Pular para o conteúdo

Jogos educativos online: 6 sites para entreter as crianças

jogos educativos online

Se tem gente que não sabe mais o que fazer dentro de casa por conta da quarentena são os pais de crianças. Todos os dias é preciso muita criatividade para manter os pequenos entretidos. Por conta disso, selecionamos uma lista de jogos educativos online para facilitar a vida de vocês.

Já se passaram muitos meses sem escola presencial, o que acaba deixando também os pais preocupados com o desenvolvimento de aprendizado dos filhos. Então, por que não unir o útil ao agradável? Ter opções de jogos que sejam ao mesmo tempo educativos e de entretenimento?

Pois são bem esses que resolvemos focar para selecionar aqui pro blog. Ficou curioso e quer saber mais? Acompanhe!

Saiba mais7 canais educativos no YouTube para distrair as crianças nas férias,

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Sobre o uso de telas

Primeiramente, achamos importante passar algumas orientações sobre o uso de telas para crianças.

Existem muitos estudos que comprovam que o uso de telas de maneira precoce, ilimitada e sem supervisão causa diversos prejuízos, não apenas físicos, como também cognitivos, para as crianças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não se recomenda o uso de telas por crianças até os 2 anos. Principalmente porque nessa fase, a criança está no seu período sensorial, onde todos os estímulos que recebe faz seus neurônios crescerem e se conectarem.

Dos 2 aos 5, esse contato não pode ser maior que uma hora por dia. Isso porque, ainda nessa fase, 90% das conexões cerebrais estão acontecendo.

À partir dos 6 anos, o limite é de duas horas, já que nessa idade, outras questões podem ser problemáticas como o acesso a conteúdos inapropriados.

Dessa forma, queremos informar que as telas devem ser sempre usadas com cuidado e equilíbrio e, principalmente, devem ser alternadas com outros estímulos que ajudem as crianças de maneiras diversas.

Sendo assim, vamos passar opções de jogos educativos online para que, se você for utilizar telas com seus filhos, que eles possam aproveitar um conteúdo com maior qualidade.

Sobre jogos educativos online

Jogos educativos podem ser grandes aliados não apenas para passar o tempo das crianças, como também no seu aprendizado.

Além de divertirem, eles também são focados em estimular o raciocínio, sempre de forma lúdica. Existem jogos que auxiliam na alfabetização e letramento. Outros auxiliam a fazer contas.

Conheça agora a nossa lista com os 6 sites para que seu filho tenha acesso aos jogos educativos online.

Jogos educativos online: 6 sites para entreter as crianças

1. Smart Kids

Smart Kids é um portal todo voltado para jogos educativos online para crianças.

Na aba jogos, você encontra exercícios de pintura, quebra-cabeças, trívias, da memória, entre outros. Você pode escolher por categorias como: alfabeto, animais, habilidades e inglês, por exemplo.

São inúmeras imagens para colorir que você pode imprimir, bem como atividades e trabalhos escolares, nos mais diversos temas, como geografia, ciências, cultura e muitos outros.

Também é possível escolher as atividades pelo ano em que a criança estuda, que vai desde bebê até o quinto ano.

2. Ludo Educativo

Mais um portal que concentra diversas atividades, o Ludo Educativo também tem várias categorias.

Na aba jogos, você encontra 15 categorias, entre elas: matemática, artes, geografia e língua portuguesa. Você seleciona a categoria preferida e ela oferece ainda de qual ano você quer o jogo.

Então, por exemplo, se você clicar na categoria história, o site vai oferecer para você escolher se quer jogos de história do quarto ano, do quinto e assim por diante, até o ensino médio. Cada subcategoria terá alguns jogos com temas pertinentes à ela.

Na aba Ludo Escola, você tem acesso ao Ludo Atlantis que é uma plataforma de aprendizado colaborativo. Para acessar, é preciso fazer um cadastro, onde o estudante tem acesso a vários cursos. Uma ótima ferramenta para professores complementarem suas matérias.

Já na aba atividades, ele é bem parecido com o Smart Kids, oferecendo diversos trabalhos para imprimir e resolver, seja colorindo, recortando, entre outros.

Importante mencionar a qualidade desse site que é uma idealização do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, com suporte do CNPq.

3. Escola Games

Com uma enorme variedade de conteúdos diferenciados, o portal Escola Games é mais um que reúne jogos e atividades voltadas para os estudantes.

Ele é gratuito e oferece jogos educativos online para crianças a partir de 5 anos de idade. Além disso, todos os jogos são desenvolvidos através de acompanhamento pedagógico. Dessa forma, as crianças aprendem brincando,

Atualmente o site possui mais de 90 atividades dos mais diversos temas como: língua portuguesa, matemática, inglês e história e conta com atualizações mensais.

Já na entrada do portal é possível escolher entre os níveis: Fácil, Médio e Difícil, além de livros e os jogos mais procurados.

Dentro de cada nível também é possível filtrar por disciplina e, da mesma forma que o portal anterior, selecionar o jogo da matéria escolhida.

Na aba Aplicativos, são diversas opções para serem baixadas nos celulares com sistema operacional Android.

4. GamesEducativos.com

Ainda seguindo a mesma linha, o GamesEducativos.com é mais um portal que concentra jogos educativos de diversos assuntos em um só lugar.

Já na página principal você escolhe entre as categorias: quebra-cabeças, matemática, ciências, português, geografia, infantil, colorir e quiz. Cada uma delas possui jogos relacionados separados pela indicação etária. Dessa forma você pode selecionar aqueles que são adequados para a idade do seu filho.

Todos os jogos são gratuitos, sendo que na maioria das categorias existem mais de 10 jogos cada.

Na página principal você encontra os games mais jogados e também um aviso de quando chega um novo jogo para a plataforma.

5. PalmaKids

Criado em 2013, o PalmaKids é um jogo educativo que auxilia o processo de alfabetização das crianças. Ele é indicado à partir dos 4 anos de idade.

O jogo é possível ser jogado tanto em português quanto em inglês e toda a linguagem visual e oral é voltada para o público infantil. Além disso, os áudios são narrados por crianças.

O objetivo do game é explorar a galáxia e ajudar o planeta das letras maiúsculas e minúsculas. Se o jogador não perde nenhuma vida ao jogar em um planeta, ele passa para a próxima fase deixando o planeta feliz.

A empresa brasileira Ies2, que criou o jogo também tem outros aplicativos voltados para educação. É possível jogar não apenas no computador, como também nos celulares de sistema Android ou iOS.

6. Nosso Clubinho

Com o objetivo de promover um ambiente seguro, divertido e educativo para crianças, o site Nosso Clubinho foi criado em 2012 e desde então vem conquistando espaço entre plataformas com fins educativos.

Voltado para crianças entre cinco e oito anos de idade, todo o conteúdo é desenvolvido com base na ementa das salas de aula dos últimos anos da educação infantil e primeiros do ensino fundamental. Dessa forma, a criança pode utilizar a plataforma como conteúdo revisional do que foi trabalhado em sala de aula.

Na página principal do site, você pode escolher através das categorias: jogos, brincadeiras, dever de casa, histórias, vídeos, pintar e atividades.

Na categoria brincadeiras, por exemplo, o site sugere uma série de atividades que as crianças podem executar fora do computador, como: fazer massinha de modelar caseira ou corrida de balões.

Além disso, o site também conta com atividades para imprimir, colorir e brincar.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Como controlar vídeos para crianças no YouTube

E você, conhece outros jogos educativos online?

Se você tem crianças em casa, definitivamente conhece diversos jogos educativos online! Conta pra gente quais são os favoritos dos seus filhos!

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *