Pular para o conteúdo

O que é GitHub e para que é usado?

github

De forma simples e objetiva, GitHub é a rede social dos programadores e desenvolvedores web. Esta definição, no entanto, não está a altura da importância desse sistema que garante a colaboração em milhares de projetos digitais. Não é por acaso que é considerado um dos maiores arquivos online de projetos colaborativos do mundo. Em 2018 foram mais de 1,1 bilhão de contribuições contabilizadas, conforme dados da própria plataforma.

Então, vamos entender como funciona o GitHub e os conceitos associados a ele? Confira!

Leia também: E-book grátis: conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Para começar, o que é Git?

Antes de seguir falando sobre GitHub, precisamos voltar alguns passos conceituais e falar sobre Git. Vamos começar com um exemplo. Imagine duas pessoas trabalhando ao mesmo tempo no arquivo de um projeto online. Agora imagine três, quatro desenvolvedores fazendo isso simultaneamente.

O resultado com certeza seria um caos de códigos e uma dor de cabeça enorme para os profissionais. O Git surge justamente para organizar este cenário. Com ele, é possível acompanhar as mudanças feitas no código base, de forma ordenada, com controle de todas as alterações e revisões sem que elas sejam sobrescritas.

Mesmo depois de lançado, um projeto web costuma receber correções, ajustes e atualizações no código base. Com o Git, todas essas mudanças são salvas em múltiplas cópias em uma pasta que é chamada de repositório.

Geralmente este diretório pode estar salvo no próprio computador ou no GitHub. Ali são armazenados não apenas as versões do Git, mas também imagens, plug-ins, códigos, áudios e qualquer arquivo relacionado ao projeto.

O objetivo é que todos os envolvidos tenham acesso e possam contribuir com o desenvolvimento do trabalho.

Ou seja, o Git é um sistema de controle de versões de arquivos. Para gerar essa ordem no trabalho ele cria um código de letras ou números com o qual é possível identificar a alteração realizada.

Nele também são mantidas informações de data e nome do autor. Por ser um sistema de código aberto e gratuito, é o mais utilizado por programadores e desenvolvedores em todo o mundo.

Com instalar um Git no Windows

Se o seu computador utiliza o sistema operacional Windows você deve primeiro fazer o download do instalador no site oficial do Git.

Em seguida, inicie o assistente de instalação e sigo os passos na tela. Após clicar em “finish” para concluir a instalação, abra o prompt de comando para colocar os seus dados pessoais. Os dados informados no cadastro por esses comandos serão associados a todos os seus projetos e ações no sistema. Digite o seguinte:

  • git config –global user.name “Seu Nome”
  • git config –global user.email “seumelhoremail@seuemail.com.br”

A instalação será concluída e você pode começar a usar a plataforma.

Leia também: Quais são os melhores planos de celular? Escolha já o seu

Como instalar um Git no MacOS

Antes de começar a baixar o programa, confira se o Git não está presente no seu computador. Isso pode ser possível se você já utiliza o XCode.

Se não for esse o caso, baixe a última versão do instalador e siga as instruções na tela para concluir a instalação. Utilize o comando git –version para confirmar que está funcionando.

Na sequência execute no terminal os comandos para configurar os dados pessoas que serão associados aos seus projetos. Configure a conta Git com os seguintes comandos

  • git config –global user.name “Seu Nome”
  • git config –global user.email “seumelhoremail@seuemail.com.br”

Como funciona o GitHub

O GitHub é classificado como uma rede social porque antes de tudo gera a socialização entre pessoas que possuem os mesmos interesses. Através dele você pode seguir perfis e acompanhar seus projetos. Além disso, ele permite o acesso de diversos programadores ao mesmo projeto e permite o trabalho simultâneo no arquivo.

Para isto, basta que você hospede na rede os repositórios Git do seu projeto e que os profissionais envolvidos estejam conectados à internet e logados no sistema.

O serviço trabalha com funcionalidades aplicadas ao Git e pode ser utilizado gratuitamente para hospedar projetos pessoais e compartilhá-los com profissionais de qualquer parte do mundo. Outro ponto interessante é que há muitos projetos e bibliotecas sobre desenvolvimento de código aberto no GitHub.

Através dele você pode acompanhar novas versões e também contribuir informando bugs e enviando códigos e correções. 

GitHub mantém repositórios públicos

Todos os arquivos e projetos armazenados na rede ficam em repositórios públicos e você pode criar um novo projeto com base em pastas existentes. Ou seja, você faz uma cópia de um diretório existente, executa as alterações que desejar, armazena a versão como um novo repositório e pode dar o nome do seu projeto.

A ferramenta é excelente para dar início a novos trabalhos e o mais interessante é que não afeta o diretório central. Uma vez que você cria um novo repositório, o original é mantido intacto. Por outro lado, se o diretório base sofrer alguma atualização você pode optar por aplicar a mudança no seu projeto também.

Serviço gratuito e upgrade

O GitHub é um serviço gratuito e está acessível a qualquer pessoa através de um cadastro simples.

Como mencionamos antes, os repositórios hospedados na rede são públicos e podem ser acessados por qualquer pessoa que esteja conectada.

Porém, se você deseja manter o acesso aos seus arquivos limitado aos colaboradores do seu projeto, há a possibilidade de realizar um upgrade para uma conta paga. Desta forma são criados repositórios privados.

Arquivos privados e mais ferramentas

Caso você opte por assinar uma conta para ter suas pastas privadas, o GitHub oferece opções de planos individuais ou por equipe.

O plano individual Pro custa US$7 por mês e oferece ferramentas avançadas, suporte especializado e acesso ilimitado de colaboradores.

A alternativa gratuita permite apenas três desenvolvedores por repositório. A opção de assinatura Team tem o valor de US$9 para cada colaborador do grupo e oferece o mesmo que a conta individual mais ferramentas diferenciadas para o trabalho em equipe.

Como criar a conta no GitHub

O procedimento para criar a sua conta no GitHub é muito parecido com qualquer outro site. Basta entrar na página oficial da plataforma e iniciar o cadastro informando nome de usuário, e-mail e senha. O primeiro passo para começar a usar a rede é criar um repositório.

Após fazer o login com o usuário e senha criados anteriormente, você deve entrar na sua conta e escolher a opção “new repository”.

Depois você poderá dar um nome para a pasta, adicionar uma descrição e definir se será pública ou privada. Também é possíveis preencher campos alternativos se desejar.

Dados esses primeiros passos, você pode começar a adicionar arquivos e a trabalhar de forma colaborativa.

Ainda é possível transformar a sua conta pessoal do GitHub em uma conta de empresa. Com ela você poderá dar permissões para que pessoas que compartilham o trabalho com você acesse os arquivos e projetos e faça contribuições. Se você cogita a possibilidade de fazer upgrade para uma conta paga, fique atendo aos valores que são diferentes. Avalie com atenção se vale a pena transformar a sua conta pessoal em corporativa antes de fazer essa migração.

Profissionais de outras áreas também podem usar o GitHub

É verdade que o GitHub é uma plataforma voltada para programadores e desenvolvedores web e muito utilizada na área.

Porém, as suas funcionalidades podem ser usadas por qualquer profissional que deseje gerenciar projetos colaborativos com organização e eficiência.

Ainda que você não queira trabalhar em um projeto com colaboradores, há outras funções do GitHub que podem ser úteis como a hospedagem gratuita de sites e o backup de páginas web e arquivos.

Quer mais artigos sobre tecnologia e ficar bem informado? Acompanhe o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *