Pular para o conteúdo

Galaxy A50: conheça o intermediário da Samsung

Galaxy A50

O Galaxy A50 é mais uma aposta da Samsung no segmento intermediário. O smartphone faz parte da linha A, série que vem aos poucos substituindo a famosa linha J, que conquistou fãs e rendeu muito para a gigante sul-coreana.

Como a maioria dos celulares intermediários, o Galaxy A50 mira no custo-benefício e tenta conquistar não por ser um aparelho completo, mas focando em determinadas funções ao mesmo tempo em que mantém um preço atrativo — que encerrou 2019 em torno dos R$1.300 no varejo online.

Aqui temos três pontos que merecem destaque em comparação aos concorrentes na mesma faixa de preço: a aparência, o display e a autonomia da bateria. O A50 combina um design refinado (que disfarça uma construção não tão refinada assim) com uma tela Super AMOLED de alta qualidade e uma duração longe da tomada acima da média.

Neste artigo você confere todos os pontos positivos e negativos por trás do Galaxy A50 para levar em consideração antes de investir no smartphone.

Leia mais: Duelo de gigantes: iPhone 11 Pro Max vs Galaxy S10 Plus

Construção e Design Glaxy A50

A estratégia da Samsung por trás das alterações feitas no Galaxy A50 não é difícil de perceber. Comparado aos seus antecessores, o smartphone ganha em visual e aparência, o que atrai o usuário em detrimento da sua construção. 

O aparelho possui corpo em plástico, menos resistente a impactos e quedas, além de entregar resistência apenas a respingos, comprometendo a sua durabilidade de modo geral.

Por outro lado, sobram elogios ao visual do A50. Mesmo feito de material mais barato, a aparência reflexiva da parte traseira mantém o aspecto premium de outros celulares da Samsung.

traseira reflexiva a50

Na face frontal, a Samsung segue na tendência de aproveitamento de tela observada nos principais lançamentos de smartphone em 2019, também de outras marcas. Com bordas laterais muito finas, o display é quase de 100% com exceção do notch para a câmera e uma pequena barra na parte inferior.

Porém, outro aspecto que não esteve nas prioridades da fabricante no momento da construção foi a qualidade de áudio. O A50 conta com uma entrada P2 que será de fato necessária, uma vez que a saída de áudio do aparelho é mono, mal posicionada e de péssima qualidade.

 

Tela

Vale um destaque especial à tela, o grande destaque do Galaxy A50 perante os concorrentes do segmento intermediário.

O display é um Super AMOLED, com 6,4 polegadas e resolução Full HD+ (2340×1080 pixels). O modo de tela pode ser ajustado pelo usuário nas configurações, optando pelos padrões “Básico”, “Cinema AMOLED”, “Foto AMOLED” ou pela exibição automática. Basicamente, trata-se de um dispositivo do segmento celulares com tela grande.

tela a50

Com cores vibrantes e contraste preciso, a tecnologia AMOLED aplicada na construção do aparelho faz dele um celular adaptável a ambientes diversos. Capaz de brilhos poderosos e contraste profundo, o A50 lida bem tanto com locais escuros quanto com excesso de iluminação. Para quem costuma utilizar o smartphone para assistir a séries e filmes, temos aqui um bom candidato a investimento.

A tela possui ainda a alternativa de desbloqueio por meio da leitura de impressão digital, de uma maneira parecida com a do Galaxy S10. Entretanto, a função apresenta algumas falhas, como dificuldade de reconhecimento em alguns casos e um breve delay entre o toque e o desbloqueio.

Leia mais: Galaxy A30 ou M30: saiba quais são as diferenças!

 

Desempenho

O Galaxy A50 pode ser encontrado com 4GB ou 8GB de memória RAM e 64GB ou 128GB de espaço de armazenamento interno. Mesmo na versão mais simples, o processador Exynos 9610 consegue entregar uma performance satisfatória para tarefas que demandam mais do celular, como jogos mais pesados. O chipset é equivalente ao que roda no Motorola One Vision

Para quem está atrás de um aparelho com bom desempenho, sem obstruções ocasionais típicas de smartphones básicos e até de alguns intermediários, o A50 é, sim, uma boa pedida. Mantendo sempre em mente que não estamos falando de um top de linha, e sim de uma performance satisfatória, mas sem sobras.

 

Bateria

Outro ponto a favor do Galaxy A50 é a autonomia da sua bateria. São 4000 miliampere-hora, o que coloca o smartphone num patamar acima da média no segmento em que concorre.

De acordo com a Samsung, a estimativa de duração da carga do aparelho com o uso de internet 3G é de 12 horas. O tempo sobe para 14 horas com uso de internet 4G e para 15 horas em uma conexão Wi-Fi.

O modelo precisa de pouco menos de 2 horas conectado a uma tomada para completar os 100% de carga. 

 

Câmera Galaxy A50

A câmera do A50 também pode entrar na lista de pontos positivos. Ou melhor, as câmeras. Afinal, ao todo são quatro.

Além da câmera frontal, na parte traseira o usuário pode alternar entre uma lente de alta definição e outra de ângulo aberto. A terceira câmera do conjunto fotográfico funciona para analisar profundidade a auxiliar os outros dois sensores.

Com alta capacidade de HDR e boa abertura, a câmera principal funciona bem em ambientes escuros e apresenta menos ruído e suavização do que a câmera secundária. A segunda lente é uma ultrawide que não serve para ambientes pouco iluminados, mas vai valorizar paisagens e encaixar toda a festa de família ou a sala de reunião dentro do quadro.

Além disso, a câmera frontal tem alta resolução e garante boas selfies. Com 25 megapixels e abertura f/2.0, a câmera possui um modo normal, outro mais fechado com menor resolução e ainda uma função de desfoque.

De modo geral, a capacidade fotográfica do Galaxy A50 não é extraordinária, mas satisfatória e acima da média dentro do segmento intermediário de smartphones.

Ficha técnica do Galaxy A50

Tamanho de tela: 6,4 polegadas
Resolução de tela: Full HD+ (2340 × 1080 pixels)
Tipo: Super AMOLED
Sistema operacional: Android 9 Samsung One UI Pie
Capacidade da bateria: 4000 mAh
Câmera traseira: 25 MP (f/1.7) + 5 MP (f/2.2) + 8 MP (f/2.2)
Resolução de câmera: 5774 x 4330 pixel
Câmera frontal: 25 MP (f/2)
Processador: 4x 2.3 GHz Cortex-A73 + 4x 1.7 GHz Cortex-A53
Chipset: SAMSUNG Exynos 7 Octa 9610
Memória RAM: 4 ou 8 GB
Armazenamento: 64 ou 128 GB
Memória expansível: Suporte para cartão SD de até 512 GB
Dual SIM: Possui suporte
Peso: 166 gramas

Gostou do nosso conteúdo? Aqui no Compara Plano você vai encontrar análises de smartphones com frequência. Continue lendo e veja também nossos artigos sobre o Moto G8 Play, o Asus Zenfone 6 e o iPhone 11 Pro.

Leia mais: Conheça os melhores planos de internet para o celular!

Além disso, em nosso blog você lê diariamente novas publicações com dicas, notícias e curiosidades relacionadas à tecnologia, internet, planos e pacotes de operadoras, direitos do consumidor e muito mais. Então, fique de olho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *