Pular para o conteúdo

Como é uma infraestrutura de telecom ideal?

Talvez você nem imagine, mas por trás dos serviços de telefonia e internet que estão presentes no seu dia a dia, seja em casa, no escritório ou no celular, existe uma complexa infraestrutura de telecom. Nesse sistema de rede está a base para que quase 4 bilhões de pessoas no mundo estejam conectadas à internet.

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cerca de 98% da população brasileira têm acesso a essa rede de alguma forma. Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que pelo menos 70% dos brasileiros utilizam internet móvel.

Neste artigo vamos falar sobre o funcionamento dessas redes de telecomunicação e como ele possibilita que os sistemas de telefonia e internet cheguem até a sua casa ou à palma da sua mão.

Leia mais: Aprenda como ganhar dinheiro com as redes sociais

Infraestutura de telecom no Brasil

Um dos assuntos mais comentados nos últimos meses foi a implementação da inovadora rede de internet 5G, que já chegou a alguns países como Estados Unidos, Coreia do Sul e China.

No Brasil ainda não há previsão para que a tecnologia comece a ser utilizada. O início da estruturação para a nova rede depende de leilão, que estava com data prevista para 2020, mas possivelmente só acontecerá em 2021. Neste outro artigo explicamos como foi o adiamento da data para publicação do edital que dará início ao leilão. Confira!

O processo para a implantação de uma nova tecnologia é complexo porque requer uma infraestutura de telecom com investimentos altos. Prova disso é que, apesar de a internet 4G ter chegado ao Brasil há cerca de dez anos e estar acessível nas principais cidades, a rede 3G ainda é a conexão móvel que predomina no país.

Modernização de redes

A modernização das redes de conexão levam tempo pois demandam grandes investimentos em infraestrutura. A transição de uma geração de internet para outra passa diretamente pela mudança no tipo de equipamentos e tecnologias envolvidos em cada estágio evolutivo.

Para expandir a rede 4G, por exemplo, é necessário ampliar o cabeamento de fibra ótica enquanto que a 3G possui um sistemas de antenas que precisam estar instaladas em locais altos.

No caso da rede 5G, por suas capacidade, latência e cobertura, a forma de distribuição é completamente distinta. Sendo assim, será necessário fazer uma série de modificações na infraestrutura atual. E essas mudanças passam por pontos dentro do sistema de transmissão.

A indústria de infraestutura de telecom

A infraestrutura de telecom é responsável pelo funcionamento de todo o sistema de telefonia e internet de uma região. Para que ela esteja em pleno funcionamento existe uma cadeia industrial composta por empresas especializadas no setor.

No Brasil, essa industria é liderada por quatro principais operadoras, Oi, Vivo, Claro e TIM. Elas são responsáveis pela cobertura de telefonia móvel, fixa, banda larga e televisão a cabo. Juntas essas empresas oferecem 95% de todos os serviços prestados no segmento de telecomunicações no país.

As operadoras de telecomunicações também devem estar a cargo de todas as mudanças nas tecnologias de rede. Ou seja, o investimento na infraestrutura necessária para implementar uma nova geração, como a 5G, passa diretamente pelo gerenciamento da infraestrutura por essas companhias.

Acesso a telefonia e internet móvel no país

Embora a Anatel defenda que as operadoras de celular do país podem ampliar ainda mais os seus serviços, a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) sustenta que a cobertura de internet móvel atual está acima das metas mínimas previstas pelas empresas.

Dados da Telebrasil afirmam que a rede 4G está em pleno funcionamento em mais de 4 mil municípios, nos quais vivem cerca de 94% dos brasileiros. Ademais disso, a conexão por internet 3G está acessível em aproximadamente 5,3 mil cidades, alcançando 99% da população.

Com esses dados, seria possível concluir que o número de pessoas sem acesso a qualquer tipo de internet móvel no Brasil é de 3,8 milhões de pessoas. Grande parte dessa população vive, principalmente, em áreas rurais ou em cidades a grandes distâncias dos centros urbanos.

Se você é um beneficiado e quer saber quais são os melhores planos de internet para o celular, nós ajudamos você a escolher!

O que é infraestrutura de telecom

A infraestutura de telecom é basicamente o sistema de rede que suporta a demanda de tráfego de todos os serviços de telecomunicações. Ou seja, telefonia fixa e móvel, internet banda larga e internet móvel.

Para que você possa ter sinal e conexão em sua casa ou no celular, as empresas operadoras desses serviços utilizam uma estrutura composta por diversas tecnologias que formam o sistema de transmissão. Essa estrutura é composta por cabos, torres, bases, geradores, entre outros inúmeros equipamentos de alta complexidade.

Diferentes tipos de redes de telefonia e internet

Além de toda a infraestutura externa e de base operada pelas empresas de telecom, há também a estrutura de rede que chega até os locais de conexão. Confira alguns dos tipos de rede disponíveis e veja como funcionam.

LAN – redes locais e a principal infraestrutura de telecom

As conexões por LAN, do inglês Local Area Network, são redes locais adequadas principalmente para casas, prédios, escritórios e fábricas de estrutura mediana. Isso porque o processamento das informações entre os dispositivos conectados acontece dentro de uma área física limitada.

Com uma rede LAN é possível compartilhar dados e recursos de software e hardware com eficiência. Esse é o tipo de conexão mais comum, pois tem suporte para diferentes tipos de mídia e estrutura como por cabo coaxial, sistema sem fio via rádio ou, ainda, cabeamento telefônico comum.

MAN – redes metropolitanas

Uma conexão por MAN, Metropolitan Area Network, em português rede metropolitana, possui maior abrangência. Com ela é possível interconectar diversos dispositivos dentro de um raio de quilômetros de distância.

Sendo assim, esse é o tipo de rede indicado, por exemplo, para empresas que possuem mais de um escritório ou que necessitam oferecer suporte para trabalho remoto de diferentes partes de uma mesma cidade.

WAN – redes remotas

Com o mesmo princípio de uma conexão MAN, a rede WAN – Wide Area Network, consegue atender a uma demanda que requer suporte para distâncias longas.

A cobertura geográfica de uma WAN é tão ampla que, com ela, é possível conectar à mesma rede dispositivos localizados em diferentes países e continentes.

Wireless – infraestrutura de telecom para conexão sem fio

A conexão Wireless não é exatamente um tipo de rede, mas uma estrutura tecnológica que atende a qualquer uma das três redes anteriores. Seja por LAN, MAN ou WAN, a conexão de internet por Wireless não utiliza qualquer tipo de cabo.

Leia mais: Veja de que forma as cidades inteligentes vão mudar o mundo

Gosta de estar sempre bem informado? Então, leia o nosso conteúdo exclusivo no blog Compara Plano e esteja por dentro de todos os assuntos e novidades sobre tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *