Pular para o conteúdo

Dell XPS 13: o novo concorrente direto do novo MacBook

Dell XPS 13

O novo Dell XPS 13 chega para aumentar a competição entre os equipamentos da Apple e seus concorrentes. Isso, pois o novo modelo traz atualizações realmente notáveis para o consumidor. 

Suas comparações com o novo modelo da mundialmente famosa marca da maçã não são à toa. Com processador de última geração, design impecável e função touchscreen, o modelo promete entregar desempenho de alto padrão pelo mesmo preço, ou quase, do novo MacBook.

Leia mais: Saiba qual o melhor plano de celular para redes sociais

Características do Dell XPS 13

Veja a seguir as principais características do XPS 13 para entender se a comparação é realmente válida ou apenas um exagero para gerar mais popularidade ao produto.

Vamos começar pelo design do Dell XPS 13. Desde 2018, a Dell optou por inovar a sua linha de computadores domésticos, trazendo um novo acabamento para seus lançamentos.

A linha mais recente, que conta com modelos como o G5 15 e o Inspiron Ultrafino, apresenta um design premium.

Acabamento dell xps 13

Com 15mm de espessura e pesando apenas 1,29kg, o novo notebook da Dell pode ser facilmente carregado em qualquer mochila. Para quem busca um equipamento de fácil manuseio, a opção já ganha muitos pontos neste quesito.

O Dell XPS 13, além de bordas ainda mais finas do que a geração passada, também é mais leve e, claro, mais fino, o que garante mais comodidade ao consumidor.

Se tivermos que citar um ponto negativo, ele com certeza será o posicionamento da câmera. A webcam fica localizada na parte de baixo da tela, justamente para garantir a largura mínima das bordas. 

Para quem não utiliza o notebook para reuniões online ou não precisa da câmera com tanta frequência, o problema se torna mínimo. 

Externas

Seguindo para as características externas do XPS 13, seu apoio para mãos, localizado na base, conta com revestimento de fibra de vidro trançada. As três entradas que possui são USB-C, um padrão que vem se repetindo para os notebooks mais finos.

Também possui uma entrada para fones de ouvido P2 e uma para cartão microSD. Há ainda uma saída de áudio lateral, o que evita o abafamento do som. 

O acabamento, de alumínio unibody fecha com chave de ouro a descrição de design do novo Dell XPS 13. Revestido pelo material tanto na parte superior quanto na inferior, o notebook  tem menos chances de superaquecimento. Além disso, o modelo apresenta um estilo mais moderno e, porque não, mais bonito.

O modelo está disponível para venda na cor prata e na cor rose gold, aquele tom de ouro rosê, bastante conhecido pelos amantes de tecnologia.

Leia também: E-book grátis: conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Tela, teclado touchpad e touchscreen: entenda tudo sobre o hardware do Dell XPS 13

A qualidade de construção do Dell XPS pode ser considerada impecável. A tela de 13,3 polegadas e altíssima resolução é a primeira boa impressão causada pelo notebook.

A tela é praticamente a única parte visível quando o equipamento está aberto. O display, chamado de InfinityEdge, segue o que já comentamos ali acima, o mínimo de borda possível.

bordas tela dell XPS 13

Teclado

O teclado possui retroiluminação com os níveis forte e médio. O recurso é bastante útil em ambientes mal iluminados, além de trazer um aspecto mais profissional ao equipamento. O toque pode ser considerado bem raso e pode causar estranhamento para quem está acostumado com modelos mais antigos. 

Outro ponto importante do teclado é o padrão internacional do layout. Os acentos e o cedilha, por exemplo, não seguem os padrões brasileiros de escrita, sendo necessário aprender os novos comandos. 

Como o sistema operacional padrão do Dell XPS 13 é o Windows 10, as configurações acabam ajudando na questão da escrita, forçando alguns atalhos mais fáceis para a digitação.

Touchpad

Mais um ponto muito positivo do laptop é o touchpad. Sabe quando você começa a usar um novo notebook e não sabe direito porque o cursor simplesmente flutua ou pula espaços na tela?

Pois é, isso não acontece com o XPS 13. Com revestimento emborrachado, o touchpad parece se fundir com o restante da base.

Touchscreen

Voltando um pouco para a tela, o modelo vendido no Brasil apresenta sua versão touchscreen. Por dentro, apresenta o display UltraSharp com resolução QHD+, de 3200×1800 pixels, o que a deixa bem próxima da resolução 4K.

O modelo vendido fora do país tem um efeito mais confortável aos olhos já que, sem o touchscreen, a tela é mais fosca e reflete menos luz.

Ter a opção sem touchscreen sendo vendida no país provavelmente faria muita diferença para o consumidor final. A tela touch não apenas afeta o valor do produto como também pode causar a desistência da compra por consumidores que prezam mais pela economia. 

Por outro lado, para quem é fã de tecnologia, a novidade é de encher os olhos, já que a leitura, o rolamento de página e até a abertura de softwares podem ser feitos com um simples clique na tela. 

O que faz o Dell XPS 13 ser comparado ao novo MacBook

O hardware do Dell XPS 13 traz o processador i7 da sexta geração, o i7-6500U, com dois núcleos de 2,5 GHz e arquitetura 64-bit. Como se não fosse o suficiente, o modelo também possui SSD de 256GB, o que deixa a usabilidade ainda mais rápida. 

A integração do Windows 10 ao equipamento torna a experiência de uso bastante consistente. Apesar de o sistema operacional não trazer grandes novidades, suas funções são cumpridas sem nenhum resquício de problema. 

A bateria do Dell XPS 13 também não traz grandes inovações. Dura basicamente o mesmo tempo dos modelos anteriores, o que costuma ser suficiente para aulas e reuniões mais longas que o esperado. Ao usar o computador por mais de 5 horas, possivelmente será preciso estar com a fonte carregadora por perto.

Sobre a conectividade, o XPS 13 conta com Killer Wireless 1435 802.11ac 2×2 e Bluetooth 4.1, esperado para um modelo de alta performance.

Vale destacar também a webcam do notebook. Apesar de uma localização um tanto quanto controversa, seu widescreen possui 720p, com 4 microfones e suporte ao Windows Hello.

Uma das reclamações antigas de grandes marcas de computadores era justamente a usabilidade dos microfones, que podiam deixar o som abafado ou metalizado.

Comparando com um MacBook de última geração, o aparelho não deixa nada a desejar. Aliás, além das funcionalidades seguirem um padrão parecido, o preço também não se distancia entre os dois. 

No Brasil, o modelo touchscreen do Dell XPS 13 chegou valendo cerca de R$10 mil. Hoje, seu preço sugerido gira em torno de R$8 mil. 

O que podemos concluir sobre o XSP 13

Se comparado ao modelo da geração anterior do XSP, o novo equipamento melhora a experiência do usuário e entrega tudo que promete.

Comparar ao um MacBook é mais válido se levarmos em consideração o modelo Pro da Apple, já que suas funcionalidades realmente atingem um um patamar de notebook com alta performance. 

Dentre tantas opções existentes no Brasil, o Dell XSP 13 traz o diferencial de juntar todas as qualidades necessárias em um bom equipamento, sem perder em design ou em desempenho. Pelo contrário, ele une as características e se apresenta como um concorrente de peso para os modelos da maçã.

Para quem prefere o sistema operacional Windows e não quer abrir mão de qualidade, a opção não é só válida como também amplamente indicada.

Além de todas as características que já citamos, o novo modelo da Dell passou por recentes atualizações, contribuindo para a melhora do seu desempenho.

Recentemente, inclusive, o processador da 8a geração ganhou um update e os modelos passaram a ser vendidos com o processador i7 da 10a geração. 

Leia mais: Investir em um MacBook vale a pena?

Quer saber mais sobre as novidades tecnológicas e os melhores lançamentos do mercado? Então, confira mais artigos como este no nosso blog. Ali você encontra novidades sobre smartphones, computadores, games e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *