Pular para o conteúdo

iOS 13.2 e Deep Fusion: saiba mais sobre esta tecnologia

  • por
iOS 13.2

No final de outubro de 2019, a Apple liberou uma nova versão do iOS para todos os usuários, o iOS 13.2. A grande novidade dessa atualização do sistema operacional da fabricante é a tecnologia Deep Fusion para as câmeras dos iPhones 11 e 11 Pro. O sotware traz ainda as tradicionais correções de problemas e melhorias, além de outras novidades interessantes.

Desde setembro, quando as primeiras versões beta foram liberadas para testes, a Apple já lançou 8 versões diferentes do iOS 13. Para baixar a nova versão, usuários devem acessar o menu “Ajustes”, tocar em “Geral” e selecionar “Atualização de software” — o sistema é compatível com dispositivos a partir do iPhone 6S.

Se você é um applemaníaco antenado, deve estar curioso pra saber como aproveitar ao máximo as novidades dessa atualização do sistema operacional. Então, vem com a gente pra descobrir o que existe de mais avançado no seu iPhone.

Saiba mais: Modelos do iPhone 11: confira as semelhanças e diferenças 

O que é o Deep Fusion no iOS 13.2

Apelidado por alguns de “ciência computacional maluca”, o Deep Fusion promete revolucionar as suas fotos. Ele é um sistema de processamento de imagem utilizado pela câmera para deixar as imagens com maior qualidade e mais realistas. O recurso, disponível apenas nos modelos lançados em 2019, utiliza inteligência artificial para capturar diversas imagens com várias exposições e executar uma análise pixel por pixel.

A partir dessa análise, o Deep Fusion faz uma fusão das partes de qualidade mais alta das imagens, resultando em fotos com textura, detalhes e redução de ruído significativamente melhores, especialmente em cenas com níveis de iluminação de médio a baixo. Segundo a explicação da Apple, “o Deep Fusion é um sistema avançado de processamento de imagem que usa o Mecanismo Biônico Neural do A13 para capturar imagens com textura, detalhes e redução de ruído significativamente melhores no iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.”

 

Como usar o Deep Fusion no iOS 13.2

Para usar o Deep Fusion, você deve desligar a opção de “Capturar Fotos Fora da Moldura” nas configurações da Câmera dentro do app Ajustes. Com a opção desligada, o aparelho irá ativar o Deep Fusion para cenas que forem adequadas. Ou seja, para basicamente qualquer cena que tiver uma boa iluminação (sem luzes muito fortes) e que também não for escura a ponto de ativar o modo noturno.

Vale destacar que o Deep Fusion entra em ação somente para as câmeras grande angular e teleobjetiva, portanto não funciona na lente super grande angular.

Com todos esses detalhes resolvidos, basta usar a câmera normalmente que o processamento do Deep Fusion será aplicado nas fotos. É possível perceber um pequeno delay ao tentar abrir uma foto recém-tirada quando o processamento está sendo feito em plano de fundo.

O único problema do Deep Fusion é ter que escolher entre ele e a função de capturar fora do quadro. Dependendo do tipo de uso que você faz da câmera, terá que escolher qual função é mais importante.

 

Novidades iOS13.2

Confira outras novidades advindas com a mais recente atualização do sistema operacional para smartphones da Apple.

 

Câmera

Outra mudança na Câmera do iPhone passa a permitir alterar a resolução de vídeos diretamente no app, sem a necessidade de acessar os Ajustes. Porém, essa função também só está disponível nos aparelhos iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max.

 

Emojis

Outra novidade bastante interessante do iOS 13.2 é a adição de 60 novos emojis. Além das novas figuras, a Apple também melhorou a diversidade nos emojis que representam pessoas, sendo possível agora combinar diferentes cores de pele e gêneros em emojis que representam duas ou mais pessoas.

Se você quiser customizar um emoji com pessoas – como o de casal, por exemplo – basta tocar e segurar no emoji desejado para abrir o painel que permite mudar a cor de pele para cada indivíduo dentro do emoji. Após fazer a combinação desejada, basta tocar no emoji do lado direito para inseri-lo. A customização feita vira o padrão naquele emoji.

Entre as figurinhas que chegam ao iOS 13.2 estão novas opções de alimentos e de objetos, além de mais variações de gênero, incluindo opções sem gênero definido.

Uma das novidades é a mão beliscando, chamada de “pinching hand”. Quando anunciada, a figura ganhou conotação sexual e virou piada na Internet, sendo apelidada de “mixuruca”.

Também foram incluídas no novo pacote algumas opções de acessibilidade, incluindo pessoas em cadeiras de rodas manual e mecanizada, outras falando em “sinal surdo” — linguagem equivalente a Libras no Brasil — e figuras humanas andando com bastão branco (pessoas com deficiência visual).

A atualização traz ainda novos animais, como a lontra, o bicho-preguiça, o gambá, o orangotango e o flamingo, além de itens diversos, como waffle, falafel, cebola, alho, ostra e caixinha de suco e mate.

Figuras como cubo de gelo, estetoscópio, navalha, planeta, banjo, machado, colete de segurança e gota de sangue também foram incluídos no iOS 13.2.

 

App Casa

O Vídeo Seguro do HomeKit permite que você capture, armazene e visualize privadamente vídeos criptografados das suas câmeras de segurança e apresenta a detecção de pessoas, animais e veículos.

Roteadores compatíveis com o HomeKit deixam você no controle daquilo que os seus acessórios do HomeKit comunicam pela internet ou na sua casa.

 

Opções de privacidade na Siri

A última versão do sistema operacional do iPhone também traz opções aguardadas de privacidade para a Siri, assistente virtual da Apple.

Após revelações de que funcionários terceirizados da Apple escutavam até mil gravações privadas de usuário por dia, a empresa adicionou opções que permitem não compartilhar áudios da assistente e do ditado. Caso o usuário desative o compartilhamento de dados, a marca passa a não ter acesso ao conteúdo gravado durante o uso da Siri e do Ditado.

A Apple garante que, caso o usuário decida permitir o acesso às suas gravações, apenas funcionários da empresa poderão ouvir seus áudios, e não mais terceirizados.

Com a atualização, também passa a ser possível apagar todo o histórico de uso da Siri e do Ditado, opção encontrada nas configurações da assistente virtual.

Essa opção de privacidade vem pra dar ares de segurança para os recentes imbróglios por que passaram as duas gigantes do segmento de assistente virtual, Apple e Google, que fizeram as escutas de áudios da Siri e do Google Assistente serem suspensas.

 

Correções de erros e outras melhorias

A lista de correções de erros e melhorias é bastante extensa:

  • Corrige um problema que poderia impedir que senhas fossem preenchidas automaticamente em apps de terceiros;
  • Resolve um problema que poderia impedir que o teclado aparecesse ao usar a Busca;
  • Aborda um problema em que passar o dedo para ir para o início poderia não funcionar no iPhone X e posteriores;
  • Corrige um problema em que o app Mensagens enviava uma única notificação quando a opção para repetir alertas encontrava-se ativada;
  • Aborda um problema em que o app Mensagens poderia mostrar o número de telefone em vez do nome de um contato;
  • Resolve um problema que fazia com que o app Contatos fosse aberto no contato aberto anteriormente em vez da lista de contatos;
  • Corrige um problema que poderia impedir que anotações da Marcação fossem salvas;
  • Resolve um problema no qual notas salvas poderiam desaparecer temporariamente;
  • Corrige um problema no qual o Backup do iCloud poderia não ser concluído com sucesso depois de tocar em Fazer Backup Agora nos Ajustes;
  • Melhora o desempenho ao usar o AssistiveTouch para ativar o Seletor de Apps.

 

3D touch

Agora é possível apagar aplicativos utilizando o 3D Touch ou o Haptic Touch.

Além das ações padrão de cada app, passa a ser visível uma opção de excluir o programa sem a necessidade de ativar a reorganização da tela inicial.

 

HomePod e Apple Watch no iOS 13.2

O HomePod, a caixinha de som inteligente da Apple, também recebeu a atualização do iOS 13.2. Porém, devido a problemas enfrentados por uma parcela significativa dos usuários, a empresa decidiu tirar o update do ar. E não se sabe quando ele voltará.

Para quem instalou o 13.2 no HomePod, a recomendação é NÃO fazer uma restauração dos ajustes, pois isso pode piorar a situação.

Logo após o lançamento do iOS 13.2, a Apple lançou também o update do WatchOS, que chega agora à sua versão 6.1 para os Apple Watches. A principal novidade nessa versão é suporte aos AirPods Pro. Ela também traz o WatchOS 6 para os relógios mais antigos, de primeira e segunda geração.

Leia mais: Apple TV+ chega para concorrer com a Netflix

Gosta de ler conteúdos interessantes sobre tecnologia e estar bem informado sobre as principais novidades do mercado? Então, acompanhe o Compara Plano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *