Pular para o conteúdo

Como escolher a melhor internet móvel para notebook

Se engana quem pensa que internet móvel é um atributo que só interessa aos celulares. Já faz alguns anos que essa realidade vem sendo modificada pelo novo perfil dos usuários. A necessidade de ter internet móvel para notebook é uma realidade mundial que também tem ganhado força no Brasil.

Para dar um panorama justo sobre o assunto geral, vamos destacar alguns números relevantes e atuais.

Números sobre a internet no Brasil

O Brasil caminha a passos largos para o incrível número de 150 milhões de pessoas conectadas. Isso considerando uma população de pouco mais de 200 milhões de habitantes. Provavelmente em breve será possível afirmar que para cada 4 pessoas, 3 estão conectadas.

Claro que os de planos de internet móvel para notebook não são de interesse de toda essa base de usuários. Mas é inegável que esse tipo de acesso tem se normalizado. Com o tempo, mais pessoas vão aderindo aos planos e a ideia vai, aos poucos, se difundindo entre a população.

Mais de 70% das residências do Brasil já tem acesso à internet. Mas, por incrível que pareça, existem mais usuários de internet móvel do que de internet fixa. Ou seja, muita gente está optando por ter planos apenas de internet móvel. Isso significa que essas pessoas também usam um plano de internet móvel quando chegam em casa. Para comprovar isso, destacamos que hoje aproximadamente 95% dos usuários de internet usam o Whatsapp para trocar mensagens.

Leia também: Internet para casa: veja qual o melhor pacote!

Internet móvel

Para ter internet móvel é preciso ter um contrato com uma operadora. As operadoras oferecem planos variados e cabe a cada usuário escolher o que melhor se encaixa na sua vida. Entre os detalhes que o consumidor precisa ficar atento estão: limite do pacote de dados, velocidade e qualidade do sinal.

Qualidade do sinal

Sobre a qualidade do sinal, é importante lembrar de conferir em todos os locais onde se pretende navegar. Esse é um detalhe que a maioria das pessoas acaba esquecendo de averiguar. Normalmente as pessoas sabem qual operadora funciona melhor na sua casa, e só.

Para quem pretende ficar conectado em vários lugares e sabe quais são, vale a pena aderir a planos básicos (de preferência sem fidelidade) de operadoras diferentes para fazer esse tipo de teste. Essa dica é particularmente importante para quem pretende usar internet móvel para notebook.

Imagine se você precisa de internet em lugares recorrentes e acaba ficando sem sinal? No trajeto do ônibus rotineiro, no restaurante cotidiano, no café mais frequentado, etc. Tente sempre pensar em todos os lugares onde será importante estar conectado e vá até lá fazer o teste.

3G ou 4G?

Provavelmente você já ouviu falar nesses números seguidos pela letra G. Eles determinam a “geração” da tecnologia da internet móvel. Quanto maior o número, melhor o sinal e maior a velocidade.

Ou seja, o sinal 4G sempre vai ser melhor que o 3G. Então dê preferência para planos 4G e lembre-se de conferir se nos locais onde você vai usar funciona o 4G. Isso porque às vezes contratamos um serviço 4G mas em determinadas regiões só o 3G funciona. Ou seja, você acaba pagando por algo que não consegue usar.

4G+, 4G Max ou 4.5G

Esses três nomes existem apenas com propósitos comerciais e, na práticas, são considerados sinônimos. As operadoras, por questões de marketing, resolveram adotar nomenclaturas diferentes. A verdade é que esse “avanço” continua sendo parte da rede 4G, mas com faixas de frequência extra. Explicando com analogia: é como se uma avenida tivesse a pista duplicada. A possibilidade de espalhar o fluxo melhora a qualidade e a fluidez do tráfego.

E o 5G?

A internet móvel de quinta geração ainda precisa de regulamentações e ajustes para expandir definitivamente. Ela é tão superior ao 4G que chegou a causar debates sobre a real necessidade de se implementar essa rede. Algumas pessoas alegam que não é necessário ter conexão de internet tão rápida para ocasiões cotidianas. Sim, isso demonstra o quão boa ela é.

Planos 5G fatalmente serão mais caros do que os 3G e 4G. Mas se você conseguir pagar por isso, fique atento à disponibilidade na sua cidade, pois é um avanço considerável e que vale a pena, principalmente para quem precisa de internet móvel para trabalhar.

Leia também: Saiba qual o melhor plano de celular com redes sociais ilimitadas!

Existe internet móvel ilimitada?

Existir, até existe, mas ainda é pouco usada. Isso porque apenas uma operadora oferece o serviço de internet móvel ilimitada de verdade, a Algar Telecom.

Quando comparamos com as operadoras mais famosas, a Algar é uma empresa relativamente pequena. Isso se reflete, por exemplo, na sua área de atuação. Apesar disso, as pesquisas de satisfação apontam resultados excelentes. Tudo indica que em breve a Algar deve ganhar notoriedade e crescer em relevância no cenário nacional.

Até pouco tempo atrás a Algar atendia apenas 4 estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Hoje ela também está presente nos seguintes estados: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, além do Distrito Federal.

As operadoras mais conhecidas até tentam passar a ideia de ter internet ilimitada, mas existem alguns fatores limitadores. Essas restrições normalmente dizem respeito a alguns aplicativos. Existem pacotes com uso ilimitado de Whatsapp, ou com uso ilimitado de Facebook e Instagram, por exemplo, mas ainda não existe um plano com internet ilimitada para todos os serviços e aplicativos entre as operadoras que atendem todo o Brasil.

Leia também: Conheça planos de celular com WhatsApp ilimitado!

Como funciona a internet móvel para notebook

Atualmente as empresas de telefonia oferecem dois tipos possibilidade de conexão.

A primeira e, mais óbvia, é a de usar a internet móvel já existente no celular. Dessa forma, o usuário precisa que seu aparelho seja capaz de rotear a internet para outros dipositivos.

A segunda precisa de um detalhe extra, mas costuma ser mais cômoda. O sinal da internet chega através de um chip que fica dentro de um modem.

Internet roteada pelo celular

Para poder usar esse método, uma das coisas mais importantes é conferir se o seu aparelho é capaz de rotear. Isso significa que o seu celular se transforma em um roteador. Atualmente existem muitos aparelhos no mercado com essa função, que tem se tornado muito popular.

Vale lembrar que o fato do seu telefone celular se tornar um roteador afeta seu plano de dados. Absolutamente tudo o que você fizer em outros dispositivos que estiverem conectados a rede roteada por esse telefone, será feito consumindo da banda e do limite do plano que estiver ativo no celular. Então se você pensa em usar seu celular para ter internet móvel para notebook, tenha um bom plano de dados.

Além da preocupação com os dados, é importante ficar atento a outras duas coisas. Primeiro, a distância do aparelho, para garantir um sinal de internet minimamente estável. E segundo, a bateria do celular, que enquanto servir de roteador, vai ter seu consumo consideravelmente acelerado.

Como rotear a internet do celular

Cada celular tem etapas diferentes no menu, mas normalmente basta ir no campo de pesquisa e colocar a palavra “roteador” ou “acesso pessoal” para chegar ao menu adequado. É nesse mesmo menu que se define a senha da sua rede. Lembrando que o notebook vai “enxergar” o seu celular como se fosse uma rede wi-fi.

Internet através de modem móvel

Essa alternativa é um pouco mais cômoda, já que não é necessário ficar fazendo ajustes no celular. Mas ela precisa de um elemento adicional: o modem. Esse modem normalmente é pequeno e usa a entrada USB do notebook, sendo muito semelhante a um pendrive. Dentro desse pequeno modem vai um chip. Se você pensou no chip do celular, pensou certo, pois ele tem exatamente a mesma função: receber sinal de internet.

Até pouco tempo atrás esse tipo de modem era conhecido como “modem 3g”. Hoje, naturalmente, é chamado de “modem 4g” nas regiões onde esse tipo de sinal está disponível. Em alguns lugares também é chamado de minimodem ou de modem portátil.

Melhores operadoras

Poderíamos fazer uma tabela com todas as operadoras e todos os planos e colocar nesse post, mas seria informação demais. Para facilitar a sua vida, compilamos dados de pesquisas feitas e vamos apresentar agora as duas melhores opções do mercado. Elas são Tim e Claro.

Internet móvel Tim

Hoje a Tim é a operadora com a maior quantidade de municípios atendidos pela rede 4G. Aproximadamente 90% da população do Brasil tem a Tim como opção.

Além disso, a Tim se destaca por ser a melhor operadora em termos de disponibilidade de 4G, e também em qualidade de sinal

Quer saber mais sobre os planos da Tim? Clique aqui!

Internet móvel Claro

A Claro, que recentemente lançou o Claro 4G Max, se destaca pela velocidade.

Sua internet móvel é considerada a mais rápida do Brasil – tanto para upload quanto para download. Uma das consequências positivas dessa velocidade é melhorar a experiência dos usuários com vídeos. Nesse aspecto a Claro também é a melhor opção do país.

Quer saber mais sobre os planos da Claro? Clique aqui!

Esperamos que você tenha terminado esse texto entendendo como funciona a internet móvel para notebook. Além disso, nos empenhamos para trazer as melhores opções disponíveis do mercado para facilitar sua escolha.

Para seguir recebendo informações úteis e relevantes sobre o mercado de tecnologia, continue acompanhando nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *