Pular para o conteúdo

Facebook Dating: veja como usar e achar crushes

A internet nos propiciou, e propicia, coisas maravilhosas. Não é à toa que praticamente não vivemos sem ela. Temos muitas comodidades no nosso dia a dia, que temos que agradecer a ela, desde pedir comida, pagar contas até comprar roupas. Mas, agora também podemos conhecer pessoas e, quem sabe, ter um relacionamento duradouro. É por isso que vamos falar sobre o Facebook Dating.

Se você ainda não ouviu falar dessa nova ferramenta na rede social, não se preocupe. Vamos explicar tudinho sobre o que é, como usar e como ele funciona, para você achar novos crushes. Confira!

Leia mais: Conheça o Claro Flex: planos de até 10GB por R$49,90.

O que é o Facebook Dating?

Apesar de existir desde 2018, o Facebook Dating chegou ao Brasil em abril de 2019. É uma área dentro do Facebook, como o Watch ou o Marketplace, para conhecer pessoas novas, e quem sabe não virar algo a mais. Essa é a maneira de concorrer com o Tinder.

Você apenas precisa ter uma conta no Facebook para conseguir acessar e usar o Dating, sendo que os dois perfis são separados. O gerente de produto disse que esse será um espaço para que os usuários conhecem pessoas novas, e com o tempo – quem sabe – desenvolvam um relacionamento.

Diferenciando-se de outros aplicativos, propõe um encontro com velocidade um pouco mais moderada.

Além disso, através dessa nova ferramenta, o usuário pode encontrar pessoas que confirmaram a ida ao mesmo evento – tanto festas futuras quanto passadas – e já começar uma conversa por ali. Aí, é tentar achar aquele crush que viu na balada.

As correspondências entre as pessoas são recomendadas com base nas preferências em comum de cada um. Como interesses semelhantes, amigos em comum, mesmo grupo, visita aos mesmo lugares, etc.

 

Como usar o Facebook Dating?

Para acessá-lo, basta localizar o ícone de coração no menu da sua conta do Facebook. Porém, não é porque você tem um perfil na rede social que automaticamente também tem no Dating. Não. Para isso, você precisa acessar essa opção, e autorizar ter uma conta lá. Lembre-se de que é necessário ser maior de 18 anos.

Então, ele importará do perfil do Face apenas seu nome e sua idade. As outras informações, você terá de responder, como emprego, escola em que estudou e até as fotos que você deseja que sejam exibidas.

Quando terminar, o Dating irá te mostrar pessoas que têm os mesmos interesses que você, e que combinem com você. Isso porque você terá de responder as características que busca num parceiro/parceira: idade, religião, se tem filhos, entre outras. 

Com o Facebook Dating você não precisa esperar a outra pessoa te dar um “like” também. Você pode enviar uma mensagem para ela antes. Nessa plataforma de chat, não é permitido enviar fotos, vídeos ou links. Tudo isso para garantir a segurança dos participantes.

Dentro dessa ferramenta, só aparecerão pessoas que também aceitaram fazer um “perfil”. Então, mesmo que seu crush tenha Facebook, mas não participe do Dating, você não o verá. Além disso, pode ficar tranquilo, seus amigos do Facebook não aparecerão como uma sugestão para você.

E, para a opção de “amigos de amigos”, você pode deixar ou pedir para que não sejam mostrados também.

 

Crush Secreto

Se sua esperança era fazer seu amigo te notar, não fique triste. O Dating tem um recurso de “Crush Secreto”. Com ele, você pode adicionar o perfil do seu interesse numa lista secreta – e ele receberá uma mensagem dizendo que alguém tem uma paixonite, mas não saberá de quem foi. 

E, se ele também te adicionar nessa lista, aparecerá uma mensagem de “match” para os dois. Você pode adicionar e remover quantas pessoas quiser do Crush Secreto. Mas, lembre-se, isso só vale para quem acessa o Facebook Dating.

 

Quem pode ver meu perfil no Facebook Dating?

Apesar de você precisar ter um perfil no Facebook para acessar o Dating, eles são separados. Ou seja, você só pode ver o perfil do Dating do crush, mas não o do Facebook. 

E isso vale para as pessoas que estão vendo seu perfil também: elas só podem ver as informações que você colocou na ferramenta de namoro, e não no seu Face. Então, seus amigos e familiares do Facebook não verão você usar o Dating ou olhar seu perfil nele. 

Você pode editar as configurações de privacidade para ver apenas pessoas com quem não tem amigos em comum. Evitando encontrar alguém conhecido e ficar com aquele clima estranho ou aquela vergonha. Além disso, você pode bloquear alguém em específico.

 

Facebook dating funciona só no celular?

Por enquanto, sim. Para acessar o Facebook Dating, você apenas consegue fazer isso através do aplicativo pelo celular, seja iOS ou Android.

 

É necessário criar outro perfil para usar o Facebook Dating?

Sim. Os perfis do Facebook e do Dating são separados. As únicas coisas que o Dating importa do Face é seu nome e sua idade. O resto das informações, você deve preencher manualmente.

Por isso que seus amigos do Face não veem seu perfil no Dating e vice e versa. Mantendo separados e com descrição para você.

 

Como eu crio o perfil do Dating?

Acessando pelo seu celular, abra o aplicativo do Facebook. No menu “mais”, procure pela opção Dating, que terá um ícone de coração. Então, clique em aceitar e comece a construir seu perfil.

Colocando fotos, preferências de relacionamento, etc. Lembre-se que seu nome e idade, a funcionalidade puxará automáticamente do seu perfil no Facebook.

Caso você não tenha encontrado essa opção, procure atualizar o aplicativo do Facebook. Ele já está disponível para todas as contas no Brasil, e em mais 20 países, incluindo Argentina, Uruguai, Chile, México e EUA. À Europa, só chegará no início de 2020.

 

Posso usar uma foto diferente no Dating?

Sim. Você pode escolher qualquer foto. Seja uma que já está no seu perfil do Facebook ou outra que está na galeria do seu smartphone, ou inclusive tirar uma na hora.

É possível também incluir algumas fotos no perfil e até colocar outras apenas para quem visita seu perfil no Dating.

 

Dating permite exibir stories do Instagram

Todos seus stories, tanto no Facebook, quanto no Instagram, podem ser compartilhados no Dating. Porém, você não pode compartilhar um story exclusivamente na ferramenta de namoro.

Quando for adicionar um storie – que são aquelas fotos ou vídeos que ficam visíveis apenas 24 horas no seu perfil – aparecerá a opção de compartilhar também no Facebook Dating. Do mesmo modo, você pode enviar para contatos específicos, como uma mensagem direct.

Você pode visualizar os stories dos crushes com a opção de botão “curtir”. Depois que o match acontecer, você continuará vendo os stories da pessoa e ainda poderá iniciar uma conversa.

Caso você não esteja interessado na pessoa, ao clicar no botão “X”, você não verá mais nenhum storie da pessoa nem o perfil dela. Se achar que o conteúdo é inapropriado, basta denunciar o storie.

 

Pessoas em um relacionamento

Até pessoas em um relacionamento – casados ou namorando – no Facebook podem ter acesso ao Dating. Sendo assim, qualquer pessoa, em qualquer status de relacionamento, pode criar seu perfil na ferramenta de relacionamento.

Mas, como o nome e a idade são puxadas automaticamente do Face, pode ser que alguém te reconheça dentro do Facebook Dating. Essa atitude pode gerar uma pouco de raiva em quem já tem um relacionamento, mas os criadores afirmam que é para ajudar quem tem um relacionamento aberto também.

Mesmo assim, o Facebook Dating vem fazendo sucesso pela sua discrição. Assim, sua tia nunca saberá que você está procurando alguém interessante. Você ainda pode procurar o crush da balada do último final de semana, por exemplo. E, o melhor de tudo, é que o perfil da rede social e da rede de namoro são totalmente separados e independentes.

Leia mais: Sites de relacionamento: 6 sites brasileiros de encontros

Continue acompanhando nosso blog para saber de mais novidades e outras dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *