As vantagens de usar o Eduroam

Eduroam

Um estudante de ensino superior gasta horas na internet para pesquisar, estudar e produzir conteúdo para vida acadêmica. Mas, consumir seus dados de internet ou manter uma boa internet banda larga são itens que precisam ser levados em conta. Para resolver essa questão, foi criado o Eduroam (education roaming).

Trata-se de uma ferramenta pensada para resolver os problemas de conexão com a internet dos alunos do mundo inteiro. O Eduroam é uma rede de serviços de telecomunicação para pesquisadores em instituições acadêmicas. USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade de Campinas), por exemplo, possuem o sistema.

O Eduroam existe desde 2002, e começou a ser ofertado, inicialmente, em alguns países como Alemanha, Croácia, Finlândia, Holanda, Portugal e Reino Unido. De forma rápida, o serviço se espalhou para outros países e, desde 2004, recebe apoio financeiro da União Europeia, que co-financia pesquisas relacionadas à rede Eduroam.

Aproveite essa oportunidade!

▶️ Você merece mais desconto para começar bem 2022. Na Descomplica, são mais de 100 cursos em diversas áreas, com bolsas de até 70%
Garantir desconto!

Fora da Europa, a Austrália foi pioneira na adesão ao serviço, que logo chegou às Américas, ao Canadá e aos Estados Unidos, e hoje já está em mais de 90 países do mundo. Ao todo, o serviço Eduroam tem presença em  mais de 10.000 pontos de acesso.

Em alguns países, o acesso à Internet via Eduroam também está disponível em outros locais além das instituições participantes, por exemplo, em bibliotecas, edifícios públicos, estações ferroviárias e aeroportos.

Outra questão importante é que a rede funciona em diversos sistemas: Android, iPhone, iPad, iPod, Mac, Ubuntu e Windows 10, por exemplo, fazem parte da lista.

Leia mais: A Claro tem a melhor internet do Brasil. Confira seus planos!

Conheça como funciona o Eduroam

O Eduroam é um serviço de acesso sem fio seguro desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora.

O serviço provê o acesso seguro e sem fio à Internet sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. Após efetuar o cadastro na base do serviço, seguido da configuração do computador do usuário para conexão com a rede, é possível acessar a web em qualquer provedor de serviço do mundo.

Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa internacional já reúne instituições de aproximadamente 90 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento. Além da segurança, o Eduroam tem como benefícios a mobilidade, a facilidade de uso e a sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciada pela RNP (Rede Nacional de Pesquisas).

Para utilizar a ferramenta, basta ter o Eduroam configurado em seu computador, celular ou tablet para detectar a rede sem fio de forma automática, garantindo comodidade e experiência de alta qualidade ao usuário.

Dependendo das políticas locais das instituições visitadas, os participantes do Eduroam também podem contar com recursos adicionais.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

O Eduroam é gratuito

O Eduroam funciona interligando diferentes instituições de ensino a uma rede segura de internet. Onde o usuário ver que a rede Eduroam está disponível (na lista de conexões de Wi-Fi do próprio aparelho), ele vai conseguir se conectar.

Para ele, o serviço é totalmente gratuito, já que universidades, faculdades, institutos de pesquisa e outras instituições acadêmicas fornecem a internet utilizada na rede.

Além de se conectar à internet em instituições de ensino, o usuário pode navegar pela rede Wi-Fi em bibliotecas, aeroportos, estações de transporte, prédios e outros locais em que a Eduroam esteja disponível, conforme a logística de cada localidade. Só no Brasil, por exemplo, já são mais de 2,3 mil pontos de acesso.

Saiba como se conectar ao Eduroam

A rede Eduroam utiliza um sofisticado sistema de servidores RADIUS, que operam com rede nacional de roaming. Com tecnologia avançada, o sistema consegue identificar a origem do usuário e sua rede de internet, fazendo todas as conexões necessárias para que ele acesse a internet normalmente, sem qualquer tipo de problema.

Tudo isso funciona por meio das credenciais disponibilizadas pelas instituições de ensino de origem – garantindo acesso seguro e protegido contra invasores.

Para conseguir o acesso, antes de mais nada, é preciso saber se a usa universidade faz parte do grupo que disponibiliza a ferramenta. Depois disso, para conseguir se conectar ao Eduroam, basta localizar a rede Wi-Fi Eduroam quando você estiver na universidade cadastrada. É preciso ter uma senha e login de conectividade de uma das instituições participantes.

O login é fornecido em formato de email pela instituição na qual você possui algum vínculo, seja como estudante, professor ou servidor.

Depois de conseguir essas primeiras informações, é preciso confirmar, na instituição de origem, os dados corretos de login e senha para conseguir autorização de navegação nessa rede de internet.

Caso a rede não esteja aparecendo para você, talvez seja necessário configurar o instalador em seu dispositivo (seja smartphone, tablet ou notebook).

Para se conectar facilmente, baixe a ferramenta de assistente de configuração do Eduroam e conecte seu dispositivo automaticamente.

Instituições interessadas

As instituições de ensino que ainda não disponibilizam o acesso à rede Eduroam para a sua comunidade podem fazer parte dessa ferramenta e começar a oferecer acesso gratuito à internet para membros acadêmicos de várias partes do mundo. Sem dúvida nenhuma essa é uma atitude de grande valia a alunos, professores e pesquisadores que frequentam seus campi.

Já pensou se de uma forma rápida e simples sua universidade passe a dar suporte para seus alunos, pesquisadores e funcionários, com acesso a milhares de pontos de conexão enquanto estiverem viajando, dentro ou fora do país?

Sem esquecer também que há um aumento de interesse pelo intercâmbio entre instituições, que recebem pesquisadores visitantes e também enviam equipes para outros países. Pensando nisso, é essencial conseguir disponibilizar conexão de qualidade de um jeito simples e prático.

É importante destacar que o custo de implementação e manutenção é muito baixo e que a Eduroam oferece outras vantagens, como:

  • não será mais necessário criar contas temporárias para usuários visitantes;
  • alívio para a equipe de suporte, já que os usuários não terão qualquer dificuldade em acessar o Wi-Fi da instituição;
  • solução única e segura para todos os dispositivos móveis dentro da instituição;
  • a comunicação estará totalmente baseada em dados encriptados.

Como fazer parte da rede

Se você se interessou pelo serviço prestado pela rede Eduroam e a sua instituição de ensino ainda não tem o serviço, fale com sua instituição. Para fazer da rede é preciso ser parceiro da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Além disso, é preciso atender às especificações técnicas da Eduroam que dizem respeito a detalhes de hardware e software. Então, antes de entrar em contato com a rede, veja com seu setor de Tecnologia de Informação (TI) se é viável oferecer o serviço.

Caso seja, é preciso ler e concordar com a política de utilização. Depois disso, o responsável pela área de TI da instituição envia um formulário técnico para atendimento@rnp.br e, a partir daí, inicia-se o processo de homologação técnica, que dura em torno de 30 dias.

Como descobrir os pontos de conexão

Agora que você já entendeu e até mesmo conectou a rede Eduaroam aos seus dispositivos, está na hora de entender como encontrar outros pontos que fornecem o acesso à internet.

Por exemplo, se você vai viajar e quer encontrar os pontos de conexão e descobrir se o destino da sua viagem possui rede Eduroam, você deve entrar no mapa de pontos de acesso, disponível no site da própria rede.

Se o usuário tiver alguma dificuldade para acessar a rede pela primeira vez, ele pode navegar pelo site da Eduroam. Baixando o assistente de configuração, todos os ajustes necessários são feitos de maneira automática.

Assim, com apenas alguns cliques o usuário já terá todas as configurações demandadas para se conectar à internet sem dificuldade em qualquer lugar do mundo.

Leia mais: Saiba qual é o melhor plano de celular para redes sociais

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *