Pular para o conteúdo

Google Nest Mini: saiba tudo sobre a caixa de som pequena e poderosa

  • por
Google Nest Mini

Como presente de fim de ano, a Google resolveu agradar ao consumidor brasileiro com a Google Nest Mini. Trata-se de caixinha de som inteligente que sucede a Google Home Mini.

Tradicionalmente, os produtos da marca, sobretudo as inovações, não chegam ao mercado brasileiro por vias oficiais. É claro, é possível encontrar a linha Google Pixel de celulares ou a Pixelbook de notebooks em varejos individuais, como no Mercado Livre, porém sempre oriundas de importação de vendedores astutos.

Outro exemplo é a linha Home Mini, que, antecessora da Nest, não chegou por aqui vindo por esforços da gigante de buscas.

Bom, fato é que agora a coisa mudou de figura. Sendo a menor caixa inteligente capaz de responder a comandos de voz da Google Assistente, a Google Nest Mini chega com mais graves, fidelidade de áudio reformulada e mobilidade indiscutível.

Se você anda buscando produtos para deixar sua casa inteligente e, de quebra, levar uma caixinha de som para dar um upgrade no ambiente, está aqui a oportunidade de conhecer uma das inovações recentes mais aprazíveis lançadas no mercado.

Leia mais: E-book grátis ensina a ganhar dinheiro com as redes sociais

Google Nest Mini

As caixinhas de som com bluetooth são febre nacional. Cada vez mais buscadas, elas facilitam a vida dos usuários e dispensam a parafernalha envolvida em cabos e tomadas. Nesse sentido, a Google Nest Mini surge como uma excelente opção caseira integrada à Internet das Coisas (IoT).

Google Nest Mini - Carvão

Porém, não estamos falando só de uma caixinha de som, mas de uma inteligente. Isso, pois a Nest atende a comandos de voz do Google Assistente.

Então, imagine que você precise fazer uma chamada de voz, encontrar um Uber ou simplesmente saber como está o trânsito. Nesses casos, o comando de voz é suficiente para realizar as tarefas. Além de, é claro, aumentar ou diminuir o volume das suas músicas.

O Assistente do Google fala português – e muito bem, diga-se de passagem – e possui um repertório bem grande de funções. Se você não está familiarizado com seus comandos, veja alguns bem interessantes:

  • Me lembre de X às Y horas!
  • Qual a previsão do tempo para amanhã?
  • Ouvir as notícias do dia!
  • Tocar minha playlist na hora da janta!
  • Aumente o volume!
  • Ligar a TV!
  • Tocar música folclórica!

Todas essas entradas são entendidas e realizadas pelo Assistente, a partir de comandos de voz. Se a integração inteligente da sua casa for de um nível mais avançado, então é possível, inclusive, aumentar ou reduzir a luminosidade do ambiente. Usando as lâmpadas Hue, da Philips, por exemplo, essa ‘inteligência’ alcança patamares mais elevados.

 

Controles, sensores e botões

As funcionalidades da Google Nest Mini são dirigidas por algumas características bem interessantes. Os botões, por exemplo, são iluminados por LEDs, porém não são visíveis externamente.

Eles ficam abaixo do tecido superior, feito de garrafas plásticas recicladas, e só se iluminam quando o usuário aproxima a mão do aparelho. Assim, somente quando há uma aproximação é que se pode saber onde eles estão. Apesar disso, vale dizer que seus controles são mais fáceis por controle de voz.

 

Design: Nest Mini é bastante parecida com a Home Mini

O design da Google Nest Mini é bastante parecido com o da Home Mini, pra não dizer o mesmo. Em termos de proporção e linhas, estamos falando de uma repaginação que não alcança essas características.

Então, se você já conhece a Home Mini, já está familiarizado com o que é a Nest.

 

Qualidade do som do Nest Mini

A qualidade de som, sim, foi de fato repaginada. E a melhora é bem significativa.

Segundo a fabricante, a qualidade do áudio da Home Mini, por vezes criticada, recebeu upgrades – que a deixam superiores em termos de qualidade, por exemplo, à Echo Dot, da Amazon, principal dispositivo inteligente no mercado internacional.

Contudo, quando falamos de volume, vale dizer que não se trata de um dispositivo projetado para ambientes amplos. Isso, porque ela perde para quase todos os outros dispositivos do mercado por conta de seus falantes pequenos.

Vale dizer, ainda, que só há uma entrada USB para carga, então se você quiser usá-la como um intermediário entre você e a sua música, será necessário um fone de ouvido bluetooth.

Google Nest Mini saídas

Num quadro geral, com saídas em 360º, o áudio é amplo e em todas as direções, o que torna a experiência auditiva bastante agradável. O principal avanço em relação à primeira geração de caixinhas da Google, porém, vem com os graves, duas vezes mais potentes, que os deixam claros e proeminentes.

 

Preços no Brasil

Por aqui, a Google Nest Mini chega ao mercado em praticamente todas as lojas de varejo mais famosas por R$349. Como se trata de um lançamento, é possível que esse preço se mantenha por algum tempo.

Ainda assim, vale dizer que não se trata de uma caixinha de som qualquer, mas de uma caixinha de som inteligente, e o acréscimo de preço em relação a dispositivos dedicados à música se dá por conta dos recursos que chegam para tornar a sua casa inteligente.

 

Google Nest Mini vs. Google Home Mini

Numa comparação entre a Google Nest Mini e sua predecessora, a Google Home Mini, não há dúvidas de qual é a escolha certa: é a Nest.

Sua qualidade de áudio repaginada, seu tamanho ligeiramente menor (quase imperceptível) e sua data de lançamento entregam os avanços que provêm da evolução. E ela é melhor.

Contudo, vamos fazer um adendo: entre a Nest e a Echo Dot, você precisa dar uma avaliada mais profunda. Isso, porque a Dot, da linha Echo, tem qualidade de áudio melhor, porém tem dimensões maiores – e o português do Google provavelmente seja melhor. Lembrando que a Amazon usa a assistente virtual Alexa.

 

Vale a pena comprar a Google Mini Nest?

Em termos gerais, nesses tempos de evolução quase inacreditável por que passa a tecnologia, estamos falando de uma solução tecnológica que tem recursos realmente muito interessantes.

Porém, é bom estar bem ciente antes de comprar sobre para qual finalidade você pretende dedicar a Google Nest Mini.

Se você pensa em usá-la como um dispositivo para ouvir músicas, nós te encorajaríamos a buscar soluções voltadas para essa finalidade. Porque, em muitos casos, as caixas de som ficam vinculadas ao celular, e pode ser que você realize muitas tarefas utilizando a assistente pessoal do celular.

Contudo, como uma solução inteligente e dedicada somente à transformação de um ambiente em inteligente, estamos falando de um excelente dispositivo, apesar de suas limitações com relação à reprodução de conteúdo em termos de volume. Que não é ruim, vale ressaltar, porém está longe de ser uma caixinha que arrasa na festa!

Leia mais: Veja aqui quais os são os melhores planos de TV atualmente

Se você quer saber mais sobre as tendências de tecnologia, então não deixe de conferir o Compara Plano. Isso, pois aqui você encontra tudo sobre os caminhos do mercado tecnológico e se mantém informado sobre tudo o que há de melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *