Pular para o conteúdo

Crimpagem: entenda para que serve e como fazer

crimpagem

Já percebeu como às vezes o cabo ethernet tem um comprimento grande demais? Isso acontece porque quem desenvolve a ferramenta geralmente produz numa escala definida de tamanhos. Mas, ficar com um cabo enorme não é muito legal, seja por visual ou questão de segurança. Nesse caso, é bom fazer uma crimpagem.

É um processo tranquilo se você tiver as ferramentas certas e facilidade de lidar com cabeamento. O processo vai diminuir o cabo, considerando como muitos usam o ethernet para acesso mais rápido de internet.

Quer entender como funciona e como fazer? Segue lendo o texto e tire todas as suas dúvidas.

Leia mais: Cabo HDMI: o que é e para que serve essa tecnologia? Confira!

O que é crimpagem de cabos de rede?

O termo “crimpagem” já levanta algumas sobrancelhas. Afinal, é uma palavra diferente e não tão usual no nosso dia a dia. Isso vem do fato dela derivar do termo em inglês “to crimp”, que significa algo como moldar uma superfície, basicamente o processo de crimpagem.

Funciona assim: você cria uma nova entrada a partir de um cabo ethernet, aquele azul que conecta dispositivos à internet. Dá pra fazer a crimpagem com cabos novos ou com aqueles já de casa. É um processo bem comum no dia a dia de quem instala internet em residências. Por isso, não existem tantos segredos para crimpar.  

Para que serve crimpagem?

No geral, ela diminui o tamanho do cabo. Isso não altera a qualidade da conexão ou do material em si. Claro, você precisa fazer o procedimento corretamente, caso contrário pode até mesmo perder a ferramenta. Como comentamos antes, opta-se por fazer o processo porque os cabos vem de fábrica com um comprimento definido. Com isso, pode ser necessário cortar e diminuir o tamanho.

Muita gente acha que cabos muito grandes poluem o visual do local. Além disso, eles podem até mesmo acarretar em acidentes. Pense o seguinte: se você conectar o cabo no modem e a extensão dele for longa o bastante para criar volume e ficar num local de circulação de pessoas, pode fazer alguém tropeçar. Nesse caso, melhor crimpar.

Como fazer uma crimpagem correta?

Antes de mostrar o processo, você precisa ter as ferramentas certas nas mãos:

  • Um alicate para crimpar cabos. Você acha facilmente em lojas de departamento, como Amazon ou Americanas;
  • Um cabo de rede;
  • Dois conectores RJ-45, que engatam no PC e no modem (ideal é comprar mais de dois);
  • Estilete ou cortador de fio.

Tendo todos esses elementos, vamos aprender como fazer uma crimpagem?

1º passo: organize os materiais

Certifique-se que você tem o necessário para o processo. Se chegar no meio e faltar algo, pode prejudicar a crimpagem ou atrasar tudo. Por isso, organize e compre os equipamentos não disponíveis em casa. Nenhum deles é muito caro, então não será preciso grande investimento.

2º passo: medida do cabo

Defina onde você vai colocar a nova entrada e corte o restante. Uma dica é deixar alguns centímetros a mais, caso algum erro aconteça. Cerca de um palmo está de bom tamanho. Descarte o restante e passe para a próxima etapa.

3º passo: remova a capa

Para conseguir acesso aos fios dentro do cabo (eles vão conectar na entrada RJ-45), você precisa tirar a capa protetora. Dá de fazer isso com o alicate, pois nele tem uma lâmina específica para isso. Mas, dá pra usar um estilete tranquilamente.

Independente da ferramenta, você deve tirar aproximadamente uma polegada das capas das duas pontas do cabo. Cuidado para não cortar os fios.

4º passo: desenrole os fios

Pronto, você já tirou a capa completamente. Agora, precisa separar. Existem quatro pares de fios colocados juntos, ficando num total de oito fios. Cada par possui uma cor mais forte e outra mais fraca, ou branca. Você deve desenrolar os fios e deixar os mesmos retos, ficando com os oito aparentes.

5º passo: coloque na ordem correta

Depois disso, precisa organizar os fios na ordem correta, antes de crimpar. Separe os fios: uma cor forte seguido de cor fraca ou branca. Nesse passo, os fios devem estar bem perto uns do outros. Com a lâmina do alicate, corte as pontas de forma igual. Isso é bem importante para encaixar corretamente.

6º passo: meça os fios para encaixar

Antes de finalizar, você precisa medir os fios cortados para conseguir encaixar o conector RJ-45. Eles devem estar longos o suficiente para que o início do cabo encapado fique dentro do conector.

7º passo: finalize a crimpagem

Pegue o conector e fique com a parte superior de frente para você. Coloque o cabo dentro dele e empurre até as pontas chegarem ao máximo do conector. Fique de olho se os fios não saíram de suas posições, do contrário vai precisar colocar novamente. Engate o conector na entrada do alicate e pressione para finalizar.

Leia também: Cabo submarino Google conecta EUA e América do Sul

Aprendeu como faz?

Agora já sabe diminuir o seu cabo de ethernet. Se esse texto foi útil, com certeza vai achar outros igualmente interessante para coisas do dia a dia. Acesse o blog do Compara Plano e leia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *