Pular para o conteúdo

Down Dog: conheça o app de exercícios e fique em forma

down dog

Fundamental para manter não apenas nossa saúde física, mas também nossa saúde mental, a prática de exercícios físicos tem se tornado cada vez mais necessária. E por que não fazer isso no conforto da nossa casa? Essa é a proposta do Down Dog.

Atualmente um dos apps mais populares de treinos online, o Down Dog é perfeito para quem está iniciando nas atividades físicas. Quer saber mais? Continue acompanhando!

Não esqueça de manter sempre um bom plano de internet da Claro ou da TIM para ter todos os recursos à mão na hora de acessar apps.

Leia também: Saiba qual aplicativo de exercícios físicos escolher no Compara Plano

O que é o Down Dog

Voltado principalmente para a prática do Yoga, o aplicativo Down Dog oferece uma série de exercícios que vão desde os mais simples, para os iniciantes, até os mais complexos, para quem já é experiente.

São mais de 60.000 combinações de treinamento, onde dificilmente você vai repetir a mesma aula, fazendo com que o treinamento seja sempre dinâmico.

São 6 vozes de instrutores diferentes, que você pode escolher a que mais lhe agrada. Além disso, estão disponíveis práticas de diferentes estilos como: Vinyasa, Hatha, Suave, Restaurativo, Yin, Ashtanga, Cadeira e Saudação ao Sol.

O app está disponível para dispositivos móveis tanto com sistema operacional Android quanto iOS. Inclusive, nas avalições dos usuários, tanto em uma loja quanto a outra, o app tem nota 4.9 de 5. Dessa maneira, é considerado um aplicativo cinco estrelas.

Quais as modalidades de exercício oferecidas pelo app

O Down Dog oferece cinco modalidades de exercícios diferentes que atendem a diversas necessidades dos usuários. São elas:

  • Yoga: o app oferece uma prática de yoga única e personalizada a cada vez;
  • HIIT (Treinamento de alta intensidade com intervalos): exercícios que aumentam a sua frequência cardíaca e queimam gordura, sem precisar de apetrechos sofisticados;
  • Barre: exercícios inspirados no balé que servem para emagrecer, entrar em forma e tonificar. Oferece um desafio extra com foco nas coxas, nos glúteos ou no core;
  • Treinamento de 7 minutos: envolve todos os músculos do corpo para melhorar a força, agilidade e resistência por apenas 7 minutos;
  • Yoga pré-natal: idealizado para grávidas, sendo que as práticas são adaptadas para cada trimestre. Também pode ser utilizado por recém-mães.

Leia também: Lives: saiba como fazer uma transmissão de sucesso

Quanto custa e qual o tempo para experimentar

As assinaturas do Down Dog custam US$ 7,99 por mês. Além disso, você pode optar pelo plano anual pelo valor de US$ 39,99 por ano. Entretanto, os preços para clientes fora dos Estados Unidos variam.

A renovação é feita automaticamente, porém essa função pode ser desativada no menu Configurações. Entretanto, se você comprou sua assinatura por aplicativo móvel, deve gerenciar sua assinatura através do App Store ou da Google Play. Caso você queira solicitar um reembolso, isso só pode acontecer se a compra for feita pelo site.

O valor é considerado relativamente baixo se for comparado com os valores das aulas de Yoga presenciais, mas, ainda assim recomenda-se testar o app antes de pagar.

Antes de mais nada, o aplicativo fornece 80 dias de teste gratuito, sendo que o usuário pode utilizar todos os apps da franquia Down Dog. Após esse período, a assinatura é efetivada.

Além disso, também é possível acessar uma área de contato específica para pessoas que gostariam de utilizar o serviço, entretanto não podem pagar por ele. Segundo os próprios criadores: “Nossa missão é oferecer ao mundo um yoga acessível e incrível”.

Como funciona o app

Quando você acessa o site, ele vai te fazer uma série de perguntas para identificar o seu perfil. Dessa maneira que as aulas personalizadas são criadas. Entretanto, muitas das opções de configurações você só vai conseguir ter acesso na versão premium do aplicativo.

Essas escolhas variam sobre o som que você quer ouvir durante a prática, se você prefere que ela seja mais rápida ou devagar, se você já fez alguma aula anteriormente, a duração da sessão, entre outros.

Você tem acesso a todo o seu histórico de exercícios, além de poder salvar os treinos favoritos, podendo utilizar esse recurso quando estiver off-line.

Os instrutores sempre demonstram cada uma das posições para que você possa copiá-las. Além disso, nos vídeos também existe uma descrição de áudio explicando os movimentos que devem ser feitos. Nos vídeos também é possível alterar o ângulo de visão para ter certeza de como a posição é executada.

Se você se preocupa com a rapidez dos exercícios, uma dica é começar com as práticas de yoga pela Introdução ao Hatha ou Introdução ao Restaurativo, sendo essa última a mais lenta de todas.

Além disso, cada uma das 3 introduções possui 3 aulas, 9 no total, sendo que você pode experimentar todas elas.

Por onde começar?

Segundo dicas do próprio site do Down Dog, as sugestões para quem está começando são:

Treino HIIT

O treino HIIT já é um treino bem pesado por assim dizer. Dessa forma, se mesmo o nível 1 for desafiador, uma sugestão é passar um tempo mais curto em casa um dos exercícios. É só você ajustar a duração do exercício clicando em “Mais”.

Barre

Quem está iniciando o treino de Barre, pode começar com apenas 5 minutos de treino todos os dias, ou ainda, 10 minutos em dias alternados. Dessa maneira você se prepara para exercícios mais longos.

Yoga

O próprio Down Dog oferece um aplicativo exclusivo para quem é iniciante, ele se chama Yoga para Iniciantes e pode ser baixado tanto para Android quanto para iOS. Nesse app você vai encontrar os três treinos para iniciantes: Vinyasa, Hatha e Restaurativo, sendo que você pode repeti-los quantas vezes quiser para ter certeza de qual a melhor prática para você.

Entretanto, se você não deseja baixar outro aplicativo, o Down Dog principal também conta com essas três práticas diferentes. Para os iniciantes, já mencionamos a sugestão de optar por iniciar com o Introdução ao Restaurativo que é o mais lento de todos os treinos.

Quando for escolher o tipo de prática, opte pela Suave, Yin ou Restaurativa. Essas permitem retenções mais longas nas posições.

Leia também: Por que os podcasts fazem tanto sucesso entre os jovens?

Quais as vantagens do Down Dog

Primeiramente, uma das maiores vantagens do aplicativo é o fato de ter um número bem elevado de práticas diferentes, fazendo com que o usuário não repita os exercícios e, dessa maneira, seja mais estimulado já que não fica entediado pelas repetições.

As músicas que o aplicativo oferece mudam dinamicamente, ou seja, sobem e descem de acordo com a sua respiração durante o exercício. Além disso você pode escolher entre sons da natureza ou ruídos, ou sons mais agitados e até músicas famosas. Você também pode optar por escolher sua música favorita em outro app de música, se preferir.

É possível fazer download de uma prática para uso off-line. Dessa forma você pode levar seus exercícios com você para qualquer lugar. Basta salvar nos Favoritos ou nos seus Históricos.

Você consegue sincronizar o Down Dog com todos os seus dispositivos, enquanto integra com o aplicativo Apple Health e com o Google Fit.

Nove idiomas inclusos

Além de práticas em português, você também pode optar por nove outros idiomas, incluindo seis vozes em inglês, dessa forma você pode, além de praticar yoga, aprender uma nova língua! Você também pode adicionar legendas aos exercícios.

Existe suporte ao Chromecast e AirPlay nos aplicativos para celular e web.

O app conta ainda com uma comunidade animada e solidária no Facebook, a Comunidade Down Dog, nela você pode se juntar para pedir conselhos ou, se desejar, compartilhar seu progresso.

Os aplicativos estão totalmente gratuitos até o dia primeiro de janeiro de 2021 para todos os alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, eles podem ter acesso a bem-estar em casa até o final do semestre.

Leia também: Conheça os melhores relógios fitness

Down Dog: partiu cuidar da saúde?

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *