Pular para o conteúdo

HP Elite Dragonfly: o 2 em 1 mais leve do mundo

HP Elite Dragonfly

O desempenho de um notebook somado à praticidade e à portabilidade de um tablet. Essa é a premissa dos dispositivos “conversíveis” ou “2 em 1”. Dentro do segmento, o HP Elite Dragonfly é um dos grandes representantes dos modelos premium.

Com alta capacidade de processamento, grande autonomia de bateria, atenção especial à segurança e design e construção sofisticados, é difícil encontrar pontos negativos sobre o conversível da HP. A não ser, é claro, o seu preço. No Brasil o aparelho foi lançado em novembro de 2019 e chegou por aqui com o valor sugerido a partir de R$9.999.

Não é com ele que a HP pretende bater recordes de venda, pois trata-se de um aparelho de nicho. O Dragonfly é voltado principalmente a um público corporativo com alto poder aquisitivo e está no catálogo da fabricante reivindicando alguns títulos: o de notebook mais leve do mundo e com maior duração de bateria.

Neste artigo você vai saber mais sobre o HP Elite Dragonfly e como ele une o que há de melhor no mercado em termos de construção, aparência e especificações técnicas. E, se você curte a tendência dos aparelhos 2 em 1, dê uma olhada também em nosso artigo sobre o Surface Go, o conversível da Microsoft.

Leia mais: Os melhores smartwatches de 2019

Sobre o HP Elite DragonFly

O Dragonfly possui uma dobradiça em 360º que expande suas possibilidades de uso. A HP destaca 4 modos: laptop, tenda, tablet e mídia. A conectividade é Wi-Fi 6, o padrão mais moderno atualmente. Também há a opção de modelos com 4G por antenas 4×4 – que são vendidas separadamente.

O dispositivo vem com 8GB ou 16GB de memória RAM, processadores Intel Core de 8ª geração que podem ser i3, i5 ou i7, e armazenamento de 128GB a 2TB em SSD ou memória Intel Optane. Além disso, o HP Elite Drangonfly conta com duas portas thunderbolt, uma USB 3.1, uma HDMI, entrada para microfone e fone de ouvido.

Leia mais: Notebook ou tablet: qual a melhor opção para trabalhar?

 

Design: categoria peso pena

O principal destaque do HP Elite Dragonfly está indicado já no próprio nome. Dragonfly em inglês significa libélula, uma analogia ao peso ultraleve do aparelho. Ele é composto por diferentes ligas de magnésio que garantem o peso um pouco inferior a 1kg. 

Além disso, a HP também reivindica outro título para o Elite Dragonfly: o de maior autonomia de bateria entre os conversíveis. A fabricante garante uma impressionante duração acima de 24 horas. Isso é possível acoplando a bateria de desempenho, que aumenta o peso do notebook.

A bateria padrão do Dragonfly é a Lightweight Battery, que ainda assim garante cerca de 16 horas de funcionamento longe da tomada. Ambas possuem suporte ao Fast Charge, recurso da HP que promete carga de 50% de bateria em meia hora.

De modo geral pode-se afirmar que a construção e o design do 2 em 1 top de linha da HP são pensados mirando no público corporativo. O foco na portabilidade e o design leve alinhados ao alto desempenho fazem do Dragonfly uma das raras opções do mercado na qual não é necessário escolher entre aparência refinada ou performance satisfatória.

E ainda há um último fator que deve agradar o usuário com perfil corporativo…

 

Tranquilidade: camadas extra de segurança

O HP Elite Dragonfly também se destaca em relação à concorrência por seus recursos de segurança. Um dos principais é o Sure Sense, uma tecnologia para combater ataques de vírus que trabalha com a prevenção por meio de uma inteligência artificial com funções de deep learning – a mesma que atua nos deepfakes

O notebook conta também com autenticação em três fatores, incluindo reconhecimento facial e de impressão digital, e a câmera Privacy, que vem equipada com um obturador que pode ser fechado (adeus para a fita tapando a lente).

Sure Click, Sure Start Gen 5 e Sure Run Gen 2 completam o pacote de segurança, defendendo o computador contra sites e anexos infectados com malware, ransomware e outros vírus. A proteção ocorre por meio de um BIOS de auto recuperação e de uma função que mantém os antivírus funcionando.

Por fim, a função Sure View promete ainda mais uma camada de segurança inovadora e interessante. Trata-se de um modo que, quando ativado, torna a visão do display do aparelho possível apenas para quem está diretamente de frente para a tela. O objetivo é garantir mais tranquilidade para uso do HP Elite Dragonfly em locais públicos, evitando olhares curiosos.

 

Reciclagem: construção sustentável 

Além da construção em ligas de magnésio já citada acima, o HP Elite Dragonfly também é composto em boa parte de plástico. De acordo com a fabricante, metade do plástico que é utilizado na fabricação do aparelho é reciclado, e 5% dessa quantidade é proveniente dos oceanos.

Parte do material reciclado é de origem do Planet Partners, um projeto da HP que faz a coleta de materiais da fabricante como toners, garrafas e cartuchos de tinta de impressoras, embalagens, peças e baterias. A empresa destaca que o Elite Dragonfly é o seu primeiro produto que também conta com materiais reciclados de outras origens.

 

Planet Partners

A iniciativa da fabricante funciona por meio de pontos de coleta ou recolhimento gratuito, evitando que cartuchos de impressão e outros resíduos sejam enviados a aterros sanitários.

Os toners, as garrafas e os cartuchos recolhidos pelo Planet Partners passam por várias fases de reciclagem, sendo reduzidos às suas matérias-primas, que podem servir para a confecção de novos produtos plásticos e metálicos, como novos cartuchos ou até dispositivos como o Elite Dragonfly.

Segundo a HP, até 2018 foram produzidos mais de 4,2 bilhões de cartuchos e toners originais utilizando mais de 107.000 toneladas de plástico reciclado. Apenas no Brasil, desde 2012 já foram coletadas localmente mais de 5.200 toneladas de produtos em fim de vida útil.

Além do reaproveitamento de material para a fabricação de novos produtos, todo o processo contribui para a redução de emissão de CO2, para a economia de energia e também para a redução do consumo de água.

A HP ressalta ainda que as peças devolvidas pelos clientes por meio do seu programa de reciclagem nunca são enviadas para aterros sanitários ou apenas reabastecidas e retornadas aos clientes.

Abaixo você confere um vídeo promocional da empresa sobre a sua parceria com cooperativas de reciclagem para reaproveitamento de lixo eletrônico.

Se você tem objetos que não podem ir para o lixo comum, porém não sabe o que fazer com eles, veja aqui como fazer o descarte de pilhas, baterias e outros componentes com destinação dirigida.

 

Ficha técnica do HP Elite Dragonfly

Sistema operacional: Windows 10
Processador: Intel Core i5 de 8ª geração (8265U / 8365U) / Intel Core i7 de 8ª geração (8565U / 8665U)
Placa gráfica: Integrada – Placa gráfica Intel UHD 620
Tela: 13,3 polegadas
Resolução: Full HD
Memória RAM: 8 GB ou 16 GB
Armazenamento: Até 2 TB em SSD
Dimensões: 30,43 x 19,75 x 1,61 cm
Peso: A partir de 1kg

Não perca as publicações no blog do Compara Plano. Você vai encontrar novos artigos publicados todos os dias com dicas, notícias e curiosidades sobre tecnologia. Direito do consumidor, planos e pacotes de operadoras, análises de produtos e tendências da internet são alguns dos assuntos que abordamos por aqui. Fique ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *