Pular para o conteúdo

Imagem 4k: vale a pena investir em um TV com tecnologia 4k?

tv com Imagem 4k

Ter uma TV com imagem 4K na sala já foi sonho de consumo de muita gente. No entanto, essa tecnologia que deixa ainda mais realista a resolução de filmes, séries, documentários e demais programas está mais acessível. Ou seja, a TV com imagem 4K está se popularizando. No entanto, ainda é mais cara se comprar uma Full HD, por exemplo. Neste post, vamos explicar quais aspectos você deve analisar na hora de decidir comprar uma 4K ou não.

Na prática, a tecnologia de imagem 4K transforma a sua TV em um espelho. Com um maior realismo das imagens, o 4K supera de longe o antecessor Full HD. Mais a frente, vamos explicar o porquê. Em outras palavras, assistir a um bom filme ou série em uma TV com imagem 4K é outro patamar de entretenimento.

Inclusive, algumas plataformas de streaming já oferecem conteúdo 4K, como a Netflix, ao contratar o pacote mais avançado. Nessa tecnologia também operam os consoles de vídeo-game mais populares, como o Playstation 4. No entanto, se você quer assistir streaming ou jogar online em 4K, é preciso uma internet com muita velocidade. Pois o conteúdo em 4K é muito mais pesado para ser baixado.

Além disso, a grande maioria do conteúdo disponível em canais de TV por assinatura e também em streamings ainda não é em 4K. E, mesmo assim, a qualidade é boa. É justamente isso que faz as pessoas balançarem na hora de investir ou não em uma TV com imagem 4K.

Quer saber se esse é o seu caso? Acompanhe esse post até o final.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é a tecnologia de imagem 4K

Um dos principais fatores que conferem a qualidade de imagem de uma TV é a quantidade de pixels. Em outras palavras, o número de minúsculos pontos de luz que constroem a tela e a imagem. Há pouco tempo, uma TV com resolução HD ou Full HD já deixava você feliz da vida, certo? De fato, a qualidade também é muito boa.

No entanto, as televisões 4K possuem quatro vezes mais pixels do que as HD e as Full HD. E isso faz uma diferença absurda na qualidade da imagem. A imagem 4K também é chamada de “Ultra-High-Definition”.

Como falamos a principal diferença entre as tecnologias é o número de pixels. Para você ter uma ideia, as imagens em Full HD possuem resolução de 1920×1080 (totalizando 2.073.600 pixels). Já uma 4K tem resolução de 2840×2160 (totalizando 8.294.400 pixels).

É justamente essa diferença que tem a capacidade de deixar as imagens da sua TV ainda mais nítidas, brilhantes e parecendo “de verdade”. Outra vantagem imediata dos aparelhos 4K é a distância na qual você pode assistir à TV. Tanto de perto como de longe da tela, a qualidade é muito parecida. Nas TV em Full HD, por exemplo, se você chegar perto da tela é possível ver os pixels.

Leia também: Melhores TVs 4K: conheça quatro opções realmente potentes

Pontos positivos e negativos da TV com imagem 4K

Vamos elencar agora de forma mais direta mais alguns pontos positivos e negativos de uma TV com imagem 4K:

Vantagens:

  • Além de ter quatro vezes mais pixels em relação às Full HD, essa tecnologia permite acesso à HDR ou Dolby Vision, o que aumenta ainda mais a qualidade
  • As televisões 4K OLED são ainda melhores
  • Marcas tem investido mais em dispositivos com formato 4K, ou seja, em mais recursos inovadores, como inteligência artificial
  • Como falamos no início do post, o preço de uma 4K está mais acessível em relação a quando foi lançada. Com cerca de R$ 1,5 mil é possível adquirir uma.

Desvantagens

  • Oferta de conteúdo limitada. Na Netflix, por exemplo, a assinatura que libera alguns filmes e séries em 4K custa R$ 45,90.
  • Para ter uma imagem 4K, é preciso uma internet muito boa, com taxas de transferência de 25 Mb/s, para conseguir dar conta dos downloads muito pesados. Apenas os pacotes mais tops podem entregar isso.
  • A TV aberta ainda não exibe programas em 4K.
  • A imagem 4K é encontrada em alguns canais por assinatura. Mas tudo depende da sua operadora, do plano e também da compatibilidade do decoder, com sinal UHD.
  • Modelos de entrada de TVs 4K podem apresentar funções inferiores das TVs Full HDs mais avançadas.

Leia também: TV 4K Samsung RU7100: vale a pena comprar esse modelo?

Prepare-se, pois a 8K vem aí

Mal as TVs e demais dispositivos, além das plataformas de conteúdo, estão se adaptando à tecnologia 4K e já estão chegando no mercado as TVs com resolução 8K. Incrível, não? Isso pode deixar você ainda mais em dúvida em adquirir ou não uma 4K. O fato é que assim como no universo dos smartphones, quando falamos em TVs a evolução também é muito rápida.

A imagem 8K é de ultra alta resolução, com imagens mais limpas e reais, com quatro vezes mais pixels do que a 4K. Assim como a 4K, a tecnologia 8K também pode ser aplicada não só a TVs, mas na tela de smartphones, câmeras, computadores e tablets, por exemplo.

A entrada da da TV 8K ainda é tímida no mercado. Mas já podemos conferir aparelhos da Samsung, LG, TCL e Sony nas prateleiras, por exemplo.

Leia também: Smart TV 8K: saiba tudo sobre essa tecnologia

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Vale ou não vale a pena?

Como você pode ver, ter uma TV com imagem 4K já está bem mais acessível do que há um ou dois anos. No entanto, é preciso avaliar com mais calma sobre a sua real necessidade em um aparelho com essa especificação. Caso a diferença de valores entre uma 4K e uma Full HD ainda pese no seu bolso, a dica é vasculhar por promoções na internet e nas lojas físicas.

Uma TV Full HD vai atender muito bem para o exato momento. No entanto, talvez para daqui um ano já esteja bastante obsoleta. Isso porque a tendência é aumentar cada vez mais o conteúdo disponível em 4K. Além dessa tecnologia estar mais presente nas telas de outros dispositivos, como celulares.

Portanto, se você não abre mão da qualidade da imagem, independente do valor a ser pago, mesmo com a limitação momentânea de conteúdo, escolha pela 4K. Essa escolha ainda é mais certa quando você quer uma TV para jogar videogames, que já apresentam tecnologia 4K nos mais modernos.

Caso contrário, se principalmente a grana ainda é um grande fator de desempate, as TVs Full HD vão te servir perfeitamente.

Decidiu investir em uma TV com imagem 4K?

Agora que você já conhece todas as características de uma TV com imagem 4K, que tal conferir qual a velocidade ideal de internet para rodar o seu streaming?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *