Pular para o conteúdo

Meu DigiSUS: saiba como usar o aplicativo oficial do SUS

digiSUS

Você sabia que o Sistema Único de Saúde do Brasil tem uma plataforma digital? E, o melhor de tudo: ainda é um aplicativo para o celular, o Meu DigiSUS! Com ele, temos muita facilidade na hora de ser atendido em hospitais ou pronto-atendimentos. Facilita muito, pois não precisamos levar a carteirinha do SUS, já que no app terá todas nossas informações.

Mas, você ainda não conhece?! Então venha acompanhar e descobrir mais sobre o digiSUS. Pois, ele ainda vai ser muito útil na sua vida.

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

DigiSUS

Criado pelo Ministério da Saúde, integrado ao sistema digital de saúde brasileiro, o DigiSUS é um aplicativo desenvolvido para reunir todas as informações de um paciente. Ele visa melhorar a qualidade dos atendimentos e dos processos relacionados, como ficha cadastral.

Desenvolvido pelo departamento de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), o DigiSUS foi um projeto estudado nacional e internacionalmente pelo Governo por alguns anos. Dessa forma, ele pode dar apoio ao fluxo de informação de saúde de cada brasileiro.

Ele é parte do e-Saúde, que tem ações estratégicas para fortalecer o processo de saúde digital. São elas:

  • Aprimorar a governança da estratégia e reduzir fragmentos nas iniciativas do programa;
  • Fortalecer os setores de governança do e-Saúde;
  • Elaborar marco legal;
  • Definir e implantar uma estrutura para o e-Saúde;
  • Definir e implantar sistemas e serviços;
  • Disponibilizar serviços de infraestrutura computacional;
  • Criar estrutura de referência para sustentar;
  • Criar certificações para os trabalhadores; e
  • Facilitar o acesso à informação em saúde para os cidadãos.

O DigiSUS está disponível para iOS e Android. Com ele, o paciente recebe vários benefícios, como, por exemplo, monitorar o agendamento de consultas e exames. E, em breve, será possível realmente marcar o atendimento pelo aplicativo.

Nele, estão disponíveis informações de pessoas e clínicas, em 12 sistemas. Como o Cadastro Nacional de Usuário do SUS (CADSUS), Programas da Farmácia Popular, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Sistema de Regulação (SISREG), Sistema de Atenção Básica (e-SUS AB), Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e Hemovida.

Você pode baixá-lo pela App Store ou Play Store.

Funções do Meu DigiSUS

Dentro do DigiSUS, na parte de “minha saúde” é possível visualizar a lista de medicamentos que o programa Aqui tem Farmácia Popular recebeu. Além de todo o calendário de vacinas, ver a posição que você está na fila de espera de transplantes, ver os remédios que você solicitou, entre várias outras opções.

Na opção “serviços de saúde” você pode ver os pontos de saúde, como hospitais ou unidades de atenção básica perto de você. Na parte de “atendimento SUS” irá aparecer uma lista de todos os procedimentos que você já fez dentro do serviço de saúde pública.

Além daqueles que estão agendados, como exames. E, a fila de espera do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que gerencia a rede básica de internação hospitalar. 

Através do aplicativo, é possível também denunciar más condutas dos profissionais, avaliar ou informar ao Ministério da Saúde que não recebeu atendimento. Para visualizar essa aba, procure por “ouvidoria SUS” ou ligue 136.

Na aba “medicamentos” aparecerá uma lista dos remédios que você tirou no postinho ou no hospital. Além de encontrar uma farmácia popular mais perto da sua casa, e informações sobre os medicamentos.

Ao entrar em “atendimento SUS” você confere todas as consultas marcadas, fila de espera, e seu histórico dentro da rede pública de saúde. Já na parte de “agendar consulta”, você conseguirá ver o melhor dia e horário para ser atendido.

Em “campanhas” terá todas as informações de ações do Ministério da Saúde. E, na parte inferior da interface, no ícone de “+”, você pode ver as retiradas de remédios, sua carteirinha de vacinação, entre outras funções.

Na parte de “avisos” você fica por dentro das novidades do Meu DigiSUS. E, por último, em “mais” você pode acessar informações da sua conta, alterar senha, ver os outros aplicativos do Ministério da Saúde e sair.

Leia também: Quais são os melhores planos de celular? Escolha já o seu

digiSUS Gestor: Módulo de Planejamento

Desde o começo desse ano, o Ministério da Saúde disponibilizou o digiSUS Gestor Módulo de Planejamento. Assim, o governo espera reformular os processos de informação da saúde pública no Brasil.

Seu objetivo é instrumentalizar os gestores de saúde pública, pesquisadores e toda a sociedade do país, a obter informações produzidas pelo Ministério. Os dados sairão em forma de painéis, mapas, gráficos e tabelas.

O digiSUS Gestor Módulo Planejamento (DGMP) é um sistema para elaborar Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior e do Relatório Anual de Gestão. Além do conteúdo dos planos e programas de saúde.

Objetivos

O módulo tem cinco objetivos principais. Um deles é o registro das diretrizes, objetivos, metas e indicadores do plano de saúde. O segundo é dar o máximo de transparências sobre as metas e programas anuais de saúde.

O terceiro é integrar a Pactuação Interfederativa de Indicadores com os outros instrumentos de planejamento, com os resultados dos indicadores. O quarto é integrar todos os dados com os outros sistemas do SUS. E, por último, subsidiar o monitoramento, a regulação, o controle e a avaliação das políticas de saúde. 

Além disso, será incorporado ao DGMP as funções dos sistemas SargSUS e SISPACTO. Porém, o SargSUS só deixará de existir em dezembro deste ano, para encaminhar aos gestores os Relatórios Anuais de Gestão de 2018.

Sua gestão ficará com o Departamento de Articulação Interfederativa, por meio da Coordenação Geral de Articulação dos Instrumentos da Gestão Interfederativa.

O novo aplicativo digiSUS é realmente muito útil para toda a população brasileira. Facilita o acesso às informações de saúde pública e ajuda a população a ter mais controle sobre sua carteira de vacinação e, principalmente, da sua saúde. 

Sistema Único de Saúde Brasil

Nosso sistema de saúde pública foi inspirado nos britânicos. Instituído pela Constituição Federal de 1988, onde diz que todos têm direito à saúde, e é dever do Estado providenciar. Dessa forma, todo cidadão brasileiro tem o direito de ser atendido de forma gratuita, financiada pelo orçamento da União, Estados e municípios.

Sendo assim, temos direito no atendimento aos centros e postos de saúde, hospitais, hemocentros e laboratórios públicos. Mas, fazem parte do SUS a vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e institutos de pesquisa acadêmica e científica, como a Fundação Oswaldo Cruz.

Antes de ser parte da Constituição, existia o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), criado em 1977. Apesar de ter estabelecimentos próprios, era realizado pelo setor privado, cumprindo como assistente do sistema de saúde e proteção social.

Os trabalhadores que tinham carteira assinada, podiam ser atendidos pelo INAMPS. Mas, os que não tinham, eram socorridos pelas Santas Casas, instituições filantrópico-religiosas que ajudavam a população carente. 

E, logo depois veio o SUS. Porém, ele foi implantado aos poucos, resultado de muitos anos de propostas entre políticos e sociedade.

Leia também: Google Fit: o App de saúde do Google

Valores do serviço de saúde pública

Dados do Ministério da Saúde mostram que até agosto de 2019 existiam mais de 296 mil leitos de internação hospitalar. São mais de 24 mil consultórios de urgência, quase 160 mil consultórios de clínica básica e quase 317 mil equipamentos.

Segundo dados da Agência do Senado, o SUS é fundamental para 80% da população brasileira. Ano passado, foi autorizado investir R$ 130 bilhões, porém, acabaram efetivamente executados apenas R$ 108 bilhões.

Por conta da emenda constitucional assinada em 2016, o Governo Federal deve destinar apenas 13% da receita corrente líquida para serviços de saúde. Essa porcentagem deve chegar a 15% em 2020.

Dados de 2013 mostram que os gastos com saúde foram de 3,6% do PIB do país, ficando muito abaixo com relação aos outros países, que gastam em média 5% do PIB.

O Meu DigiSUS faz parte da evolução deste serviço. Através dele, espera-se melhorar o atendimento nos hospitais e postinhos da rede pública de saúde do país. A população passará a ter um maior controle desses processos, agendando consultas e vendo os remédios disponíveis. 

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mundo tecnológico e do mercado de telecomunicação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *