Pular para o conteúdo

Internet via Rádio: saiba tudo sobre este tipo de conexão

internet via rádio

Você sabia que é possível acessar a internet pelas ondas de rádio? Exatamente! A internet via rádio se torna uma opção para lugares onde o cabeamento da internet tradicional não chega. Lugares remotos, mais distantes, de difícil acesso, precisam de alternativas para ter acesso ao universo online.

O rádio usa ondas de radiofrequência para levar sinal até o computador e precisa de torres de transmissão e antenas para receber o sinal.

Você sabe porque as torres de transmissão são instaladas nos pontos mais altos da cidade? Porque as ondas de radiofrequência não podem ser obstruídas por prédios,  montanhas ou algo do tipo. Na sua casa acontece o mesmo. Por isso, você precisa instalar a antena em um ponto alto, para receber o sinal transmitido pelas antenas de transmissão.

O sinal de rádio se transforma em sinal de internet através de um modem ligado ao seu computador.  A velocidade do sinal pode variar de 1Mb a 15Mb. Mas e será que vale a pena ter internet via rádio? Esse tipo de conexão supre as necessidades de quem precisa estar conectado?

Saiba as vantagens e desvantagens sobre esse serviço e se é a melhor opção para você.

Leia também: Planos de internet fixa: como escolher o melhor

Principais vantagens da internet via rádio

Apesar de não ser um serviço muito comum, a internet via rádio pode resolver o problema de muita gente. Mas como tudo na vida, este tipo de sinal de transmissão possui suas vantagens e desvantagens. Mas não se preocupe, vamos te ajudar a identificar se ela é uma opção a ser considerada no seu caso e se vale a pena contratar a internet via rádio.

Maior alcance 

A cobertura da internet via rádio pode ser bem ampla. Com o uso de antenas distribuídas em uma grande área, o sinal consegue ficar disponível em lugares afastados. Bairros que não possuem cabos de internet ou fibra ótica podem ter a cobertura para este tipo de sinal.

Não precisa de linha telefônica

O custo-benefício da internet via rádio tende a ser muito bom. Isso porque ela não usa linha telefônica e não costuma ser vendida com pacotes de TV à cabo. A venda isolada do serviço acaba deixando-o mais barato e acessível, apesar de muitas vezes ter o custo por Mb/s mais caro, se comparado com outros meios de conexão. 

Baixa incidência de manutenção

Por não necessitar de cabos, manutenções que estamos acostumados como por exemplo, roubo de cabeamento e fios arrebentados não são situações comuns para quem usa internet via rádio. Com isso a conexão de internet é 24 horas por dia e não precisa de atendimento técnico ou manutenções frequentes. No entanto, a instalação das antenas precisa ser muito bem feita para não haver interferência na transmissão do sinal por mau posicionamento e até interferências climáticas. 

Principais desvantagens da internet via rádio

Instabilidade de sinal

O fator climático pode ser um grande inimigo para quem quer usar internet via rádio. Isso porque as ondas eletromagnéticas podem ter falhas de sinal e quedas de conexão devido a ventanias e tempestades de chuva.

Como já se falou anteriormente, uma má instalação das torres de transmissão também pode afetar a qualidade do sinal de radiofrequência. Também é preciso estar atento se os pontos de instalação estão livres de interferência.

Preço

Por não ter o sinal tão disputado e envolver instalações de outros equipamentos, o preço pode variar e ser um fator de decisão. Dependendo da sua localização, mesmo não tendo custos de linha telefônica ou TV a cabo, o custo por Mb/s pode ser maior que os da internet a cabo ou fibra ótica. Em alguns casos, podem incidir custos de instalação além de equipamentos, como a antena externa.

Baixa velocidade disponível

Um ponto negativo da internet via rádio é a velocidade que é disponibilizada, entre 1Mb e 15Mb. Dificilmente você vai encontrar serviços acima disso para residências. Para uso comercial o mais comum é conexão com velocidade máxima de 30Mb. Usuários que fazem muitos downloads de arquivos grandes ou consomem muitos vídeos podem ter problemas com a velocidade da internet.

Checklist antes de contratar internet via rádio 

1- Encontre um provedor

As operadoras que fornecem internet via rádio normalmente são locais e de pequeno porte. Sendo assim, é difícil encontrar uma operadora popular que venda este tipo de serviço. Mas, não tem problema, verifique se a empresa que você encontrou é autorizada pela Anatel. Como órgão regulador, a Anatel ajuda a garantir que o fornecimento de internet seja de qualidade, sem interferência ou problemas no tráfego.

2- Identifique seus hábitos de uso

Você precisa entender quais são seus hábitos e como mais utiliza a internet. Se você joga online ou consome mídias como vídeos e serviços de streaming, a internet via rádio não é a melhor alternativa, ainda mais e você tiver outras opções, como por exemplo, a fibra ótica. No entanto, se você não tem alternativa, a conexão por rádio vai te ajudar a ficar online.

3- Garanta que há comunicação entre as antenas

Como dito anteriormente, o sinal pode sofrer falhas pela má instalação das antenas. Sendo assim, sempre peça ao seu fornecedor que garanta a comunicação entre as antenas. Se necessário, solicite uma visita técnica à sua residência para verificar a sua antena. Basicamente, é imprescindível que as antenas se “enxerguem” sem qualquer obstáculo no caminho.

Também é interessante entender como é a performance de conexão em horários de pico para que você não seja surpreendido por uma instabilidade quando muitos usuários estão conectados simultaneamente.

Vale a pena ter internet via rádio?

Depois de entender como funciona a internet a rádio e de que equipamentos ela depende para funcionar, fica mais fácil saber se vale a pena para você. 

Em resumo, a internet via rádio não parece ser uma opção para quem também encontra serviços de internet a cabo ou fibra ótica. Se você está em uma região mais afastada e sem opção de utilizar internet via cabo ou fibra ótica, a internet via rádio é sim uma boa opção. Lembrando que o ideal é que a estrutura de antenas na região precisa estar instalada corretamente para que você não sofra com quedas ou falta de sinal do rádio.

Você já conhecia a internet via rádio? Conte para nós do Compara Plano nos comentários se já teve experiência com o serviço ou se tem interesse em experimentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *