Pular para o conteúdo

Ethernet: entenda o que é, como funciona e suas vantagens!

Ethernet

Se você usa muito os computadores, especialmente desktop, ou lida com conexões a cabo, já deve ter visto o termo “Ethernet”. Saiba que ele tem tudo a ver com internet e é extremamente utilizado em escritórios e empresas de pequeno porte. Mas como ela funciona?

Pois bem, a Ethernet é capaz de conectar vários dispositivos, como computadores e impressoras, em uma rede local (LAN). Assim, facilita a troca de informações entre as máquinas e o acesso à internet, deixando a conexão mais segura e rápida.

Porém, existem vários tipos de Ethernet e outros benefícios dessa tecnologia. Por isso, vamos descomplicar esse caminho e apresentar tudo sobre ela. Continue lendo o texto e fique por dentro dos detalhes dessa modalidade.

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ! 

Leia mais: Internet para todos: o que é e como funciona o programa?

O que é Ethernet?

Como comentamos acima, esse método conecta vários dispositivos em uma rede local (LAN). Ela facilita a troca de informações entre os aparelhos conectados e a conexão de internet. Assim, você consegue ligar computadores à impressoras e deixar a troca de comandos mais simplificada.

Por isso, ela é muito comum em escritórios de pequeno porte ou outros ambientes de trabalho, onde a troca de materiais precisa ser feita de forma rápida e simples e também onde é melhor utilizar internet a cabo.

A Ethernet dá nome aos cabos de internet, parecidos com os de telefones mais antigos. Esse materiais são os responsáveis por fazer a conexão, vindo de dispositivos como hubs, roteadores e switches. O fato de ser feito por cabeamento faz esse método ser mais recomendado para empresas menores, mas há várias vantagens de utilizar.

Benefícios

Muitas empresas utilizam a WiFi como única fonte de internet para o seus dispositivos. Bom, isso tem fundamento, até certo ponto. Afinal, ela é super prática e pode alcançar bons índices de velocidade e conexão.

Porém, acontece de perder qualidade se muitos aparelhos estiverem usando ela ao mesmo tempo. O cabo evita esse tipo de situação, pois a conexão é local, ou seja, acontece direto no computador, por exemplo. Com isso, você não tem muitas quedas e não perde qualidade de conexão.

Mas calma, ainda tem mais benefícios de utilizar o cabeamento. Vamos conhecer eles?

1. Estabilidade

A estabilidade é um dos diferenciais da Ethernet. Como o cabo tem conexão local e não sofre interferência de objetos ou do ambiente, a rede cai muito menos. Isso é ótimo em softwares que precisam de um backup constante e não podem depender da estabilidade de uma WiFi.

Já pensou trabalhar o dia todo e ficar sofrendo com quedas recorrentes? É estressante, e atrapalha o seu rendimento. Por isso, utilizar esse método é o ideal se o seu trabalho demanda uma boa conexão.

2. Velocidade

Ninguém merece uma internet lenta, não é? Ainda mais naqueles momentos de concentração, onde você não pode perder o fio da meada e focar no seu objetivo final. Pois saiba: a velocidade da ethernet é maior, comparando com redes sem fio.

Pode até parecer mentira, porque sabemos como as móveis podem alcançar velocidades impressionantes. Porém, muitas pessoas não sabem como isso depende muito da capacidade do seu roteador, se ele é moderno o suficiente para tal.

Assim, a internet via cabo tem excelente velocidade, por um custo bem menor. Além disso, atualmente os fios de fibra ótica não perdem em nada para as redes sem fio e estão ganhando clientes em várias residências, além de empresas.

Ah, bom lembrar que uma boa velocidade melhora ainda mais a performance dos funcionários de uma organização. Assim, com o cabo você economiza e consegue lucrar mais no fim do mês. Todo mundo sai ganhando.

3. Segurança

Mais uma vantagem igualmente importante, a segurança. A configuração em redes locais faz com que a Ethernet seja mais segura, pois os programadores conseguem criar protocolos de defesa para proteger informações.

Além disso, como os equipamentos são conectados fisicamente, monitorar vazamento de informações ou falhas no sistema se torna mais fácil. Com isso, não é de se entranhar como uma tecnologia já antiga, comparando com a WiFi, ainda esteja muito presente em empresas.

Isso acontece porque a rede móvel ainda é muito suscetível a invasores e falhas. Por isso, para conectar vários aparelhos, os empresários ainda preferem utilizar esse método mais antigo, porém, eficiente.

Leia também: Melhor internet do Brasil em 2021: veja o ranking e saiba escolher

Tipos de conexão

No mercado, você encontra três redes diferentes configuradas com a Ethernet. Elas divergem, principalmente, em velocidade. Para facilitar o seu trabalho, apresentamos essas três opções. Confira a seguir:

Fast Ethernet

A primeira opção é uma das mais simples. A Fast transmite dados a uma taxa entre 10 a 100MPBS (Megabit por segundo) Ela utiliza cabeamento de par trançado ou fibra ótica. Essa última opção, aliás, é a melhor alternativa se escolher a Fast, pois dispensa a modulação de dados.

Gigabit Ethernet

A Gigabit já aumenta consideravelmente a velocidade, chegando até o 1GBPS (Gigabit por segundo). Comparando com a Fast, são dez vezes mais em capacidade de transmissão. É muita coisa. Assim como a anterior, essa rede também funciona com cabos de par trançado ou fibra óptica.

Switch Ethernet

A última alternativa é a melhor, caso você tenha uma empresa, com diversos computadores. O Switch é um equipamento com capacidade de conectar vários dispositivos em uma rede local. Na prática, os aparelhos conversam mais facilmente, trocando informações sem precisar de um provedor externo.

Assim, o fluxo de dados e a transferência de arquivos fica bem mais fácil, mesmo que os computadores estejam em setores diferentes. Tudo na mesma rede facilita o dia a dia dos trabalhadores e a comunicação da empresa.

Como manter a Ethernet funcionando bem?

Já te mostramos as qualidades dessa tecnologia e como ela pode agregar. Mas existem alguns hábitos importantes pra ter a melhor experiência com essa modalidade. Vamos te apresentar algumas dicas pra tirar todo o proveito da sua internet cabeada.

1. Tenha uma excelente capacidade de internet

Isso já virou clichê, mas é sempre bom reforçar. Escolha uma boa capacidade para conseguir aproveitar da melhor forma. Assim, a sua rede consegue dar conta da demanda, considerando como a internet ainda pode apresentar instabilidade e perder qualidade naturalmente. Por isso, opte por planos com maiores velocidades.

2. Possua bons equipamentos

Outra dica é ter equipamentos novos para acompanharem a qualidade da conexão e velocidade da web. Invista em roteadores modernos e outras ferramentas, como o switch ou mesmo os cabos de rede industrial e fibra ótica.

3. Mantenha os softwares atualizados

Falamos da parte externa, agora é bom lembrar da interna também. Mantenha seus softwares atualizados e com tecnologia recente. Ao fazer a manutenção constantemente, o usuário evita problemas e corrige os mesmos antes que apareçam. Além disso, bons softwares evitam ataques cibernéticos.

Devo escolher essa opção?

Antes de decidir, pense bem como você utiliza sua internet e quais as características que você precisa. O Switch, por exemplo, é excelente para empresas de pequeno ou médio porte e evita dores de cabeça, especialmente para o setor de TI.

Porém, você deve considerar a quantidade de dados e o quanto vai consumir diariamente. Além disso, itens como velocidade ou segurança devem ser levados em conta também.

Dito isso, a Ethernet é uma tecnologia testada e com plena capacidade de auxiliar no funcionamento da sua empresa, ou até mesmo para garantir internet cabeada na sua casa. Porém, talvez seja mais vantajoso ter esse método em conjunto com uma boa Wifi. Afinal, quem vive sem celular hoje em dia?

Assim, consulte empresas especializadas, como Vivo, Oi, Tim, ou até mesmo algumas locais como a Unifique. O ideal nesse momento é agir com cautela e consultar um profissional experiente em internet.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia mais: Como ter internet móvel ilimitada? Descubra já!

Entendeu tudo sobre essa tecnologia?

E aí, vai escolher essa opção de tecnologia? Agora ficou bem mais fácil de entender como funciona, não é? Continue lendo os textos do nosso blog para não perder conteúdos como esse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *