Pular para o conteúdo

Face ID não funciona: veja o passo a passo para resolver

face id não funciona

O Face ID revolucionou o acesso ao iPhone, sendo muito útil no dia a dia por facilitar o desbloqueio do smartphone. Porém, em alguns aparelhos da Apple o Face ID não funciona. E são várias as possibilidades para esse funcionamento não acontecer da forma correta.

Por conta desse problema relatado em muitos celulares, é importante entender de onde ele vem e como é possível resolver. O Compara Plano vai te ajudar a identificar algumas soluções possíveis de resolver. Isso sem ser necessário mandar o aparelho para a assistência técnica.

Continue a leitura por aqui para descobrir!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ! 

Leia mais: iPhone 13 carregador: veja como funciona no novo smartphone

Porque o Face ID do iPhone para de funcionar?

Vamos então responder a essa pergunta para te ajudar a continuar aproveitando a tecnologia proporcionada pelo Face ID da Apple. Pois é através dela que ocorre o reconhecimento fácil e você pode desbloquear seu aparelho apenas com seu rosto. Simples e muito rápido!

Aliás, segundo a Apple, o Face ID garante autenticação intuitiva e segura, ativada pelo sistema de câmera TrueDepth que é de última geração. Ou seja, a partir do momento que você olha para o seu celular iPhone, ele desbloqueia com facilidade.

Porém, vale ressaltar, que com toda segurança necessária, uma vez que o aparelho usa tecnologias avançadas que mapeiam exatamente a geometria do rosto com excelente precisão.

Mas vamos aos motivos para entender as razões de porque o Face ID não funciona. Uma delas pode ser que o seu aparelho não esteja atualizado com a última versão do sistema iOS. Caso seja isso, faça a atualização e teste se agora o Face ID volta a funcionar.

Antes de seguirmos para o próximo passo, verifique se tem alguma sujeira na câmera que esteja dificultando a visualização do seu rosto. Mesmo que não tenha, faça uma limpeza com um pano seco, e teste novamente o recurso.

Veja também: Como rotear internet do iPhone: aprenda a compartilhar dados

Face ID não funciona: confira outros motivos

Se o seu iPhone está atualizado com a última versão, então o problema pode ser outro e vamos tentar resolver por aqui. Uma das formas indicada pela Apple é que você verifique se os ajustes foram configurados corretamente.

Veja o passo a passo abaixo e tente fazer dessa forma em seu aparelho:

Verifique as configurações do Face ID

O Face ID não funciona ainda? Pode ser um problema de configuração. Por isso, é necessário verificar se tudo está certinho em seu iPhone. Para isso, acesse:

  • Ajustes;
  • Face ID;
  • Código.

Nessa parte, você deve perceber se todos os recursos estão ativos e se a configuração foi feita da forma correta. Caso não tenha feito, é necessário fazer novamente a configuração do Face ID.

Existe algo obstruindo sua câmera TrueDepth?

Se o passo anterior não deu certo, vamos tentar esse outro caminho. Se você utiliza capinha ou película em seu celular, verifique se ela está tampando sua câmera TrueDepth. Pode ser esse o problema do Face ID não reconhecer o seu rosto, por exemplo.

Contudo, em algumas situações aparece a mensagem câmera coberta para identificar o problema. Nesse sentido, retire a película, a capinha e faça um novo teste de reconhecimento pelo Face ID.

Qual a posição do celular para reconhecer seu rosto?

Essa pergunta é muito importante, pois se ele estiver na horizontal, saiba que o Face ID não reconhecerá seu rosto. Fique de frente para o aparelho e deixe ele na verticar. Assim vai ser possível te indentificar e talvez liberar seu acesso, caso esse tenha sido o problema.

Reiniciar o aparelho é sempre uma ótima opção

Após fazer todos os passos, se ainda assim o seu Face ID não reconhece, então pode ser necessário reiniciar o aparelho. Em seguida, faça o teste novamente e veja se está tudo certo.

Leia também: Iphone sem carregador? Veja como será a tecnologia

Tire tudo que pode atrapalhar a visualização do seu rosto

Se está de óculos, boné ou usando alguma outra coisa que esteja atrapalhando a visualização do sistema de reconhecimento facial, tente remover para que o aparelho possa reconhecer de forma clara seu rosto e desbloquear a tela.

Isso vale principalmente para seus olhos, nariz e boca. Lembrando que o Face ID não reconhece seu rosto se estiver de máscara ou óculos que protege de raios ultra vermelhos.

Saiba mais: O que é reconhecimento facial? Entenda a tecnologia

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

O Face ID ainda não reconhece. O que fazer?

Se você tentou todas as possibilidades e caso nenhuma delas tenha surtido efeito, você pode entrar em contato com a Apple e verificar a assistência técnica mais próxima para tentar resolver seu problema.

Para mais dicas como essa é só continuar navegando no blog Compara Plano. Aqui você fica bem informado sobre as principais novidades do mundo da tecnologia, além de saber sobre dicas e curiosidades imperdíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *