens que somente a telefonia VoIP tem, como ramais ilimitados, conexão com computadores e fácil flexibilização de estrutura.

Preço do VoIP

Como a maioria das ligações feitas pelo VoIP são realizadas por aplicativos instalados em smartphones e tablets, as chamadas saem de graça. Contudo, atenção, pois para que a ligação seja concluída com sucesso é necessário que o destinatário da ligação também possua uma conta nesses aplicativos e tenha acesso à Internet.

Conheça agora alguns aplicativos que possibilitam que o usuário faça chamadas sem precisar pagar nada por isso.

Fring para ligação online gratuita

Uma alternativa para realizar ligações online via smartphone é o Fring. Trata-se de um programa que pode ser utilizado em plataformas como iPhone, Windows Mobile, Android e Symbian, e permite que você converse com todos os seus contatos de MSN, GTalk e Skype através do smartphone, seja por 3G ou por Wi-Fi.

O grande destaque desse programa é não exigir que a outra pessoa o utilize para a chamada ser realizada. No caso do MSN, por exemplo, basta você fazer o telefonema para que seu amigo receba o convite para uma conferência de áudio sem que você gaste nada para isso.

Skype – líder em ligação online gratuita

Outra alternativa para falar de graça é através de um aplicativo já bastante popular e bem conhecido: o Skype. Inclusive, o Skype é aceito e utilizado em várias reuniões de trabalho. A versão para computadores do software tem enorme sucesso, mas ele também pode ser usado em celulares de diferentes sistemas.

Há versões para iOS 4.0 em diante, Android 2.1 em diante e Symbian com funcionalidades iguais às do programa convencional. Com ele, é possível ligar para qualquer amigo que também tenha uma conta no programa e esteja em um smartphone ou no PC.

Porém, vale lembrar que a gratuidade é apenas entre contas Skype, e, caso você tente ligar para um número fixo ou outro celular, vai pagar por isso.

Talky permite ligação online gratuita

Outro aplicativo que permite chamadas gratuitas é o Talky. O app é uma solução parecida com o Skype. Faz chamadas gratuitas entre usuários do serviço, além de ligações para fixos e celulares através de créditos.

Com ele, é possível conversar com pessoas do mundo todo pelo computador, pelo celular e pelo tablet Orby.

Saiba como usar o Talky

Para utilizar o Talky você deve fazer um cadastro e começar a usá-lo em um computador, ou então criar um número específico para seu celular. O cadastro é simples, mas tem algumas perguntas pessoais como CPF.

Você deve conferir sua caixa de entrada, pois, na mensagem recebida, vai haver um link que envia um SMS para seu celular com um código que ativa sua conta.

Com o cadastro feito, você recebe gratuitamente 30 minutos de ligações para números fixos de qualquer lugar do mundo. O aplicativo online tem um teclado numérico, bastando usá-lo para fazer as chamadas.

Viber – sucesso para ligação online

O Viber é uma ótica dica para você que tem um iPhone ou algum aparelho Android. O programa tem uma metodologia bem interessante e simples. Ele faz ligações gratuitas desde que as duas pessoas tenham o aplicativo instalado. Caso contrário, a ligação é redirecionada para o sistema de telefonia.

Saiba como utilizar o Viber

Para utilizar o Viber é necessário cadastrar o seu número de celular com código de área. Então, você recebe um SMS com um código de segurança, o qual deve ser registrado para usar o aplicativo. O Viber não usa nomes de usuários ou apelidos, e sim o número de telefone como identificador.

O aplicativo reconhece automaticamente os contatos que são cadastrados no sistema. Assim, não é necessário que você informe uma lista de contatos diferente da sua agenda telefônica. Ele também avisa quando alguém tentou entrar em contato enquanto você estava offline.

Serviço Google permite ligação gratuita

O serviço de mensagens do Google permite que o usuário faça chamadas de voz e vídeo, além de enviar mensagens e arquivos variados.

Para usar o aplicativo é preciso possuir uma conta do Google, além de um computador ou Smartphone. É compatível com iOS, Android e possui uma extensão para o Google Chrome.

Freakom

Até agora, nós mostramos várias opções diferentes de aplicativos para smartphone. Com eles é possível fazer ligações e falar de graça. Mas, nós pensamos também em quem não possui um smartphone ou está sem internet.

Se o seu caso é esse, conheça o Freakom. O app possibilita que o usuário realize ligações gratuitas sem a necessidade de internet.

Para utilizá-lo, basta você digitar asterisco, zero, o código da operadora e o número desejado. Com isso, você faz ligações de até um minuto sem pagar nada.

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *