Confira 10 jogos antigos e clássicos para jogar nesta quarentena!

Já maratonou todas as suas séries favoritas nessa quarentena? Você zapeia, zapeia, zapeia pela plataforma de streaming e nada interessa mais? Temos uma sugestão que vai surpreender você: que tal viajar no tempo e reviver experiências da infância? Quem vai te levar são os jogos antigos, aqueles clássicos dos videogames que hoje podem ser acessados até do seu celular. Neste post, vamos refrescar sua memória com 10 sugestões de games antológicos que valem a pena jogar novamente.

Antigamente, para jogar videogames era preciso comprar, além do próprio console físico, as famigeradas fitas ou, depois, os CDs e DVDs. O preço era salgado, é verdade. No entanto, de lá para cá, isso mudou bastante. Em outras palavras, você pode ter acesso a jogos antigos e clássicos direto da internet, em streamings de games e outras plataformas. Ou seja, sem precisar comprar o jogo em mídias físicas.

Isso facilitou bastante o acesso aos games clássicos pela internet, pois a maioria deles também é leve, não exige grandes transferências de dados. Na verdade, esses clássicos provam que não há necessidade de ter um gráfico superpoderoso para ter uma experiência envolvente. Pelo contrário: jogos como Mário ou Sonic, por exemplo, são bastante simples, porém, com uma jogabilidade de primeira.

Neste post, vamos lembrar você de alguns clássicos que marcaram época e que você pode jogar nessa quarentena. Para isso, lembre-se de ter sempre à mão um bom plano de internet e celular da Claro ou da TIM.

Pronto para entrar no túnel do tempo?

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Jogos antigos: onde encontrar na web

Há várias maneiras de resgatar os jogos antigos. A primeira delas e mais simples e tirar a poeira do seu console físico, caso você ainda tenha guardado, assim como as fitas e CDs. Vai lá, encontre o seu Mega Drive, Super Nintendo, Sega CD, Playstation, XBox, entre outros, e diga um “oi, quanto tempo!”. Tudo bem, é um pouco antiquado e nosso objetivo aqui é mostrar como acessamos os clássicos pela internet. Mas é um caminho.

Outra maneira de encontrar os jogos antigos é entrar em plataformas para download dos títulos ou acesso na própria web. Uma delas é o Steam. Lá você encontra uma lista gigantesca de jogos clássicos por preços módicos. Basta fazer o download no seu PC ou outro dispositivo para jogar. É possível encontrar muitos games também na Origin Store.

Também é possível chegar nos jogos antigos por meio de emuladores para PC ou smartphones. São aplicativos baixados no seu dispositivo que “imitam” um console original. Ou seja, você faz o download do emulador e depois baixa a ROM (uma espécie de arquivo) do jogo escolhido. No entanto, é importante deixar claro que essa é uma alternativa não oficial.

Por fim, recomendamos essa alternativa: o Internet Arquive. Centenas de títulos clássicos muito interessantes estão disponíveis gratuitamente nesse site, com fácil acesso. Vale a pena conferir.

Leia também: Jogos leves para PC: conheça 7 opções

10 sugestões de jogos antigos que marcaram época

Agora que você já sabe como acessar os jogos antigos, vamos para a nossa lista de indicações. Modo nostalgia ativar!

1 – Mário Brothers: o pai dos jogos antigos

Mário, o encanador mais famoso do mundo dos games, e seu irmão Luigi, são certamente um dos maores fenômenos da história dos videogames. Tanto que os títulos da franquia, lançada nos anos 80, fazem sucesso até hoje e acompanham a evolução das plataformas.

No entanto, legal mesmo é jogar aquele Mário Brothers raiz, que originalmente rodava no Nintendo e depois no Super Nintendo. Você pode encontrar muitos títulos de Mário, inclusive o primeiro deles, de forma gratuita no Internet Arquive.

O objetivo básico do jogo é enfrentar as tartarugas e outras criaturas em inúmeras fases e níveis. A jogabilidade é horizontal e bastante simples. Basta fazer Mário correr e pular.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

2 – Donkey Kong

O famoso macaco Donkey Kong apareceu pela primeira vez em 1983. Para você ter uma ideia, ele era um dos inimigos do Mário, na época chamado ainda de Jumpman. Não se engane: nesse primeiro título de Donkey Kong, também lançado em fliperamas, você ainda joga com o Mário, quer dizer, o Jumpman.

O jogo rodava na plataforma Atari, uma das pioneiras do mundo dos videogames. O visual é bastante rudimentar, com gráficos muito simples. A jogabilidade também é muito limitada. Mas com certeza aquele sentimento nostálgico vai tomar conta. Vale a pena conferir e encarar os desafios desse clássico que abriu caminho para o Donkey Kong do Super Nintendo, agora com Kong alçado a personagem principal.

3 – Wolfenstein 3D

Temos aqui o pai de todos os jogos de tiro em primeira pessoa do mundo dos games. O game foi lançado em 1990 e na época foi um estouro, tamanho o realismo do cenário 3D (para a época, é claro), que permitia explorar espaços e matar soldados nazistas.

O game de temática militar tem vários níveis de dificuldade. O maior deles é o I’m Evil Incarnation?, somente para os viciados.

4 – Doom 1 e 2

O Doom foi lançado pela mesma desenvolvedora do Wolfenstein 3D e é um dos jogos antigos de tiro mais populares. Na verdade, é uma referência nessa modalidade, mais ainda do que seu antecessor. O Doom trazia uma visível evolução dos gráficos e na jogabilidade, além de ter mais monstros, armas, habilidades, itens especiais, cenários e fases.

A atmosfera de Doom é mais violenta, com soldados inimigos e também monstros assustadores. Para quem gosta de jogos de tiro, Doom é indispensável!

Leia também: Conheça os melhores jogos de RPG para Android

5 – Double Dragon

O Dougle Dragon foi um dos precursores dos jogos antigos de luta no lendário console Master System, da Sega. O jogo traz dois irmãos com habilidades de luta marcial que trabalham juntos para detonar os inimigos em inúmeras fases. O inovador desse game é poder jogar com dois jogadores de forma cooperativa. Depois de Double Dragon, muitos copiaram a fórmula, como o também histórico Streets of Rage.

Leia também: Conheça os 10 melhores jogos de luta para PC

6 – Test Drive

Test Drive, em outras palavras, teste de direção, é um dos primeiros jogos de corrida de todos os tempos, lançado em 1987. Para você ter uma ideia, o Test Drive era bastante conhecido por quem naquela época tinha computadores, que ainda rodavam DOS.

No simulador você seleciona supermáquinas e inicia a corrida nas pistas, fazendo curvas em alta velocidade e até despistando a polícia.

7 – Sim City

Esse é outro clássico que não poderia estar fora da nossa lista de indicações de jogos antigos. Em Sim City, você encara a pele de um autêntico prefeito. Ou seja, precisa construir e manter uma cidade, administrando os recursos necessários, assim como na vida real.

É um jogo de muita estratégia, em que qualquer ação errada pode comprometer a sobrevivência da sua cidade e resultar em Game Over.

8 – Sonic the Hedgehog

Enquanto a Nintendo ganhava uma legião de seguidores com Mário e sua turma, a Sega vinha na outra ponta com o seu porco-espinho Sonic. O título foi lançado inicialmente para Master System e depois passou para o Mega Drive. A grande diferença desse clássico para o seu principal concorrente era a velocidade: o personagem Sonic esbanjava energia e passava quase voando pela tela, detonando os inimigos e colecionando as argolinhas.

9 – Full Throttle

Full Throttle talvez seja o menos conhecido da nossa lista de indicações. No entanto, é um jogo que inovou bastante em 1995 por conta da sua jogabilidade e enredo. É um game em estilo point & click, ou seja, você movimenta o personagem clicando em pontos diferentes na tela.

O tal personagem é Ben Throttle, líder de uma gangue de motoqueiros que só se mete em encrencas. Seu objetivo é salvá-lo. Para a época, os gráficos são muito atraentes.

10 – Final Fantasy

Para fechar nossa lista de indicações, não poderíamos deixar de citar o arrasa-quarteirões Final Fantasy. Essa franquia de games lançada ainda no Nintendinho, o primeiro console da Nintendo ganhou muita popularidade no Playstation. É considerado por muitos games o principal jogo de RPG (Role Playing Game) de todos os tempos.

Tanto que foram lançadas dezenas de edições do game, todas com enredos diferentes. E são justamente os enredos o diferencial aqui. A cada edição, o game se superava na história e na jogabilidade. O mais recente lançado foi o remake impressionante de Final Fantasy VII, para Playstation 4. Mas esse pode ser assunto para outro post.

Jogos antigos: já escolheu o seu?

Agora que você já conhece nossa lista de jogos antigos e como acessá-los, que tal conferir dicas de jogos off-line para Android?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat