Pular para o conteúdo

Internet não funciona no celular: o que fazer?

internet não funciona no celular

Sua internet não funciona no celular? É realmente um incômodo quando isso acontece. Estar conectado tem se tornado uma necessidade cada vez maior na vida de todos e, por isso, manter uma rede de internet estável é muito importante no dia a dia.

Esse problema pode ser causado por vários fatores, desde problemas com a operadora, no aparelho ou até mesmo no chip. Para que a internet funcione no seu celular, o sinal faz um caminho: saindo da antena da operadora, passa pelo roteador e chega à antena do celular. Esse caminho também é feito pela internet móvel, porém sem a interferência de um roteador.

Esse problema pode ser resolvido de várias formas, tanto para a internet móvel quanto para o Wi-fi. Foi por isso que separamos algumas formas de solucionar esse problema. Confira!

Internet não funciona no celular – internet móvel

Em casos em que a internet não funciona no celular por meio de dados móveis, é sempre importante conferir se você ainda possui dados no seu pacote para navegar na internet.

Porém, esses são outros motivos que podem impedir o funcionamento da internet no seu celular.

Configuração dos dados móveis no celular

Em alguns casos, de tempos em tempos, é necessário atualizar as configurações dos dados móveis no seu smartphone. Se seu aparelho for novo, em alguns casos essa configuração é baixada automaticamente.

Para manter o pacote de dados móveis em dia você deve fazer o seguinte:

Usuários de Android devem ir até configurações, e usuários de IPhone devem ir até ajustes.

Acesse “Rede e Internet”.

Procure por “Configurações de internet “.

O aparelho automaticamente fará a configuração rápida dos serviços de internet móvel.

Após a configuração, o aparelho deve voltar a funcionar normalmente. Caso isso não aconteça verifique se o defeito não está no seu chip. Nesse caso, deverá ser feita a troca em uma loja da sua operadora.

Leia também: Vírus no celular pode ser identificado e removido

Verifique a intensidade do sinal

Se sua Internet não funciona no celular, talvez o problema esteja relacionado à intensidade do sinal enviado pela sua operadora. É comum que algumas operadoras percam sinal, dependendo da região onde você esteja.

Infelizmente, nesses casos não há nada que se possa fazer, além de procurar locais onde o sinal ficará mais forte. Para descobrir a intensidade do seu sinal telefônico, observe as barrinhas localizadas na parte superior da tela do seu celular.

Caso você tenha baixado o pacote de dados atualizado, e a barra de sinal esteja cheia, talvez seu problema seja outro.

Reinicie o celular

Talvez o seu problema fuja das mãos da operadora e esteja no seu aparelho. Para resolver, desligue seus dados móveis e wi-fi e então reinicie seu celular. Você também pode desligá-lo por um tempo e religá-lo.

Caso não funcione, coloque o smartphone no modo avião por mais ou menos 1 hora e aguarde.

Verifique se atingiu o limite de dados móveis

Como já falamos, em casos em que a internet não funciona no celular, o problema pode estar relacionado a falta de dados móveis.

É comum que, mesmo que a internet acabe, o ícone continue sinalizando que a internet está funcionando. Para conferir se você ainda possui dados móveis, algumas operadoras disponibilizam um aplicativo que mostra o consumo do pacote.

Também é possível visualizar a informação no próprio smartphone ao acessar configurações – rede e internet – uso de dados.

Ao acessar essa opção, você verá a quantidade de dados usados e disponíveis.

Se constantemente você sofre com falta de dados no seu celular, talvez tenha chegado a hora de assinar um plano controle, ou de conferir os planos pré-pagos da sua operadora.

Confira nosso post sobre os assuntos: Quais os melhores planos de internet pré-pagos? e Internet barata para o celular: qual o melhor plano?

Caso nenhuma dessas soluções tenha funcionado, é importante que você confira o bom funcionamento do chip. Verifique se ele está bem encaixado e sem nenhum dano.

Procure pela sua operadora para testá-lo, e, caso não seja esse o problema, leve seu celular a uma assistência, já que o aparelho pode estar apresentando algum problema na placa de rede.

Internet não funciona no celular – Wi-Fi

Descobrir a fonte de problemas que estão afetando sua rede Wi-Fi nem sempre é fácil. Se a internet não funciona no celular da forma correta, é necessário fazer algumas investigações, tanto no aparelho quanto na rede.

Entre e saia do modo avião

A forma mais clássica de corrigir um problema na sua Wi-Fi é ligando e desligando o modo avião. Em alguns casos, 10 segundos é o suficiente para resolver o problema, mas você pode deixá-lo por mais tempo, se desejar.

Reinicie o seu aparelho e o roteador de internet

Quando a internet não funciona no celular, o problema pode estar relacionado à rede de internet. Por isso, é importante reiniciar seu celular e, caso isso não funcione, reinicie seu roteador de internet.

Alguns roteadores possuem um botão de reset para problemas simples, mas, caso o seu não seja nesse formato, ou o problema esteja afetando todos os aparelhos da casa, é possível reiniciá-lo da seguinte forma:

  1. Desligue o roteador da tomada por 5 minutos, retire todos os cabos conectados a ele.
  2. Religue o roteador e aguarde que todas as luzes voltem a acender.
  3. Reconecte os cabos de rede e afins à ele .

É importante lembrar que a localização do roteador conta muito para a distribuição da rede na local onde você está. Paredes atrapalham muito nesse sentido, por isso verifique a posição do seu roteador para melhorar o sinal.

Verifique se o roteador está na mesma frequência do seu smartphone

Os roteadores mais novos operam em uma frequência de 5GHz, o que é mais avançado do que alguns smartphones suportam. É comum também que o aparelho tenha o suporte para a frequência 5 GHz mas que não consiga se conectar a ela.

Para resolver esse problema vá até configurações de rede do seu smartphone, procure por configurações avançadas e opções de frequências. Agora é só trocar a frequência para 5GHz e testar a internet.

Reinicie a configuração de rede do seu aparelho

Caso você ainda não tenha conseguido resolver o seu problema, é possível reiniciar as configuração de rede do seu aparelho.

Ao tomar essa decisão, todas as redes serão apagadas do seu smartphone, por isso lembre-se de conferir as senhas das redes antes de apagá-las.

Essa opção muda de acordo com a fabricante do seu aparelho e, por isso, não cabe, aqui, fazer um passa a passo de como acessar a funcionalidade.

Restauração de fábrica

Se você fez todas as opções acima e mesmo assim a internet não funciona no celular, talvez tenha chegado a hora de tentar uma medida mais drástica.

A restauração de fábrica apagará todas as informações do seu celular, de forma que ele ficará completamente novo. Essa medida é recomendada apenas em casos drásticos, nos quais não há mais o que fazer.

Lembre-se de fazer um backup antes de executar a restauração de fábrica, já que todo e qualquer conteúdo será perdido, tais como músicas, fotos, mensagens e afins.

Problemas nas redes não são tão comuns hoje em dia, porém ainda acontecem. Mudanças climáticas, chuvas e ventos intensos são grandes inimigos das torres de comunicação e, por vezes, afetam o funcionamento delas.

Esse fator é tão comum que empresas como a Claro já possuem um canal de informações em que é possível descobrir se o problema é na sua casa ou empresa, na sua rua ou, até mesmo, na sua região.

Lembre-se de procurar informação sobre se sua operadora possui um canal semelhante, no qual você possa descobrir se o problema é geral, antes de tomar qualquer das soluções acima.

Conseguimos ajudar você a solucionar seus problemas de rede? Conte pra gente nos comentários!

O Compara Plano está sempre com o blog atualizado para trazer informações relevantes do mundo da tecnologia, por isso não deixe de conferir nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *