Pular para o conteúdo

Facebook Gaming Streaming x Twitch: qual a melhor para streaming?

  • por
Facebook Gaming Streaming

A forma de criar e consumir conteúdos muda todo dia. No universo dos games, as plataformas de streaming de jogos alcançam cada vez mais popularidade na internet. A Twitch e o Facebook Gaming Streaming são concorrentes nesse segmento e disponibilizam uma série de vantagens para conquistar o maior número de espectadores.

As transmissões ao vivo podem ser assistidas tanto no PC quanto em celulares Android e iOS. Os usuários podem contar com streamers fazendo vídeos de gameplays, além de grandes campeonatos de e-esportes. A seguir veja o comparativo com as características de Facebook Gaming e Twitch TV.

Para saber a plataforma que vale mais a pena é preciso saber qual possui o maior número de espectadores, suporte de chat e facilidades operacionais. A Twitch leva uma pequena vantagem no geral por ter expandido o modelo de streaming de jogos. O Facebook Gaming Streaming, apesar da força de marca, é um recentemente concorrente na disputa. 

Reunimos as características de cada plataforma e o que pode tornar uma mais vantajosa que a outra. Assim, você poderá acompanhar o comparativo: Facebook Gaming Streaming ou Twitch?

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Leia também: Acabou a brincadeira: o E-sports já virou coisa séria

Facebook Gaming Streaming x Twitch: comparativo

Multiplataformas e devices

Tanto o Facebook Gaming como o Twitch se destacam por serem multiplataformas. Ou seja, o usuário pode acessá-las no PC e em aplicativos desenvolvidos para celulares. 

O serviço do Facebook tem versão web e aplicativo para dispositivos Android. A vantagem do sistema do Google é que o aplicativo da plataforma é leve: pesa apenas 42 MB.

Porém, a plataforma ainda não possui disponibilidade para iPhone (iOS). Dessa forma, os amantes de games acabam dependendo da versão web.

Em relação à disponibilização de plataformas, a Twitch garante ligeira vantagem sobre o Facebook Gaming por oferecer versões voltadas para PC e dispositivos Android e iOS.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na Google Play Store e App Store. Assim como o concorrente, a versão mobile da plataforma não ocupa muito espaço na memória do dispositivo.

Leia também: Como funciona o Facebook Gaming?

Interface versão web

Além do site da Twitch na versão web oferecer uma interface limpa e simplificada, garantindo ainda carregamento rápido, ainda possibilita a adaptação aos diferentes tamanhos de tela automaticamente. 

Ao acessar a página inicial, por meio de um carrossel, a Twitch destaca nove canais que fazem parte do programa de parceria e que estão realizando transmissões no momento. Já em em “Canais Recomendados”, a plataforma exibe os canais brasileiros que estão ao vivo com os maiores públicos. Se o usuário rolar a página, poderá conferir ainda canais e categorias recomendadas.

O Facebook Gaming não fica atrás quando se trata de interface, em que o sistema de navegação é bem similar à da própria rede social. Quando o usuário abre a página inicial, tem acesso ao vídeo ao vivo de um parceiro verificado da plataforma em destaque. 

Abaixo é possível conferir outras transmissões recomendadas, conteúdos com incentivos, clipes mais relevantes da semana, jogos e streamers sugeridos. Ao acessar o menu vertical, em “Sugestões”, assim como na Twitch, é possível conferir os principais streamers da plataforma.

Interface mobile

A Twitch conta com uma interface um tanto simples, separada por três seções: 

  1. “Seguindo”: que se refere aos streams que o usuário segue; 
  2. “Descubra”, com sugestões de canais de acordo com o tipo de uso do usuário; 
  3. “Procurar”, ferramenta de busca de canais. 

O formato de seções permite que o usuário confira seus streamers favoritos ou também descubra novos talentos nas plataformas de acordo com suas preferências, de maneira simples, didática e intuitiva.

Ao falar da apresentação do aplicativo do Facebook Gaming Streaming, vamos para uma versão um pouco mais complexa. Apesar de também ser dividido em seções, além de solicitar login e senha para acessar os canais, não é tão simples e intuitivo.

As quatro seções do aplicativo:

  1. “Timeline”: que faz um apanhado de conteúdo em alta de páginas de games; 
  2. “Jogar”: que permite, de fato, jogar no próprio aplicativo; 
  3. “Explorar”: para navegar entre games e streamers;
  4. “Mensagens”: onde o usuário pode conversar com os amigos a respeito de seus jogos favoritos. 

Leia também: Como fazer stream na Twitch: confira cinco passos

Funções e diferenciais

Ao falar do objetivo principal das plataformas, que é exibir transmissões de jogos e permitir a interação com o próprio streamer e telespectadores por meio de chats, ambas cumprem o que precisam.

Além disso, tanto o Facebook Gaming como a Twitch permitem aos usuários assistirem às transmissões posteriormente, por meio do canal de vídeos.

No entanto, o aplicativo do Facebook Gaming sai em destaque por complementar funcionalidades derivadas da rede social, como a presença de uma timeline e das mensagens, por exemplo. Dessa forma, os usuários são mantidos no mesmo aplicativo para realizar diferentes atividades.

Streamers

Tanto a Twitch quanto Facebook Gaming firmam parcerias com inúmeros streamers e pro-players populares no cenário gamer para atrair e manter os usuários em seus apps.

Para isso, influenciadores famosos nos principais títulos do mercado, como Fortnite e Free Fire, por exemplo, estão presentes. Para definir quem sai na frente neste caso, só você, de acordo com o famoso de sua preferência. 

Streamers Facebook Gaming 

Samira Close, Neto “netenho” Cavalcante, Rato Borrachudo, Joseph “Tecnosh” Touma e Rebeca Transex, por exemplo

Streamers Twitch 

Foco em “veteranos” como Felipe “YoDa” Noronha, Flávio “Jukes” Fernandes e Alan “Alanzoka” Ferreira.

Espectadores: Facebook Gaming Streaming ou Twitch?

Como a Twitch já está no mercado há muitos anos e o Facebook Gaming está começando sua jornada, o número de fidelizações na Twitch é muito maior que o Facebook Gaming. 

Espectadores Facebook Gaming

Na plataforma, o jogo com maior quantidade de “visualizadores” é o PUBG, ultrapassando 58,9 mil espectadores.

Nos destaques ao vivo mostrados enquanto o artigo era produzido, o maior público era de 1,2 mil espectadores simultâneos. Lembrando que esses valores podem ser diferentes caso o Facebook só indique conteúdo local, por exemplo.

Na área de streamers conhecidos recomendados, somente um estava ao vivo, uma pessoa com 232 mil inscritos mas com a audiência de 826 pessoas.

Espectadores Twitch

O jogo com a maior quantidade de “visualizadores” é o Among Us, ultrapassando 194,8 mil espectadores.

Nos destaques ao vivo mostrados enquanto o artigo era produzido, o maior público era de 26,9 mil espectadores em uma transmissão de Rocket League.

Na área de streamers conhecidos recomendados, no momento do artigo, Gaules, um dos streamers mais conhecidos do Brasil, estava transmitindo para 23,7 mil espectadores. O influenciador possui quase 2 milhões de inscritos no canal.

Leia também: Notebook gamer: vale a pena comprar um?

Recompensas aos usuários

As recompensas funcionam como prática que garante o reconhecimento dos usuários e o apoio à comunidade. Ou seja, após determinado tempo assistindo às transmissões, a Twitch oferece pontos do canal, onde os telespectadores podem participar de atividades personalizadas, como escolher a música de fundo, por exemplo. 

Além disso, esses pontos também podem ser usados para destacar mensagens no chat. O Facebook Gaming, até o momento, não conta com esse tipo de recurso disponível para os usuários.

Marca: Facebook Gaming ou Twitch?

Apesar da força existente na marca Facebook ao ser lançada como plataforma de stream para jogos, isso ainda não reflete a potencialidade do Facebook Gaming, já que está no início da sua caminhada.

Já a Twitch, por ser uma plataforma com muitos anos no meio gamer, está consolidada. Ao pensar em streaming de jogos, torna-se quase um Top of Mind entre os usuários.

Dessa forma, a Twitch tem vantagem de marca no segmento específico de games.

Resultado comparativo: Facebook Gaming Streaming ou Twitch?

Em suma, ao comparar ambas as plataformas, a Twitch sai vencedora da disputa ao trazer sua experiência no mercado. O Facebook Gaming, apesar de contar diversas funcionalidades, ainda tem um grande caminho de melhorias e aprimoramento da plataforma. 

Ao desenvolver novas funções, expandir a disponibilidade de plataformas, lançar um sistema de recompensas, entre outros diferenciais, com tempo a plataforma de streaming de jogos estará mais encorpada.

Leia também: Qual o melhor mouse gamer: conheça 10 opções do mercado

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

E aí, tiramos a dúvida sobre o Facebook Gaming Streaming x Twitch?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *