Pular para o conteúdo

Estabilizador PC: conheça essa peça fundamental do computador

estabilizador

Apesar de ser uma peça antiga, muitas pessoas ainda não conhecem as funções de um estabilizador de PC, ou como usá-lo corretamente. Além disso, há dúvidas também em relação as suas vantagens, desvantagens e a real necessidade de tê-lo. Mas a verdade é que essa peça pode salvar a “vida” do seu computador, principalmente em situações que tenha oscilação na carga de energia da residência, como em épocas de chuvas muito fortes e de tempestades.

Com ele o seu PC não ficará exposto a variações de energia e estará protegido de problemas que podem danificar os seus componentes internos, como a placa-mãe, por exemplo. A seguir, confira todos os detalhes do funcionamento desse aparelho e como ele pode contribuir com a segurança do seu computador.

Leia também: Cabo HDMI: o que é e para que serve essa tecnologia? Confira!

Como funciona um estabilizador de energia para PC

Um estabilizador, assim como o nome já sugere, tem como principal função estabilizar a carga de energia que recebe para depois distribuir de forma mais tranquila para o aparelho/máquina no qual está conectado.

Contudo, os estabilizadores possuem um fusível de proteção que é capaz de nivelar a tensão elétrica – voltagem da rede – e faz com que os picos de energia não afetem os aparelhos. Em outras palavras, um estabilizador de PC pode contribuir muito com a saúde da sua máquina e não deixar que ela queime, ao invés disso, o estabilizador que queimaria em seu lugar.

Além disso, um estabilizador também pode anular alguns problemas comuns dos picos de energia, como falha da tela, problemas na placa-mãe, entre outros.

Nesse sentido, ter um estabilizador pode fazer com que o seu usuário tenha um prejuizo financeiro menor do que se queimasse um aparelho mais valioso como no caso é o computador.

Leia também: Chromecast 3: o que é, como funciona, preço e onde comprar [2021]

Como escolher o melhor estabilizador

Um dos principais aspectos para levar em consideração na escolha do seu estabilizador de PC é a voltagem que ele possui. Certamente você encontrará opções com 127 V ou 241 V, escolha de acordo com a voltagem da tomada que ele será conectado. Ou, ainda, opte por bivolt, caso não tenha certeza.

Além disso, também analise a potência do estabilizador. Escolha o valor em VA (que é informado na embalagem da peça) e multiplique por 0,6. O resultado será a potência total que o estabilizador deverá suportar. Nesse caso quanto mais potência, melhor será!

Também perceba os valores que mais atendem a sua necessidade. Para fazer essa comparação, você pode utilizar os sites de peças de computadores e até mesmo o Mercado Livre – em que há a opção de filtro de anúncios por preço.

Você também pode gostar de ler: Modelos de smartwatch: conheça os melhores em 2021

Vale a pena economizar nessa peça?

Por conta da importância dessa peça, o ideal é optar por uma potência alta, o que certamente irá ter um custo mais elevado.

Para saber se vale a pena economizar nessa peça você precisa levar em consideração a constância de picos de energia na região que você mora, e se é recorrente a queima de aparelhos por esse motivo. Caso a resposta for positiva, não vale a pena economizar na peça.

Outra alternativa mais barata e que também realiza uma função parecida são os filtros de linha, que normalmente atendem a maior parte dos computadores atuais e tem um custo-benefício melhor do que os estabilizadores.

Confira ainda: Instagram não carrega feed: saiba como resolver o problema

É necessário usar um estabilizador PC?

O mais recomendado é ter um estabilizador de energia ou filtro de linha conectado ao seu computador, afinal precaução nunca é demais. Essa peça pode te fazer evitar perdas financeiras em assistências técnicas para seu computador, e de arquivos, em caso de perca total do aparelho eletrônico.

Em casos de computadores mais modernos, as próprias fontes são capazes de regular essa energia recebida. Se por acaso o seu PC se enquadrar nesse critério não é necessário usar um estabilizador. Todavia é importante que você leia o manual do seu computador e veja a recomendação do fabricante.

Uma dica importante é que você nunca utilize estabilizador conectado em uma extensão, pois pode afetar diretamente a função da peça. Além disso, quando não tiver nenhum aparelho conectado a ele, mantenha desligado, assim aumentará a sua vida útil e também proporcionará uma economia de energia.

Saiba mais: Como apagar o histórico do Google no computador e no celular?

Para acompanhar todas as novidades do mercado de tecnologia, curiosidades, planos de celulares, não deixe de acessar diariamente o Blog Compara Plano. Nele você encontrará as melhores oportunidades do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *