Qual a diferença entre internet de fibra ou a cabo?

É comum ficar com dúvida em qual internet assinar: fibra ótica ou a cabo. Você sabe qual a diferença entre elas e qual é a melhor para suas necessidades? Embora existam outros tipos de conexões essas são as mais utilizadas pelas empresas de telecomunicações.

Por isso, vamos esclarecer como funciona cada uma delas e explicar seus prós e contras na hora de você fazer uma assinatura.

Antes de mais nada, é importante avaliar qual tipo de internet você espera para sua casa ou empresa. Dependendo de qual internet você escolher terá uma maior área de cobertura e qualidade de sinal.

Quer uma internet que não caia todo o tempo? Escolha uma que disponha de maior velocidade. Além disso, certifique-se que a internet que você está optando é a melhor garantia de negócio. Para isso, verifique as reclamações de clientes em sites especializados para isso. Dessa forma, você vai conseguir assinar um produto de qualidade sem passar por problemas desnecessários.

Após essas dicas, confira abaixo a diferença entre fibra óptica e a cabo.

1 – Internet por fibra ótica

A internet de fibra ótica foi uma invenção criada por Narinder Singh Kapany, um físico indiano. Atualmente, elas permitem que os sistemas de transmissão de dados sejam velozes e com uma cobertura maior de banda larga.

Assim, adquirir esse tipo de internet acaba sendo uma ótima opção para quem quer ter a facilidade de conectividade e, principalmente, de download e envio de dados. A internet de fibra ótica é constituída de filamentos de vidro ou polímeros. Possui uma tecnologia que transforma energia luminosa em energia elétrica, como também em sonora.

Além disso, por ser uma internet veloz, acaba gerando dados com uma maior velocidade e fácil instalação. Por isso, em comparação a internet a cabo, não perdem qualidade de sinal com frequência como acontece por cabo.

Com isso, esse modelo de internet de fibra ótica, ou seja, cabos de fibra ótica, tem substituído a conexão via cabo de cobre, que é a internet a cabo UTP. Essa internet UTP perde bastante sinal por não conseguir abranger uma cobertura grande de sinal. Além de, de sofrer deterioração de seu material, ao longo do tempo.

Material e conexão

Com o efeito de um melhor alcance de conexão, a internet de fibra ótica é constituída de um material mais duradouro que a cabo UTP. Com ela é possível transmitir milhões de chamadas telefônicas ao mesmo tempo. Uma grande aquisição e que cumpre seu objetivo de conectar.

Sua estrutura possui um diâmetro bastante fino, capaz de ser comparado com um fio de cabelo. Fora isso, essa internet é avaliada com uma das mais seguras, por não sofrer interferência, em razão do material no qual é composta.

Ademais, seu material não enferruja como o de cobre, evitando a deterioração. Como falamos antes, possui um alta performance em transmissão de dados, garantindo a segurança das informações de seus usuários e um sistema cada vez mais moderno. Uma conexão livre de falhas e interferências, que os clientes já estavam cansados de ter em uma conexão a cabo Coaxial (UTP).

Em conexões a cabo, o sinal de internet acaba sendo transmitido por pulsos de luz e não por elétricos, o que ocasiona muitas quedas de conectividade. Para entender melhor como funciona a internet via cabo, confira o próximo tópico.

2 – Internet via cabo

Com certeza, você já ouviu falar sobre internet a cabo. Durante a evolução da tecnologia de banda larga, as empresas resolveram transferir a tecnologia da TV a cabo para a  internet. Com isso surgiu a internet a cabo, que dispensava o uso da linha telefônica, a antiga internet discada.

A partir disso, os internautas tiveram mais liberdade de acesso e a nova internet permitiu a evolução da conexão no mundo. Como por exemplo, a criação de redes de computadores e a distribuição de internet sem fio por roteador wireless. Apesar de ter surgido no início da década de 90, a internet a cabo ainda é bastante utilizada pelos usuários.

Contudo, seu uso necessita de um modem para conexão de velocidade entre entre 70 kbps e 150 Mbps. Bem abaixo, da rede por fibra ótica. Conheça algumas operadoras que oferecem internet com fibra ótica, neste artigo.

Por conta disso, algumas operadoras oferecem o serviço de TV por assinatura a cabo em conjunto com a internet a cabo. Para isso, basta que o cliente utilize um cabo para transmitir os serviços adquiridos por assinatura.

O mesmo serve para fornecer os canais da TV por assinatura e é conhecido como cabo coaxial. Por causa desse tipo de usabilidade, deu-se o nome de internet a cabo para o modelo que substituiu a internet discada.

O cabo coaxial (ou cabo trançado de cobre) é utilizado para transmitir os dados da operadora, desde a conexão fora da residência ou empresa do cliente, até chegar o local.

Vantagens da internet a cabo

Em razão de ser apenas um tipo de material (cabo) para transmissão dos serviços de TV e internet, o cliente acaba lucrando ao adquirir esse pacote de serviços. Além disso, como a operadora diminui os custos de material, os valores dos pacotes de serviços acabam sendo menores do que o esperado.  Com isso, o cliente adquire dois produtos com custo benefício.

Por isso, antes de contratar um plano de internet, confira o artigo que fizemos sobre os melhores combos de internet da Claro e também de outras operadoras. Você também pode conferir algumas vantagens de ter um plano de TV por assinatura em sua casa.

Porém, se tiver algum problema no modem do serviço, cai a conectividade e o cliente fica sem acesso. Em casos nos quais a internet por wireless (Wi-Fi) está lenta, o usuário pode conectar o cabo diretamente no modem e em seu computador e terá uma internet de qualidade.

Embora seja uma facilidade, o uso por cabo ligado no modem dificulta o deslocamento dentro do estabelecimento.

Mesmo que a internet de fibra ótica proporcione uma melhor velocidade, a cabo ainda é mais em conta para o cliente que quer assinar vários serviços. Com isso, se você está procurando por internet e TV por assinatura em uma só operadora, o serviço costuma ser mais em conta que a internet de fibra.

Aliás, outra vantagem é que muitos cabos coaxiais estão conectados a cabos de fibra ótica nas ligações externas até a chegada a sua residência. Assim o cliente acaba adquirido uma boa opção de internet com baixo custo.

Transmissão de dados

Outra vantagem é a transmissão de dados, mesmo que ainda com uma diferença em comparação a fibra ótica. O importante para uma boa conexão de internet é ter bom desempenho em upload e download.

Em relação a isso, a principal vantagem da internet via cabo é a velocidade de download. Com uma velocidade bastante alta, o upload acaba sendo também de ótima velocidade.

Independente disso, a velocidade vai depender do tamanho do cabo utilizado para instalação. Dessa forma, uma pequena interferência ou muitos usuários utilizando o mesmo serviço em horários de pico podem prejudicar a sua conexão. A banda larga acaba sendo reduzida em razão da rede de computadores que a utiliza.

E mais, devido a transmissão de dados ser realizada por meio de “pulsos elétricos”, qualquer interferência por eletricidade pode diminuir a qualidade de sinal e ocasionar quedas frequentes de internet.

Por isso, avalie o custo-benefício do produto, se vai valer pagar menos e correr esses riscos. Entenda melhor abaixo.

Custo-benefício

Para finalizar, analise os custos que terá com a aquisição de ambos os tipos de internet: fibra ou a cabo. A internet por fibra acaba tendo um custo mais alto do que a de cabo. Se quer economizar ou ter uma TV por assinatura no pacote, com baixo custo, vale a pena analisar alguns itens.

Porém, se você pretende investir em uma boa internet em sua empresa, vale considerar a internet por fibra ótica. Os motivos da escolha são os ganhos em velocidade e qualidade de oferta de sinal.

Por fim, avalie sua necessidade e qual conexão de internet você almeja para sua casa ou empresa. O importante é estar ciente dos seus benefícios e também das dificuldades que pode ter caso escolha por determinado serviço. Confira os planos das operadoras de telecomunicações no país e escolha o que mais se adequa ao seu bolso e ao seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Não deixe de conferir nosso blog Compara Plano. Estamos sempre esclarecendo dúvidas sobre o mundo da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat