Pular para o conteúdo

Galaxy Tab S4: o tablet poderoso da Samsung

Considerado um dos melhores tablets já produzidos pela sul-coreana Samsung, o Galaxy Tab S4 é o primeiro tablet da marca compatível com a conexão do DeX. Tal tecnologia é capaz de habilitar o aparelho a atuar como um desktop. E, assim, devido ao DeX, o usuário tem uma experiência única de um aparelho híbrido, ou seja, um tablet com PC.

Além disso, o Galaxy Tab S4 se destaca pelo desempenho do hardware, pela autonomia da bateria, e pela qualidade da tela e dos alto-falantes.

Também vem acompanhado da S Pen, que apresenta funções diferenciadas. Apesar de ser vendido separadamente, o teclado, em formato de capa, garante maior produtividade, transformando-se em um notebook.

Confira em detalhes as características do Galaxy Tab S4.

Leia mais: Veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Destaques do Galaxy Tab S4

Vamos começar abordando os pontos positivos do poderoso tablet da Samsung.

Tablet Samsung Galaxy Tab S4 Perspectiva Direita Preto SM-T835LZKAZTO

Design do Tab S4

Na cor preta, o Galaxy Tab S4 não possui um botão frontal (home), tendo a câmera frontal e outros sensores projetados de forma bem discreta.

No topo do tablet encontram-se três botões, com as seguintes funções: ligar, desligar e alterar o volume, além de uma entrada para um cartão microSD. No outro extremo, estão as entradas para os acessórios.

Galaxy Tab S4

Tela

A tela do Galaxy Tab S4 é do tipo Super AMOLED de 10,5 polegadas, com resolução de 2560×1600, no formato 16:10. A capacidade de reprodução é em 4K.

As bordas da parte frontal do tablet são mínimas, podendo o display ser aproveitado quase na íntegra. Já a taxa de brilho é em torno de 500cd/m2.

Hardware

O hardware vem com um processador Snapdragon 835 de oito núcleos. Sobre essa escolha, falaremos, novamente, mais tarde nesse post.

Capacidade de armazenamento e memória RAM Galaxy Tab S4

A capacidade de armazenamento interno é de 64GB, sendo expansível até 400GB, desde que, utilize-se um cartão. Enquanto que, a memória RAM é de 4GB.

Tablet Samsung Galaxy Tab S4 Traseira Preto SM-T835LZKAZTO

Câmeras do Galaxy Tab S4

Começando com a câmera frontal, muito usada para selfies ou videochamadas, a do Tab S4 tem 8 megapixels, com foco fixo, sendo a qualidade de vídeo Full HD. No entanto, a câmera traseira tem uma maior resolução, com 13MP.

Apesar de serem câmeras aceitáveis para um tablet, é possível fazer gravação de vídeo em 4K a 30fps, e ainda tem auto focus.

Reconhecimento facial

Além da opção de de senha, o Galaxy Tab S4 oferece o reconhecimento por íris, através da unidade frontal, a qual funciona também como um desbloqueador.

Porém, o tablet não apresenta o desbloqueio pela impressão digital.

Áudio

Até o som é equilibrado, apresentando quatro colunas dedicadas para isso. Significa que o som é composto, na sua maioria, por graves e médios bem presentes. É claro que, se deixar o som no máximo, a qualidade poderá ser abalada devido à distorção dos agudos.

Nas laterais encontramos os 4 alto-falantes, sendo a experiência auditiva do nível da AKG, marca escolhida pela Samsung para desenvolver o áudio do tablet. Ainda, tem suporte ao padrão do Dolby ATMOS, segundo afirma a própria Samsung.

Mesmo que você mude a posição do tablet, será difícil cobrir todas as saídas de áudio, já que, elas estão posicionados em cada um dos lados do aparelho. Outro detalhe é que, ao girar o tablet, os alto falantes são redefinidos, tanto o lado esquerdo quanto o direito do som estéreo.

Tablet Samsung S Pen Detalhe Preto SM-T835LZKAZTO

S Pen

A caneta S Pen já vem com o produto e foi aprimorada, ou seja, ela tem um tamanho maior e uma sensibilidade extrema. Assim sendo, são 4096 níveis de pressão.

Com essa Stylus, as atividades ficam ainda mais versáteis. Afinal, a caneta pode ser usada não somente para ilustrações como também para trabalhos de escritório.

Ela é compatível com mais softwares de terceiros e vem acoplada ao Galaxy Tab S4.  Infelizmente, ao adquirir a capa teclado, esse deixa a desejar no quesito guarda da S Pen. Até porque, bem que poderia ter um espaço reservado para guardar ou apoiar a caneta.

Bateria

Tendo uma bateria de 7.300mAh, essa é capaz de suportar uma carga completa por até 16 horas, incluindo reprodução de vídeo.

A bateria pode ser considerada grande e o tempo de carregamento, de zero a cem por cento, demora em torno de 3 horas.

Opções de setup para o Galaxy Tab S4

O Galaxy Tab S4 é bem versátil e pode ser utilizado de diversas formas.

Veja algumas possibilidades:

  • Modo tablet: mantendo-o no modo tablet, você pode dobrar a tela em um monitor, assim como pode desconectar tudo e ligar o DeX, ficando com um notebook mais compacto, desde que tenha uma capa teclado.
  • Tablet como uma segunda tela: é possível usar duas áreas de trabalho, ligando o modo DeX e usando um mouse e teclado externos. Assim, nessa configuração, o tablet acaba virando uma segunda tela, ainda com o sistema operacional Android e touch.
  • Tablet como um computador: para isso, é necessário instalar o Linux Ubuntu, a fim de ter uma experiência completa de computador. Nesse caso, ainda terá o tablet como uma segunda tela, com o sistema operacional Android.

Pontos negativos

No entanto, nem tudo é perfeito nesse tablet da Samsung, o qual é, praticamente, um PC mobile. Elencamos cinco características que poderiam ser bem melhores no Galaxy Tab S4.

Processador é da geração anterior

O Galaxy Tab S4 foi fabricado em 2018, sendo que o processador utilizado foi do ano anterior. Inclusive, não é o primeiro caso, em se tratando da Samsung.

Em suma, o processador bem que poderia ser um Snapdragon 845, e não 835. Além disso, são apenas 4GB de memória RAM. Por fim, a memória de armazenamento inicial é de 64GB, diferente do oferecido na Coréia do Sul, que é de 256GB.

A questão que fica é: até quando o processador dará conta do recado, perante tantas outras atualizações e versões que estão por vir?

Ausência de NFC

Mesmo com tanta tecnologia considerada na produção do produto, o sistema NFC não foi priorizado, uma grande utilidade nos dias de hoje.

Leitor de íris deixa a desejar

Se não tem um leitor de digitais, o scanner de íris deve garantir a substituição. No entanto, no Galaxy Tab S4, esse quesito parece não funcionar muito bem em baixa luz ou quando o usuário está deitado, conforme relatos de alguns usuários que se mostraram descontentes. Nesse aspecto, o iPad sai na frente, pelo fato de reconhecer o dono do equipamento em qualquer posição.

Peso

Se você busca um tablet para facilitar algumas funções que não são realizadas no celular, porém não quer carregar um notebook, saiba que o poderoso tablet da Samsung pesa 483 gramas, desconsiderando a capa/teclado.

Preço

Outro ponto que também pesa, porém no bolso, é o preço do Galaxy Tab S4. No Brasil, em meados de janeiro de 2020, o preço pode chegar à  R$4.300.

Ficha técnica do Galaxy Tab S4

Para finalizar, vamos elencar as especificações técnicas do tablet da Samsung.

Confira os detalhes em números:

  • dimensões: 249,3 x 164,3 x 7,1 mm;
  • câmeras: 13MP a traseira e 8MP a frontal;
  • conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11ac, GPS, GLONASS, Beidou, Galileo, Bluetooth 5.0, USB-C no padrão 3.1;
  • GPU: Adreno 540;
  • memórias: a externa pode chegar até 400GB com o suporte do cartão microSD, enquanto que a interna é de 64GB e a RAM de 4GB.
  • bateria: 7.300 mAh;
  • peso: 483 gramas;
  • plataforma e sistema operacional: Android 8.1 Oreo;
  • processador: octa-core Snapdragon 835 de 2,35 GHz;
  • sensores: bússola, acelerômetro, giroscópio, luminosidade, proximidade e leitor de íris;
  • tela: Super AMOLED de 10,5 polegadas, com resolução de 2560×1600 pixels (287 ppi).

Leia mais: Conheça planos da Claro, a melhor internet do Brasil, segundo o Speed Awards Test.

Gostou desse artigo? Então, continue lendo outros post do blog Compara Plano e saiba tudo o mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *