Qual a diferença entre download e upload? Entenda aqui!

diferença entre download e upload

Você sabe qual a diferença entre download e upload? É importante que você fique por dentro desses detalhes ao contratar o seu serviço de internet. Dessa maneira você poderá escolher o plano que se encaixa melhor no seu perfil de consumidor a partir dessas informações.

Em tempos de pandemia, quando estamos trabalhando mais em home office, queremos que a internet funcione adequadamente e atenda todas as nossas necessidades.

Mas qual a relação disso com o upload e download? Por exemplo, quando você está participando de uma reunião que precisa compartilhar sua câmera, áudio e tela você quer uma boa velocidade de upload. Agora para ouvir e ver as outras pessoas que estão participando da reunião você quer uma boa velocidade de download.

Ainda está confuso sobre as diferenças? Não tem problema, leia este texto até o final que você vai entender tudo. Além de aprender maneiras práticas e efetivas de testar a sua velocidade de internet.

Leia mais: Qual a internet mais rápida do mundo? Descubra aqui!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

A velocidade de upload e download no seu dia a dia

De repente a nossa vida mudou e grande parte das atividades passaram a acontecer dentro dos nossos lares. Do trabalho à diversão, até mesmo as idas ao shopping ou supermercados foram substituídas por um clique em nossos celulares ou computadores pessoais.

Por mais que nas últimas décadas a internet tenha um papel importante nas nossas vidas, agora ela é indispensável.  E por ser uma tecnologia tão importante e presente no nosso cotidiano precisamos entender como ela funciona.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Só para exemplificar e deixar os conceitos de upload e download mais claros vamos imaginar que você está conversando com seus amigos em um grupo de aplicativo de conversas. Um amigo enviou um vídeo, para assisti-lo você precisa fazer o download dele. Isso quer dizer que você salvará o vídeo, os dados desse vídeo, em seu celular ou computador. E para isso você usa a sua velocidade de download.

Você achou o vídeo engraçado e agora quer responder com um áudio das suas risadas. Você clica no botão do microfone e seu áudio é gravado. Mas isso não basta para que seus amigos recebam a sua risada, você precisa enviar o áudio. E para que isso seja possível entra em ação a sua velocidade de upload.

Este é apenas um dos exemplos em que usamos as velocidades de upload e download do nosso pacote de dados. Há muitos outros cenários que poderia citar, mas tenho certeza que agora você já entendeu bem esses conceitos.

A nuvem

É possível que você já tenha se perguntado: mas de onde vem e para onde vão os arquivos que fazemos o download e upload em nossos dispositivos?

Bem, a resposta para essa pergunta é uma palavra simples: nuvem.  A nuvem é uma solução tecnológica online que permite aos usuários ou empresas armazenar dados de todos os tipos em servidores de alta disponibilidade.

Seus e-mails, por exemplo, quando você acessa e começa a ler as novas mensagens. Elas não estão salvas no seu celular, mas sim na nuvem do seu servidor de e-mails. O mesmo vale para as redes sociais, o conteúdo que visualizamos não está em nosso celular, e sim em servidores que nos permitem acessar rapidamente os conteúdos.

Quando baixamos dados, sejam músicas, vídeos ou arquivos de textos, estamos fazendo o download de algo que está na nuvem. E quando enviamos alguma mensagem ou arquivo em algum aplicativo de comunicação ou rede social, estamos fazendo o upload para a nuvem.

Leia mais: Como saber quem está usando minha internet? Descubra!

Como descobrir a velocidade de upload da minha internet?

Quando você contratou o seu serviço de internet deve ter sido informado sobre a velocidade de upload do plano contratado. Caso não se lembre, acesse o portal da sua operadora com seu usuário e senha e procure por essa informação.

Se não encontrar, pode procurar pelo contrato em seu e-mail ou ligar para a operadora para confirmar a informação. É importante que você tenha essa informação para comparar com o resultado obtido no teste.

Veja a seguir como testar a sua velocidade de upload:

  • Escolha um site para realizar o teste, recomendamos o Speedtest, uma opção fácil e intuitiva de usar;
  • Certifique-se, antes de realizar o teste, que você não está fazendo upload de nenhum arquivo no momento;
  • Acesse o site e clique no botão “Iniciar” e aguarde o teste ser concluído;
  • Verifique a velocidade de upload diagnosticada e compare com a velocidade prometida pela operadora.

Leia também: Brasil Banda Larga: teste a velocidade da sua internet

Como descobrir a velocidade de download da minha internet?

O primeiro passo aqui também será verificar a velocidade de download que você contratou em seu plano de internet. É uma informação importante para que você entenda se o que está recebendo corresponde ao seu investimento financeiro.

Descubra a velocidade de download controlada no site de sua operadora, no contrato enviado por e-mail ou através do teleatendimento.

Mas e qual o passo a passo do teste? Veja:

  • Escolha um site para realizar o teste, novamente recomendamos o Speedtest, por ser fácil de usar;
  • Certifique-se, antes de realizar o teste, que você ou as outras pessoas que moram com você, estão fazendo download de algum arquivo, ouvindo música ou assistindo algum filme ou seriado de serviços de streaming;
  • Acesse o site e clique no botão “Iniciar” e aguarde o teste ser concluído;
  • Verifique a velocidade de download diagnosticada e compare com a velocidade prometida pela operadora.

Por que a velocidade de download é maior que a velocidade de upload?

Quando você finalizar o teste da sua velocidade de internet vai perceber que todas as vezes a velocidade de download é maior do que a velocidade de upload, ou seja, existe uma diferença entre download e upload. Há um motivo para isso: o nosso uso e comportamento das redes sociais envolve mais o consumo e download de conteúdo do que o upload.

Quantos vídeos você assistiu nas plataformas de streaming hoje? Garanto que foram alguns, certo? E quanto vídeos você fez o upload para alguma rede social ou plataforma de streaming? É bem provável que sua resposta seja nenhum, a não ser que você trabalhe com produção de conteúdo.

O nosso hábito de consumo de informações e dados na internet faz com que uma maior parte da nossa velocidade de internet seja dedicada para downloads e não uploads. Ter mais velocidade de download é que vai te permitir ver aquele filminho ou seriado no final do expediente sem que a imagem fique travando ou o áudio fique dessincronizado.

Saiba mais: Qual é a velocidade de upload ideal? Saiba como escolher!

Por que as velocidades de upload e download que eu pago são maiores do que as que recebo?

Ao realizar o teste você deve ter percebido que há uma diferença entre a velocidade de internet que você paga para o que recebe. Certo? Isso ainda é comum, e como cliente o seu desejo é receber a velocidade máxima contratada para upload e download.

Ainda existem algumas limitações tecnológicas que nos impedem de receber exatamente a velocidade contratada. Porém a cada dia as tecnologias avançam e os serviços de internet também seguem esse caminho.

É possível que em um futuro não muito distante possamos receber em nossas casas ou empresas uma velocidade de internet cada vez mais próxima do que contratamos nos nossos planos.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Como aumentar a velocidade da internet de casa? Descubra já!

Este texto ajudou a entender a diferença entre download e upload?

Então compartilhe com aqueles amigos ou familiares que também tem dificuldades para entender o que é velocidade de upload e o que é velocidade de download e a diferença entre download e upload.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Lembre-se de testar periodicamente a sua velocidade de internet, principalmente nos momentos em que perceber alguma lentidão.

Se você gostou do nosso conteúdo deste texto e quer ficar por dentro de assuntos da  tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *