Pular para o conteúdo

Como funciona o Facebook Gaming?

Os e-sports vem crescendo muito no Brasil. Não só em jogadores, mas em telespectadores. Não é à toa que até uma das redes sociais mais famosas do Brasil quis participar também. É o caso do Facebook Gaming.

Se você ainda não o conhecia, não se preocupe. Vamos contar tudo sobre essa nova ferramenta, como funciona, como participar e até como criar seu conteúdo. Conheça!

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Como funciona o Facebook Gaming?

Lançado em 2018 no Brasil, o Facebook Gaming trouxe uma plataforma de transmissão de vídeos ao vivo dos jogos e campeonatos de e-sports. Essa é mais uma ferramenta nova da rede social, junto com o Dating e o Watch.

Já são mais de 700 milhões de pessoas jogando, apenas assistindo e interagindo na plataforma. Com isso, ela espera se tornar concorrente do YouTube Gaming e do Twitch TV. 

Para começar agora a participar dessa comunidade, não é preciso ter uma conta no Facebook. Basta acessar o site fb.gg e procurar pelos jogos de sua preferência. Com isso, ser um streamer fica mais simples e fácil. Você só precisar criar uma conta, configurar o software e iniciar a sua transmissão.

Em janeiro de 2018, o Facebook Gaming fechou um acordo com a ESL e, assim, consegue transmitir a Pro League de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e da ESL One de CS:GO e DotA 2.

O Facebook Gaming possui um aplicativo próprio?

O aplicativo FB GG (Facebook Good Game) é independente da rede social. Apesar de ter integração com ela, você não precisa ter o app do Facebook, mas é necessário ter uma conta. Sendo assim, postagens, comentários e reações são mostrados na sua timeline.

Esse aplicativo chegou em janeiro na Google Play como versão beta. Nesse contexto, o Brasil foi o segundo país a receber o app, logo depois das Filipinas. Dessa forma, eles conseguiram realizar testes com a comunidade gamer para ver os feedbacks e melhorar o Facebook Gaming.

Funcionalidades do aplicativo

Com o Facebook Gaming, veio o lançamento de dois programas: um com parceria para construir e expandir suas comunidades, e o “Level Up” para os iniciantes. Sendo assim, o conteúdo do app, vem diretamente das páginas e dos grupos do Facebook.

Por isso, o aplicativo tira todo seu conteúdo da aba games do Facebook. E, apresenta quatro principais informações:

  • Na home, você verá conteúdos, páginas e transmissões que estão acontecendo naquele momento. Você tem acesso a todas as lives, filtrando pelas que você segue, pelo streamer preferido ou pelo jogo.
  • A outra aba é de comentários, em que você consegue ler e comentar sobre determinado jogo que você está jogando ou que está apenas assistindo.
  • A terceira aba é uma busca de conteúdos. Tem filtros de jogos mais populares, canais e streamers. Os primeiros resultados são aqueles que você segue. Por isso, clique sempre em “seguir”, quando você gostar dos conteúdos. Isso, porque a plataforma já apresenta mais de 6 mil opções de jogos. E, com isso, você conseguirá achar mais fácil o que procura.
  • Na última aba, você poderá ver todas as notificações, como transmissões que estão começando, ou até respostas aos seus comentários.

O aplicativo ainda não está disponível para iOS. Mas, você pode acessar essa ferramenta pelo site no desktop, e uma parte pelo próprio aplicativo do Facebook.

Monetização da plataforma

A função de monetização está disponível apenas para o Programa Level Up. Para isso, aqueles que assistem a uma transmissão, podem enviar estrelas para o streamer que desejarem. Cada estrela vale, mais ou menos, R$0,04, numa conversão direta do dólar para o real.

Assim, os pagamentos são enviados para a conta do streamer 60 dias após o fim do mês em que foram enviadas as estrelas pelos espectadores. Por ser uma transição internacional, pode levar alguns dias para ser debitada, e há um mínimo de US$100 para que o streamer consiga resgatar o dinheiro.

Como ser um streamer e ganhar dinheiro?

As vantagens de participar do Programa Level Up é que você recebe acesso antecipado aos novo recursos do Facebook Gaming. Além de dicas e melhores práticas para criar conteúdos cada vez mais atrativos e personalizados. Também, há acesso ao suporte do Facebook para resolver problemas.

Os membros do Programa conseguem expandir sua comunidade, ter conteúdos melhores e até se qualificar como criadores de parceria no Facebook Gaming. E, claro, ganhar dinheiro com as estrelas, já que com o suporte dos seus fãs, que lhes enviam-nas, são convertidas em dinheiro pelo Facebook para os streamers.

O programa dá direito, também, à transcodificação premium em alta qualidade, sendo o acesso a 1080 pixels e 60 fps, por exemplo. O selo é exclusivo do Level Up, e dá acesso limitado aos produtos e recursos disponíveis.

Para se tornar um membro do Level Up, você precisa ter uma página – indo no “criador de vídeos de jogos” -, transmitir 4 horas de streaming em 14 dias, e ter 100 seguidores nas páginas. Além disso, é preciso que você tenha feito uma transmissão em dois dias nos últimos quatorze.

Se o Facebook perceber que você atende a todos esses requisitos, ele te enviará um convite para participar do Programa. E, para você sempre acompanhar as últimas novidades tanto do Level Up quanto do Facebook Gaming, é recomendado se inscrever na newsletter. 

Como fazer um streaming de jogos no Facebook

Com o Facebook Gaming, além de assistir e comentar, você também pode começar a gravar seu próprio streaming – e quem sabe até receber por isso. Você pode fazê-lo tanto pelo computador quanto pelo celular. É um sistema gratuito para os sistemas operacionais Windows e Mac ou para os smartphones com Android.

Para começar, você deve se cadastrar no site oficial do Facebook Gaming. No menu superior, procure a opção “streaming” e depois “começar”. Coloque seu e-mail e preencha o formulário com seus dados pessoais.

Depois, clique em “criar uma página de criador de vídeos de jogos” e personalize a sua, já que é por onde serão transmitidos seus vídeos ao vivo. Escolha o nome e a categoria que você quer para sua página.

Se estiver fazendo pelo computador, você precisará baixar um software para que ele grave e transmita seus jogos ao vivo. Um deles é o XSplit Broadcaster. Ao baixá-lo, você deverá fazer um cadastro e escolher as páginas nas quais irá fazer as transmissões pelo programa.

Já na página inicial do programa, abra a opção “transmissão” e clique em “configurar nova saída”. Aqui, você deve selecionar “Facebook Live”. Na aba “propriedade do Facebook Live” você deve ajustar as configurações com base nas características do seu computador, nas suas preferências e nas regras do próprio Facebook. Então, salve.

No canto inferior esquerdo, clique em “adicionar fonte”, “game capture” e depois “detecção automática”. Assim, o software irá capturar a tela do jogo que está sendo executado. Caso você queira personalizar o layout de exibição, vá em “adicionar fontes” e coloque textos ou imagens para aparecer nas transmissões.

Por fim, basta ir em  “transmissão” e selecionar o seu canal da Facebook Live. Pronto: agora, sua stream está no ar!

Facebook Gaming no Brasil

Segundo o próprio Facebook, o Brasil é um país que cresce em transmissões de e-sports, por isso escolheram-no para testar o Facebook Gaming. Entre outubro de 2018 e outubro de 2019, o número de usuários da plataforma de streaming de jogos da rede social mais que dobrou. 

Os cinco jogos mais transmitidos em agosto de 2019 foram Free Fire – Battlegrounds, Fortnite, League of Legends, Grand Theft Auto V e Counter-Strike. Fora isso, foram enviadas mais de 2,8 milhões de estrelas aos vídeos de gamers. Do mesmo modo, o número de gamers parceiros da plataforma dobrou entre 2018 e 2019.

Pelo tamanho do público brasileiro, era de se esperar que o Facebook Gaming fosse fazer um sucesso enorme no país. Só podemos torcer para que a ferramenta cresça mais e mais.

Leia mais: Conheça planos da Claro, a melhor operadora de internet do Brasil

Continue acompanhando nosso blog para saber de mais dicas e novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *