Pular para o conteúdo

iOS 14: conheça o novo sistema operacional da Apple

iOS 14

O final do ano de 2020 vai trazer uma novidade para quem é fã da Apple. O iOS 14, nova versão do sistema operacional, chegará aos aparelhos da empresa com nova interface, mais funcionalidades e um software atualizado e mais potente. A Apple anunciou seu novo sistema no último mês de junho, durante a Worldwide Developers Conference 2020 (WWDC).

Neste artigo você vai conferir as principais mudanças do iOS 14 em comparação com o iOS 13, seu antecessor, e confere ainda quais os modelos de iPhone que poderão atualizar para a nova versão. O novo sistema operacional segue um modelo inovador da Apple, a exemplo dos celulares previstos para 2021, totalmente sem fio.

E para equipar bem seu iPhone, não esqueça de contar com planos da TIM ou da Claro. Confira!

Leia também: O que a Apple promete para o iPhone em 2020

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

iOS 14: o que muda?

Abaixo você confere uma lista com as principais novidades e alterações no sistema operacional da Apple. 

Upgrades na Siri

A Siri, assistente virtual da Apple, terá um novo design com o objetivo de facilitar as pesquisas do usuário. O sistema está mais inteligente e responsivo, não será mais preciso fechar aplicativos para fazer uma pergunta para a assistente, o ícone de resposta ao chamado agora é um pouco maior e permite também o envio de mensagem de voz.

Além disso, a assistente ganhou funções de tradutora com o aplicativo Translate que funciona de uma maneira parecida ao Google Tradutor. Colocando o aparelho na horizontal e ativando o microfone você poderá pronunciar uma sentença que será traduzida para o idioma que preferir.

A lista de idiomas compatíveis abrange 11 línguas e o português é uma delas.

Leia também: 5 fatos sobre inteligência artificial que você precisa saber

Widgets

Os iPhones agora também terão os widgets de personalização de tela inicial, função já bem conhecida entre os usuários de aparelhos Android. Os widgets são uma espécie de amostra de um determinado aplicativo, que apresenta informações curtas para serem visualizadas rapidamente na tela de início do aparelho.

No iOS 14, os widgets poderão ser modificados de acordo com a preferência do usuário em diferentes formatos e tamanhos, personalizando a tela inicial de diversas formas.

A atualização traz também a função Smart Stack. O recurso gerencia os widgets de acordo com horários do dia, além de locais e atividades do usuários. Você pode, por exemplo, ativar uma previsão do tempo detalhada durante a manhã para o horário que costuma acordar e substituir esse espaço ao longo do dia por widgets mais úteis em diferentes momentos.

Leia também:  WordPress: saiba como funciona a plataforma de criação de sites

Picture in Picutre (PiC)

No iOS 14 você poderá navegar por aplicativos ao mesmo tempo que recebe ligações, chamadas de vídeo ou assiste vídeos. Isso graças a um recurso denominado PiP, ou Picture in Picture.

Ligações por vídeo do FaceTime, por exemplo, vão ocupar um espaço reservado no canto superior da tela.

App Library

O recurso vai permitir uma melhor organização dos aplicativos em pastas que podem categorizar os softwares automaticamente, como “produtividade”, “jogos”, “redes sociais”, “baixados recentes” e “mais usados”.

Apple Maps

O aplicativo de mapas virtuais da Apple vai ganhar melhorias pensadas principalmente para ciclistas. Agora o Apple Maps vai passar a mostrar elevações na pista, locais íngremes, escadas e rotas muito movimentadas. Também será possível acessar as ciclovias em cada caminho.

Além disso, o Apple Maps vai receber uma função de alerta sobre câmeras de monitoramento instaladas ao longo do trânsito. É um recurso similar ao que faz o Waze, app colaborativo já conhecido dos motoristas e que alerta sobre tráfego, radares na pista e blitz policiais. 

Leia também: Calcular pedágio com Waze: Saiba como fazer

Outros recursos novos no

iOS 14

Durante o evento em junho, as atualizações acima foram as que mais chamaram atenção. Em especial os widgets e possibilidades de configuração na tela inicial, uma reivindicação antiga de parte dos usuários da Apple.

No entanto, algumas funcionalidades estão um pouco mais escondidas. Confira mais alguns dos novos recursos do iOS 14 que não foram tão comentados:

Desativar ícones na tela principal do 

iOS 14

A App Library mencionada no tópico anterior é uma espécie de gaveta para os aplicativos, e funciona de uma forma similar ao que os usuários do Android já estão acostumados.

Sendo assim, o iOS 14 vai trazer a opção de ocultar da sua tela inicial os ícones de aplicativos que você baixou na App Store, mantendo apenas na App Library. Basta entrar nas configurações e, no menu “Tela inicial”, selecionar “Apenas biblioteca de aplicativos”.

Legendas nas fotos

O iOS 14 também vai receber um novo recurso para as fotos que são armazenadas no app “Fotos”. Agora será possível adicionar legendas às imagens. O recurso é interessante principalmente porque permite que as fotos sejam encontradas por uma busca pelas palavras em cada descrição.

Para atribuir a legenda, basta escolher a imagem e deslizar para cima.

Câmera e microfone ligados

Um constrangimento pelo qual você pode já ter passado é o vazamento de áudio ou vídeo depois de fazer uma chamada pelo celular ou através de outro aplicativo. Isso pode acontecer quando o app em questão ou a ligação não é encerrada da forma correta.

Um nova notificação disponível no iOS 14 tem o objetivo de evitar essa situação. O iPhone irá mostrar um pequeno ícone no topo superior da tela sempre que o seu microfone ou a sua câmera estiverem em uso.

Atalhos de toque

No novo iOS 14, ao acessar o menu “Back tap” nas configurações o usuário poderá configurar dois novos atalhos: toque duplo e toque triplo. Eles são acionados por meio do toque no sensor traseiro do iPhone.

Você pode configurar cada um como preferir, atribuindo atalhos como acessar a câmera, abrir determinado aplicativo, mostrar as notificações, entre outros.

Busca por emojis com palavras-chave no iOS 14

A busca de gifs no WhatsApp funciona por meio de palavras-chave. Agora, no iOS 14, esse método de pesquisa também estará disponível para os emojis.

Cada emoji é catalogado conforme a ação que ele demonstra, e buscar uma figura específica na enorme galeria pode ser uma tarefa cansativa. Agora basta digitar “coração”, por exemplo, e ver todas as opções de emoji relacionadas.

Leia também: App para fazer sticker: veja quais são os melhores

iPhones compatíveis com o iOS 14

Se você conseguiu atualizar o iOS 13, aí vai uma boa notícia: vai conseguir atualizar para o iOS 14. Isso porque a lista de smartphones compatíveis é igual à versão antecessora do sistema.

Ainda assim, nem todas funcionalidades vão funcionar da mesma maneira para todos os celulares. Confira abaixo a lista de iPhones compatíveis com o iOS 14.

  • iPhone 11 Pro Max
  • 11 Pro
  • 11 
  • XS Max
  • XS 
  • XR
  • X
  • 8 Plus
  • 7 Plus
  • 6s Plus
  • 6s 
  • SE 2ª geração
  • SE 1 ª geração

Além dos aparelhos listados acima, o iPod touch da 7ª geração também será compatível com a atualização do sistema operacional.

Leia também: Rumores indicam iPhone 12 com design semelhante ao do iPhone 4

Aqui no blog do Compara Plano você encontra publicações todos os dias com dicas, notícias e conteúdos diversos sobre pacotes e planos das operadoras, internet e tecnologia. Além disso, confira também nossa seção de e-books gratuitos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *