Internet lenta: confira dicas para melhorar a conexão

Ter que lidar com uma conexão de internet lenta é uma situação irritante para qualquer um. Páginas que não carregam, vídeos que não rodam, comandos que não funcionam e por aí vai. No entanto, problemas de rede instável e sem uma velocidade adequada podem ser causados por inúmeros fatores.

Por isso, listamos neste artigo algumas das principais causas para internet lenta e como fazer para resolvê-las. Para você ter uma ideia, a posição do roteador na sua casa e a interferência de outros aparelhos, como forno de micro-ondas, podem afetar o sinal.

Além disso, ao final você confere uma dica de como testar a sua conexão e saber se a sua operadora está cumprindo com a velocidade contratada no seu plano.

Confira!

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Internet lenta: como remediar

Confira abaixo as principais dicas para melhorar o sina da sua internet:

Altere a posição do roteador

Algo que pode passar batido é a localização do roteador de internet dentro da sua casa. Porém, um roteador bem posicionado é fundamental para que a conexão funcione com a velocidade devida e sem oscilações.

É muito importante que o aparelho esteja localizado num ponto central da casa, tendo como referência não necessariamente a estrutura da residência mas os dispositivos que irão se conectar à internet.

Além disso, posicionar o roteador em local elevado pode ajudar na qualidade da transmissão. Tenha em mente também que barreiras como paredes e principalmente objetos metálicos vão interferir no sinal da sua internet.

Mantenha seus dispositivos protegidos

Não descarte a possibilidade do seu celular ou computador estar infectado com algum tipo de vírus e que esse seja o motivo da sua internet lenta. Links duvidosos recebidos por SMS ou e-mail devem ser evitados, assim como propagandas suspeitas e invasivas em websites.

Mallwares, spywares, trojans, entre outros arquivos maliciosos podem ser responsáveis pela instabilidade e baixa qualidade da conexão de internet no seu aparelho.

Crie o hábito de manter um antivírus instalado, rodando e atualizado com a versão mais recente. Você estará investindo não apenas na preservação da sua conexão como também na segurança dos seus dados pessoais.

Reinicie o modem

As vezes a solução que parece mais simples é aquela que vai resolver seu problema. O fato é que ligar e desligar o modem pode sim melhorar a velocidade da sua conexão. Isso acontece simplesmente pela sobrecarga do aparelho quando ligado sem pausas por muito tempo.

Picos de energia, por exemplo, podem ser acumulados durante um longo período de funcionamento e acabam interferindo no sinal. Vale lembrar que deixar seu modem descansar em momentos que ninguém está em casa pode colaborar com o seu desempenho.

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Deixe os downloads pesados para a madrugada

Uma das atividades que mais demanda da sua banda larga é o download de arquivos para o seu computador, celular ou tablet. É comum e natural que você sofra com internet lenta enquanto estiver fazendo transferência de algum arquivo, principalmente aqueles mais pesados e via torrent.

Deixe para realizar downloads robustos durante a madrugada ou no período que poucas pessoas necessitarem da conexão e evite transtornos para todos.

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Altere a senha do seu Wi-Fi

Outra dica simples mas em muitos casos eficaz é a definição ou alteração da sua senha de internet wireless. Se o seu sinal estiver aberto, com certeza essa é a razão da sua internet lenta: uma dúzia de vizinhos conectados ao seu Wi-Fi. Uma senha muito óbvia também facilita acessos indevidos a sua rede.

Para garantir a segurança da sua internet e que o sinal chegue apenas aos aparelhos que você permitir, mantenha uma senha segura e, se possível, redefina a sequência com alguma regularidade.

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Teste a rede em outro aparelho

É possível que a lentidão da internet seja, na realidade, uma questão relacionada especificamente ao seu celular ou computador. Para ter certeza que esse não é o problema, teste a velocidade de conexão conectando outro aparelho no mesmo Wi-Fi. Busque uma assistência técnica caso o problema seja apenas com o seu dispositivo.

Outro erro comum é confundir a lentidão da conexão com uma lentidão do próprio smartphone ou computador que estão trambalhando de forma sobrecarregada. Muitos softwares operando ao mesmo tempo com certeza irão reduzir o desempenho daquele aparelho.

Verifique com regularidade os aplicativos que estão rodando em segundo plano no seu telefone celular e encerre aqueles que não precisam estar abertos. Isso libera a capacidade de memória RAM do aparelho e o seu desempenho de forma geral.

Se o problema for a lentidão no seu computador, abra o gerenciador de tarefas e confira quais são os softwares que estão operando simultaneamente.

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Internet lenta: faça um teste de velocidade

Para saber em números o quão lenta está a sua coareloexão, você pode recorrer a um site com função de velocímetro de internet. Essas ferramentas mostram dados úteis como a sua velocidade de download e upload medida em Mbps (megabits por segundo) e outras informações mais técnicas, como perda de pacote, jitter, latência, entre outros.

Um dos velocímetros mais utilizados é o Speed Test, que possui versões web e mobile para medir tanto a velocidade da conexão Wi-Fi como o 3G ou 4G fornecido pela sua operadora.

O programa também possui uma extensão para o navegador Google Chrome que facilita o trabalho e permite que o usuário teste com frequência a sua conexão montando um histórico comparativo.

O Speed Test é desenvolvido pela empresa Ookla, que conferiu à Claro, em 2019, o título de internet mais rápida do Brasil. A operadora obteve o melhor desempenho em um levantamento feito pela Ookla que levou em consideração a medição dos próprios usuários dentro do Speed Test.

Foram 4,1 milhões de testes de conexão móvel e 63,3 milhões de testes em banda larga fixa. A Claro liderou o ranking das operadoras com a melhor velocidade nos dois cenários.

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Testando com o Brasil Banda Larga

Outra ferramenta que pode testar a velocidade da sua conexão é o aplicativo Brasil Banda Larga, desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Por meio da Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ), a Anatel oferece o app como uma forma de dar mais autonomia aos usuários desses serviços, possibilitando que qualquer cliente das prestadoras consiga checar a qualidade do serviço que contratou.

O aplicativo está disponível para download tanto na Google Play Store (Android) quanto na App Store (iOS). Basta iniciar o software conectado à rede que você deseja medir (Wi-Fi ou dados móveis) e dar play no velocímetro.

O app também mantém um histórico de medições, permitindo que você compare a evolução da qualidade da sua internet ao longo do tempo.

Internet lenta? Você tem direito a uma velocidade mínima!

Vale lembrar que a Anatel estabelece um limite mínimo de velocidade de conexão que as operadoras precisam garantir aos seus clientes. Esse valor, claro, diz respeito à qualidade da internet que você contrata com a prestadora de serviços.

De acordo com uma Resolução da Anatel de novembro de 2014, a média mensal de velocidade da sua internet deve ser de pelo menos 80% da velocidade que você contratou. Além disso, a velocidade instantânea (obtida no momento do teste) não pode ser inferior a 40% da internet contratada.

Ou seja, digamos que o seu pacote de internet foi vendido como possuindo uma velocidade de 10 Mbps. A média  do mês de qualidade da conexão fornecida tem que atingir no mínimo 8 Mbps e a velocidade instantânea não pode ser menor do que 4 Mbps.

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Internet lenta: gostou das dicas práticas?

Muitos fatores podem influenciar na lentidão da sua internet, não apenas a qualidade do seu plano. Portanto, verifique todos os pontos abordados nesse post.

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