Pular para o conteúdo

Dados móveis: o que são e como economizar para não ficar sem internet

  • por
Dados móveis

Com o advento dos smartphones de alta performance, estamos cada vez mais conectados. A imensa maioria dos aplicativos roda vinculada à internet, e, por isso, o consumo de dados móveis vem aumentando consideravelmente.

Você provavelmente sabe que seus dados móveis representam a quantidade de dados que o seu celular pode consumir da rede de internet, porém pode ser que não saiba alguns truques essenciais para gerenciá-los de maneira otimizada.

Então, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre eles: como ativá-los, quais os procedimentos quando eles não funcionam e como economizá-los!

Leia mais: Conheça planos de celular com WhatsApp ilimitado

Dados móveis: o que são?

Os dados móveis do seu celular são a internet que você utiliza da rede de telefonia, aqueles gigabytes descritos no seu plano de celular no momento da contratação.

É bem importante estar atento a esse fato, pois, quando você está em casa, por exemplo, fazer uso da rede Wi-Fi pode representar uma economia significativa nos dados consumidos do seu plano.

Para exemplificar, um episódio de Netflix de 50 minutos chega a consumir 250MB de internet. Assim, se o seu plano for de 3GB, você poderia assistir a 12 episódios e sua franquia estaria liquidada. Por outro lado, se você tem plano mais básico, de 1GB, 4 episódios seriam o teto.

O problema é que muitos dos dados que seu aparelho baixa da rede não são solicitados. Isso porque muito aplicativos rodam em segundo plano sem que você veja, estando constantemente acessando a rede 3G, 4G ou 4.5G (em breve chegará a revolucionária 5G).

Para que o seu WhatsApp possa te avisar sobre a chegada de uma mensagem, por exemplo, ele fica analisando o tempo inteiro o tráfego direcionado a você. Porém, para que ele esteja sempre com a versão mais atualizada, ele faz o download do aplicativo mais recente direto da Play Store ou da App Store sem que você saiba.

Então, vejamos alguns fatores que podem te ajudar a ter mais internet ao longo do mês.

Leia também: Dados móveis não funcionam: veja o passo a passo para resolver o problema

Ativar ou desativar os dados móveis no seu celular

Para ativar ou desativar os dados móveis do seu celular Android, basta ir às Configurações dele, selecionar Rede e Internet e depois Dados móveis. No Android, há um botão para ser clicado.

No iOS, dos iPhones, é preciso ir aos Ajustes, depois entrar em Celular, e em Dados celulares estará o botão de ativação.

Porém, em ambos os telefones, há o botão de dados na barra de ferramentas do aparelho. Trata-se da anteninha com sinais saindo dela.

Se a internet do seu celular não funciona, porém, não perca tempo nesse post: vá direto ao artigo que preparamos sobre internet do celular não funciona.

Modo Economia de dados móveis: tenha internet até o final do mês

Se você faz uso do sistema operacional Android 7.0 ou posterior, tem um grande aliado que muitas vezes é desconhecido do usuário. Trata-se do Modo Economia de dados móveis.

Para ativá-lo, realize o seguinte procedimento:

  1. Abra as Configurações Configurações para acessar dados moveis do dispositivo.
  2. Entre em Rede e Internet seguir para acessar dados moveis Uso de dados ir para dados Economia de dados.
  3. Ative/desative a Economia de dados móveis.

O resultado é bem positivo, tudo preparado pela Google para que você possa ter o melhor desempenho com seus dados móveis disponíveis.

Verificar dados móveis

Se você já tem o Modo Economia ativo, porém segue querendo melhorar a sua internet, é possível verificar quais andam sendo os vilões do seu pacote.

Para tanto, siga o passo a passo:

  1. Abra as Configurações do celular.
  2. Selecione Rede e Internet sequencia de dados moveis Uso de dados.
  3. Em Dados móveis aparece quantos dados são usados.
  4. Gráficos detalhados: selecione Uso de dados móveis.
    • Para um período específico, selecione a seta para baixo periodo de dados moveis.
    • A quantidade de dados de cada aplicação está abaixo do gráfico.

Definindo um aviso ou um limite

Se você tem ciência de quantos dados móveis anda consumindo e quer perceber quando chegar perto do fim ou não quer ficar sem internet em uma data específica, pode definir um aviso de consumo.

Basta seguir os seguintes passos:

  1. Abra as Configurações.
  2. Selecione Rede e Internet e Uso de dados.
  3. Entre em Uso de dados móveis e Configurações Configurações para dados móveis.
  4. Vá até Alerta de uso de dados e
  5. Ative Definir alerta de uso de dados.
  6. Diga quanto: alternar entre MB e GB é na seta para baixo Seta para baixo.
  7. Aperte Definir.

Pronto. Quando o limite selecionado for alcançado, seu telefone irá emitir um aviso para que você saiba quanto da internet já foi usada e, consequentemente, quanto ainda resta.

Porém, caso você queira que o telefone desative os dados móveis ao atingir um número em específico, basta, no passo 4, selecionar Definir limite de dados. Dessa maneira, você deixará de ter internet quando o número for alcançado.

Vale notar que, para o caso do limite, como já dissemos, você não terá aplicações rodando em segundo plano. Ou seja, algumas funcionalidades do seu aparelho deixarão de funcionar.

Por exemplo, se na sua tela de descanso fica a informação sobre o tempo na sua cidade, não haverá internet pra que ela seja atualizada. Da mesma maneira, seu WhatsApp só será atualizado quando você ativar os dados e acessar o app.

Dicas para economizar dados

Se você, depois de todos os itens acima, ainda quiser dicas para economizar dados, aqui vão algumas:

  1. A mais clássica: sempre que houver uma rede Wi-Fi, use-a!
  2. Desative os dados móveis ou reduza-os (Modo Economia).
  3. Evite aplicativos que consomem muita internet quando estiver somente com dados do plano. Netflix, YouTube e Spotify, por exemplo, são literalmente vilões da sua internet.
    Com relação às redes sociais, há muitos planos em que elas são livres, assim como o WhatsApp ilimitado já é moda entre as operadoras, inclusive para vídeos e fotos.
  4. Se você estiver na reba da internet, prefira mandar textos em vez de mandar áudios, pois esses consomem muito mais dados.
  5. Atualizar aplicativos longe do Wi-Fi: é crime!
  6. Use aplicativos que moderem a sua internet, como o Google Datally, descrito no item abaixo.
  7. Contrate um plano melhor!

Use e abuse do Wi-Fi a sua volta

Uma das dicas acima merece ser destacada. Para economizar dados móveis, é muito importante sempre estar com o seu celular conectado em uma rede Wi-Fi. Pode ser a rede privada da sua casa ou uma pública, de restaurantes, lojas, shoppings, academias, escolas, faculdades, enfim. Se há uma rede móvel pública aberta, faça bom proveito e economize seu dados móveis.

Aliás, aproveite e tenha o hábito de salvar os logins e senhas das redes públicas, para facilitar o próximo acesso.

Economizando internet com o Google Datally

Se você não conhece, o Google Datally te auxilia a economizar dados móveis. Para isso, ele te mostra, por exemplo, um mapa de Wi-Fis públicas perto. Legal, né?! Triste é que algumas das funcionalidades ainda não chegaram para os brasileiros, mas não importa! Outras vão te ajudar:

  1. Modo Convidado – sabe aquela hora em que alguém te pede o celular rapidinho? Ative o Modo Convidado e saiba exatamente quanto a pessoa vai consumir, como um freio automático!
  2. Limite Diário – sabendo o tamanho da sua franquia de internet fica fácil saber quantos dados móveis você pode gastar em um dia. Assim, essa ferramenta te auxilia no gerenciamento mensal do seu pacote.
  3. Aplicativos não-utilizados – se você tem aplicativos que andam consumindo sua internet, mas nem sabe quais são, aqui está a chave! Você pode filtrar os que usam banda em segundo plano e, ainda, exclui-los caso não veja alternativa ou tenha certeza de que não vai utilizá-los mais.
  4. Mapa de Wi-Fi – a funcionalidade te mostra onde estão as redes wireless perto de você e te dá as identificações de cada uma delas.

Conclusão

Agora você já sabe como economizar dados móveis, então não há razão para chegar ao final do mês sem conseguir acessar a internet, certo? E, a bem da verdade, com o avanço dos celulares, a previsão é de que cada vez mais precisemos de pacotes maiores.

À parte de todas as referências que damos aqui no blog, você deve conhecer o plano que te permite contratar e ajustar à sua maneira pelo próprio aplicativo dele: o Claro Flex.

Trata-se de uma remodelação de um plano tímido da operadora que agora tem tudo pra bombar! E que oferece até 10GB de internet mensais. Nada mal, não?

Leia mais: Conheça planos da Claro, a melhor internet do Brasil segundo o SpeedAwards Test – uma referência no segmento!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *